Os principais nomes da história da Super Bowl

Emi 15 mar 2022

A Super Bowl é uma das maiores atrações no mundo dos esportes. A disputa é quase um feriado nacional nos Estados Unidos, que reúne familiares, amigos e, até mesmo, meros conhecidos, que tem um interesse em comum: o futebol americano.

Por isso, o Tudo Esportes, selecionou para você alguns dos principais nomes da história da competição. Vem com a gente!

Futebol americano

Ataque

No futebol americano, a linha ofensiva é formada por jogadores que têm a função de bloquear. Atrás ou do lado da linha ofensiva, há os backs e receivers. Abaixo, exemplos de alguns dos maiores jogadores do ataque no futebol americano:

Tom Brady

Considerado por muitos o jogador de maior sucesso na história do jogo, Brady recebeu troféus em 2002, 2004, 2005, 2015, 2017, 2019 e 2021. Ele conquistou, à frente do Patriots, seis títulos na NFL e um pelo Tampa Bay Buccaneers. O “camisa 12” liderou todos os quarterbacks em questão de touchdowns na Super Bowl, entre inúmeros outros feitos.

Franco Harris

O ex-jogador Harris conduziu o Pittsburgh Steelers aos caminhos da vitória em todas as 13 Super Bowls nas quais participou. O “camisa 32” tem em seus feitos, recordes em jardas de corrida, e a façanha de entrar na “endzone” por 100 vezes. Ele, atualmente aposentado, foi introduzido no Hall da Fama do Pro Football em 1990.

Jerry Rice

Considerado o maior wide receiver na história da NFL, e muitas vezes considerado o maior jogador da NFL de todos os tempos, Rice detém o recorde de mais jardas de recepção na Super Bowl. O ex-jogador, tem o seu número de recepções de touchdowns jamais atingido, por outro jogador de futebol americano.

Lynn Swann

Swann era o maior apanhador de bola da Super Bowl antes de Jerry Rice aparecer. Em seus feitos, ele é o segundo melhor jogador em relação às jardas de recepção, e também ocupa o segundo lugar compartilhado, se tratando de recepções de touchdown. Embora aposentado das quadras, atualmente ele segue carreira política e é locutor esportivo.

Defesa

Os jogadores da defesa têm a função de impedir que o ataque do time adversário pontue. A defesa deve evitar que os oponentes alcancem a primeira descida e, por consequência, fazer com que os adversários cometam erros.

Há a linha defensiva, isto é, mais próxima da bola no começo da jogada, e a linha de trás, posicionada um pouco mais adiante. Além disso, existe a linha secundária. Selecionamos para você alguns dos maiores jogadores da defesa do futebol americano. Vamos lá!

L. C. Greenwood

Infelizmente falecido, e aposentado em 1981, o “camisa 68” do Steelers teve como uma de suas façanhas realizar cinco sacks em quatro Super Bowls. Com isso, ele é o líder, até hoje, na categoria do ato de derrubar o quarterback do time adversário, antes que ele consiga entregar a bola a um jogador do ataque. Embora finalista para entrar para o Hall da Fama da NFL por várias vezes, ele não foi eleito.

Jeff Siemon

Siemon foi o maior jogador se tratando de tackle, ou seja, o ato de impedir o avanço do ataque do time adversário ao derrubar o jogador que estiver em posse de bola. Exímio atleta desde a universidade, ele foi introduzido ao Hall da Fama do Futebol Universitário no ano de 2006. Atualmente ele se encontra aposentado dos esportes.

Charles Haley

Haley foi o primeiro jogador com o feito de vencer cinco Super Bowls e é o único com essa conquista, além de Brady. Charles jogou pelo time San Francisco e pelo Dallas Cowboys, sendo campeão por ambos os times. Atualmente aposentado, o jogador foi nomeado para o Hall da Fama do Futebol Americano Universitário, em 2011, e para o Hall da Fama do Futebol Profissional, em 2015.

Larry Brown

Brown conseguiu a proeza de realizar mais passes na Super Bowl do que qualquer outro jogador, em suas três aparições com o Dallas Cowboys. Suas habilidades de captação da bola ajudaram o Dallas Cowboys a vencer todos os três jogos que ele disputou, ou seja, Brown ajudou a manter a equipe como dominante na época. Ele se aposentou com as incríveis marcas de 14 interceptações na carreira, que retornou para um total de 210 jardas e dois touchdowns. O jogador também teve duas recuperações de fumble.

Jogadores atuais

As últimas temporadas têm trazido diversos talentos entre os jogadores atuais. Um exemplo desses jogadores é Tyreek Hill, que é muito citado pela sua qualidade técnica, velocidade e rapidez. Outra promessa do futebol americano é o T. J. Watt, que é visto pelo técnico do Steelers como “um talento singular e bizarro, aliado a hábitos de trabalho e mentalidade bizarramente únicos”.

Você já conhecia esses jogadores? Acredita que os novos talentos podem entrar na lista de principais atletas do esporte? Vamos esperar as próximas temporadas para descobrir.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile