Os melhores jogadores da história da NBA
Se você é um fã do basquete, sem dúvidas, já tem sua própria lista com os nomes mais importantes do esporte, não é? O assunto é sempre polêmico, e as posições são sempre contestadas: pontos, títulos, MVP’s, força cultural, presença dentro de quadra… Afinal, que critérios definem um GOAT?
Ao longo dos 75 anos da National Basketball Association, a NBA, inúmeros grandes jogadores surgiram e marcaram a história da liga. Outros, por sua vez, ainda estão escrevendo suas trajetórias, almejando um espaço entre os melhores. Se você quer conferir se o seu favorito está na lista, ou apenas conhecer mais algumas das lendas do basquete, venha com o Tudo Esportes!
Navegue pelos tópicos:
O que é e o que define um GOAT
Segundo pesquisa realizada pelo Google Sports Study em 2021, o basquete teve um aumento de 89% no interesse do público brasileiro, comparado ao período pré-pandemia. Isto é, hoje, o esporte é o terceiro com maior acompanhamento midiático no país, atrás apenas do vôlei e do futebol.
Como resultado, os termos ligados ao basquete (e à NBA) tomaram, gradualmente, conta do vocabulário dos fãs. Entre eles, a definição de GOAT. Mas, afinal, o que significa ser o GOAT?
Em primeiro lugar, é importante deixarmos claro que o termo não se resume apenas ao basquete: todos os esportes têm seus próprios GOATs. A palavra, que em si é uma tradução de “cabra”, é, na verdade, uma sigla para “greatest of all times”, ou, o melhor de todos os tempos. Porém, independentemente da modalidade esportiva, um ponto é comum: quais são os critérios para escolher qual é o maior nome dentro de um esporte?
No basquete, a análise pode ser feita seguindo diversos critérios, como técnica, liderança de equipe, fator decisivo, impacto social, títulos conquistados, MVP ‘s, pontos e estatísticas. Ainda assim, não existe um consenso. Afinal, esporte não é resumido a números e conquistas, afinal, o fator emocional nunca é descartado. Ou seja, o GOAT, para você, pode ser um jogador que tenha um grande impacto na sua história pessoal com o esporte, não é? De toda forma, preparamos a lista abaixo com os maiores nomes da bola laranja da NBA. Todos eles, em algum momento, foram considerados o GOAT, seja da sua década ou de toda a história. Acompanhe!
As grandes lendas da NBA
Escolher apenas alguns nomes, na história da NBA, não é tarefa fácil. Muitos acabam ficando de fora e muitos outros, que ainda estão construindo seu caminho no basquete, são apostas merecidas. Nessa lista, buscamos apresentar alguns dos jogadores que mais marcaram a liga em suas sete décadas (e meia!) de existência. Te convidamos, também, para deixar a sua lista nos comentários! Vamos lá?
Michael Jordan
Michael Jordan é uma unanimidade dentro do esporte: não existe lista que não tenha o eterno ala-armador do Bulls nas posições de destaque. Jordan é não só considerado o GOAT por muitos, como também, um dos maiores esportistas de todos os tempos. Seis vezes campeão, seis vezes MVP das finais, 5 vezes MVP e 32.292 pontos em 14 temporadas (1055 jogos), ele é, de fato, uma lenda.
O jogador, natural de Nova Iorque, definiu os anos 90 na chamada “Era Jordan”, onde levou o Bulls aos seus seis títulos. MJ era famoso por sua competitividade, seu forte senso de liderança e sua vontade de vencer, ou seja, um verdadeiro clutch. Entretanto, não foi só nas quadras que ele marcou a história: Michael é uma forte figura da cultura pop. Ele atuou em filmes, gravou clipes com Michael Jackson, foi garoto propaganda de diversas marcas e lançou sua própria coleção de tênis, os Air Jordan.
Atualmente, o famoso camisa 23 é um empresário, proprietário da equipe de NASCAR 23XI Racing e da franquia Charlotte Hornets, da NBA.
LeBron James
Em seguida, como poderíamos não falar de LeBron? O ala do Lakers, atualmente 37 anos, é tido por muitos como a maior ameaça para Jordan ao título de GOAT. Ele já conta com 4 títulos de campeão, 4 MVPs das finais e 4 MVPs regulares. Além disso, o atual camisa 6 já ultrapassou Jordan em pontos, se tornando em fevereiro deste ano, o maior cestinha da história da liga americana.
Outros pontos que impressionam na história de James, são a longevidade e a qualidade de seu jogo, sendo hoje, um dos melhores e mais velhos jogadores da NBA. Nas quadras, LeBron se destaca por seus jogos estratégicos, por sua ótima visão de partida e por sua adaptabilidade. Em outras palavras, LeBron James é um jogador de basquete completo.
Kareem Abdul-Jabbar
Outra presença garantida em qualquer lista sobre basquete, Abdul-Jabbar dominou a década de 70 da liga. O pivô, que jogou pelo Milwaukee Bucks e pelo Los Angeles Lakers, impressiona com seus números. Até ser ultrapassado por LeBron em fevereiro, Jabbar permaneceu, por mais de 30 anos, como o maior cestinha da história da NBA. Não fosse o suficiente, ele ainda permanece nos pódios de rebotes, bloqueios e vitórias, tendo sido seis vezes campeão, seis vezes MVP e 19 vezes All-Star. Conhecido como capitão pelos colegas de equipe, por sua presença dominante tanto no ataque quanto na defesa, ele ficou famoso por seu arremesso, batizado de Skyhook.
