O que é Basquete 3×3?
Estreando nas Olimpíadas pela primeira vez na edição de 2020, o basquete 3×3 é mais uma das novidades a que os amantes do esportes foram apresentados. Junto com surf, skate e outras novas modalidades, o esporte teve sua cota de emoção e entretenimento. Mas você sabe o que é basquete 3×3? Se não sabe, vem com o Tudo Esportes para descobrir.
Tudo sobre o Basquete 3×3:
- O que é?;
- História;
- Regras e características do Basquete 3×3;
- Competições nacionais e internacionais;
- Principais seleções;
- Basquete 3×3 já é uma realidade no Brasil?.
O que é o Basquete 3×3?
O basquete 3×3 é uma modalidade do basquete convencional, porém, com o número de participantes reduzidos. Nesse esporte, duas equipes com 3 jogadores cada disputam, ao contrário do basquete comum que usa 5 jogadores em cada time.
A categoria veio das ruas, onde pessoas jogavam basquete e se tornou um novo fenômeno no meio dos esportes.
Receba Novidades
História
O basquete 3×3 surgiu nas ruas, em vários países, por volta dos anos 80. Mas se popularizou mesmo nos Estados Unidos, onde aconteceram seus primeiros campeonatos e eventos que não existem mais.
Com a proeminência do esporte, a FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) começou a prestar atenção nessa modalidade que começava a chamar tanta atenção. E em 2007, a entidade fez um teste com a categoria nos Jogos Asiáticos, em Macau, na China. Em 2010 outro teste foi feito, dessa vez nos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura.
Visto o sucesso do esporte, a FIBA decidiu investir na modalidade e lançá-la para as Olímpiadas. Tendo sido aceito na edição 2020 em Tóquio.
Regras e características do basquete 3×3
As diferenças entre o basquete com 5 jogadores e o 3×3 não está apenas na quantidade de jogadores. Muitas coisas são adaptadas para a modalidade, desde o peso da bola até a posse de bola.
As regras e características do basquete 3×3 são:
- Os times são compostos por 3 jogadores em campo e 2 reservas;
- O jogo é disputado em meia-quadra e há apenas uma cesta;
- As bolas pesam 620g e mede 720mm;
- A equipe que começa com a bola é decidida no cara ou coroa;
- Arremessos de dentro do arco valem 1 ponto e fora dele 2;
- As partidas tem 10 minutos, no caso de empate há prorrogação;
- O time que fizer 21 pontos primeiro, ganha, ou o que tiver mais pontos ao fim do tempo;
- No caso de prorrogação, vence quem fizer 2 pontos primeiro;
- A posse de bola é de 12 segundos;
- Não existem faltas individuais;
- Portanto, o limite de faltas coletivas é de 6;
- A partir de 6, as faltas até 9 dão 2 lances livres;
- A partir da décima falta, além dos dois lances livres, o time recebe a posse de bola;
- Para ser expulso de quadra, o jogador teria que cometer duas atitudes antiesportivas;
- Faltas que acontecerem durante o lançamento dentro do arco geram 1 lance livre;
- Fora do arco são 2.
Competições nacionais e internacionais
A primeira coisa que dá notoriedade a um esporte são suas competições. Com o basquete 3×3 não é diferente. Confira algumas das competições pra ficar por dentro:
Nacionais
Atualmente a Associação Nacional de Basquete 3×3 organiza alguns torneios. Sendo, inclusive, reconhecida pela FIBA como a 3ª maior organizadora de torneios oficiais do mundo na modalidade. Eles são:
- Copa SP de Basquete 3×3;
- Circuito Paulista de Basquete 3×3;
- Copa do Brasil 3×3;
- Challenge Internacional de Basquete 3×3;
- LIGA ANB3x3.
Internacionais
Além de agora ser considerado um esporte olímpico, o basquete 3×3 também possui sua própria competição de alto nível.
Depois do sucesso que teve nos Jogos Olímpicos da Juventude, a FIBA instaurou a Copa Mundial de Basquete 3×3, que acontece todo ano. Cada edição é sediada num país diferente. A competição começou em 2012 e o primeiro país foi a Grécia, na cidade de Atenas.
A entidade confirmou no início de 2021 que a Copa do Mundo de Basquete 3×3 iria ser sediada na Bélgica. A edição está marcada para Junho de 2022, no distrito histórico de Antuérpia e contará com 40 equipes, 20 masculinas e 20 femininas.
Principais seleções
Sendo as Olimpíadas um dos maiores eventos esportivos no mundo, é normal se imaginar que os selecionados para representar o Basquete 3×3 em sua seleção fossem a nata da modalidade. No evento 2020, várias seleções participaram, confira quais foram:
Feminino
- Estados Unidos;
- China;
- Mongólia;
- Romênia;
- Rússia;
- França;
- Japão;
- Itália.
Masculino
- Japão;
- China;
- Rússia;
- Sérvia;
- Polônia;
- Holanda;
- Letônia;
- Bélgica.
A Copa Mundial acontece desde 2012 e já teve 6 edições. Na categoria masculino, a Sérvia domina os pódios, sendo tetracampeã de Basquete 3×3. Já do lado feminino, os Estados Unidos são os únicos bicampeões na modalidade.
Basquete 3×3 no Pan-Americano e Olimpíadas
O basquete 3×3 participou da edição de 2019 dos jogos Pan-Americanos. As equipes medalhistas foram Estados Unidos, Porto Rico e República Dominicana. Os jogos Pan-Americanos foram divididos em etapas, na segunda fase, foi um mata-mata. A equipe do Brasil ficou em quarto lugar.
Nas Olimpíadas não houve um time brasileiro. Mas a estreia da modalidade foi marcada por jogos interessantes para todos os fãs.
Basquete 3×3 já é uma realidade no Brasil?
De certa forma, o basquete 3×3 já existe no Brasil há muito tempo. Esportes, no geral, existem em todos os lugares que houverem crianças e bolas, especialmente em praças e ruas de periferia. Mas o esporte tem ganhado espaço nas quadras tupiniquins, mais e mais jogadores se juntam a categoria a cada dia. Seja pela praticidade ou pela dinamicidade da prática, os jovens parecem ser atraídos. Então não espere para começar, busque a quadra mais próxima e comece a jogar!