O jogador teve uma das carreiras mais longas da NBA, se aposentando em 1989, aos 42 anos, com 20 deles dedicados ao basquete. Fora das quadras, Kareem Abdul-Jabbar ficou conhecido por seu ativismo e sua forte presença política, tendo sido Embaixador Cultural dos Estados Unidos.
Magic Johnson
Outro jogador do Lakers, cinco vezes campeão e três vezes MVP regular e das finais, Johnson é considerado um dos melhores armadores da história. “Magic” Johnson, que ganhou o apelido devido às suas técnicas tão impressionantes que pareciam mágicas, quebrou diversos recordes na liga. Além disso, foi um dos responsáveis por introduzir o estilo Showtime no basquete: um contra-ataque veloz e estratégico.
Fora das quadras, Magic se dedicou à conscientização sobre a Aids, sendo ele mesmo, portador do vírus HIV.
Bill Russell
Como fazer essa lista sem Bill Russell, o lendário camisa 6 do Boston Celtics? Em suas 13 temporadas pelo Celtics, Russell foi 11 vezes campeão, cinco vezes MVP e 12 vezes All-Star. Nas quadras, Bill era um grande defensor, dono de uma mente estratégica e muito competitivo. Como resultado, conquistou algumas rivalidades, entre elas, o também lendário Wilt Chamberlain.
Kobe Bryant
Que Kobe foi um lendário jogador ninguém duvida. Entretanto, o ala-armador do Lakers, mesmo sendo indiscutivelmente grande, foi muito criticado por seu baixo rendimento nos arremessos. Bryant foi uma grande estrela do basquete dos anos 2000, sendo responsável pela criação de milhares de fãs do Lakers e do esporte.
Juntamente à Shaquille O’ Neal, Kobe levou o time de Los Angeles a um tricampeonato consecutivo, em 2000, 2001 e 2002. Porém, ao total, ele tem cinco títulos de campeão, dois MVP das finais, um MPV regular e 18 All-Star Games.
Black Mamba, como ficou conhecido, criou a Mamba Mentality, uma estratégia mental que tem foco na melhoria contínua e no trabalho duro. Por isso, Kobe acordava às 4 da manhã para treinar, estudava o jogo de seus adversários e passava horas praticando basquete. Ou seja, a dedicação de Kobe impressionava dentro e fora das quadras.
Bryant morreu em um acidente de helicóptero em janeiro de 2020, causando uma comoção em todos os fãs de basquete e no mundo do esporte.
Wilt Chamberlain
Wilt foi um pivô de 2,16m que jogou para o Philadelphia/San Francisco Warriors, para o Philadelphia 76ers e para o Los Angeles Lakers. Para que possamos entender melhor a importância de Chamberlain, basta citar uma de suas realizações: Wilt foi o único a marcar 100 pontos em um único jogo. Além disso, também foi o único a registrar médias de mais de 50 pontos em uma temporada da NBA.
Chamberlain foi duas vezes campeão, quatro vezes MVP, uma vez MVP das finais e selecionado para 12 All-Star Game.
Larry Bird
Mais um importante nome do Celtics, Bird encantou a torcida e a NBA com seus arremessos, suas assistências e seu espírito de equipe. Durante os anos 80, disputou o título de GOAT da década com Magic Johnson, fomentando ainda mais a rivalidade entre os dois times.
Larry Bird foi três vezes campeão da NBA, três vezes MVP, 12 vezes All-Star e duas vezes MVP das finais. Não fosse o suficiente, Bird foi eleito técnico do ano com o Indiana Pacers em 1997, conquistando dois títulos de conferência e um vice-campeonato. Sua camisa, a 33, foi aposentada pelo Boston Celtics.
Tim Duncan
Duncan, conhecido pelo apelido de The Big Fundamental, foi o nome responsável por levar o San Antonio Spurs a cinco títulos na liga. O ala-pivô, além de ser cinco vezes campeão, foi também três vezes MVP regular, duas vezes MVP das finais e 15 vezes All-Star.
Shaquille O´Neal
Por fim, temos o pivô Shaquille, ou Shaq, quatro vezes campeão, três vezes MVP das finais, uma vez MVP regular e 15 vezes All-Star. Ele, um gigante de 2,16, e 147 quilos, tinha na sua força e na sua explosão a grande chave para seu jogo. Tanto na defesa quanto no ataque, O ́ Neal conseguia dominar a quadra, marcando 28.596 pontos ao longo de sua carreira. Entretanto, um de seus principais movimentos foram suas enterradas agressivas, que chegavam até a quebrar as cestas.
Atualmente, Shaq é comentarista esportivo, mas também já fez carreira como xerife, ator, lutador, empresário e rapper.
Concorda com a lista? Acrescentaria mais quais nomes? Aposta em algum jovem jogador para integrar essa lista no futuro? Afinal, em 75 anos de história da NBA, o que não falta são jogadores lendários na liga! Se você gosta de basquete e de esportes em geral, não saia daí! O Tudo Esportes é o lugar certo para você.