Regras do Campeonato Brasileirão
Antes de tudo, você se interessa por futebol e sempre quis saber mais sobre o regulamento das suas competições favoritas, está no lugar certo. Nesse sentido, vale a pena entender como funciona o Campeonato Brasileiro e quais suas principais regras.
Nosso destaque de hoje, o Brasileirão, é a maior competição futebolística do país. Assim, reúne milhões de torcedores todos os anos, seja no sofá ou no estádio, para vibrarem por seus times. Se você acompanha esse campeonato e quer saber mais, fique por aqui! Nós, do Tudo Esportes, separamos para você as principais informações sobre a competição. Vem com a gente!
Vá direto ao tópico de seu interesse:
O que é o Brasileirão?
Bem como dito acima, o Campeonato Brasileiro de Futebol é a principal competição do esporte no país. Também conhecido como “Brasileirão” e “Série A”, a competição é considerada a liga brasileira do futebol profissional entre os clubes do Brasil. Contudo, devido às mudanças com o passar dos anos, alguns torcedores ficaram perdidos em relação às regras e ao funcionamento da competição.
Regulamento do Campeonato
A princípio, o campeonato se mantém com o formato de vinte clubes disputando o título em um sistema de pontos corridos. Assim, ocorrem os jogos de ida e volta, e cada clube participa de um total de 38 jogos. Logo, o campeão é aquele que acumular mais pontos.
Contudo, existem detalhes específicos de cada configuração do regulamento da competição. Acompanhe abaixo os fatores que constituem o funcionamento do Campeonato Brasileiro.
Rodadas do Brasileirão
Primordialmente, o campeonato costuma ter 38 rodadas, sendo compostas por disputas entre vinte times. Assim, cada equipe enfrenta seus 19 adversários duas vezes. Vale ressaltar, também, que o mesmo formato ocorre na Série B.
Funcionamento do Brasileirão
Primeiramente, as equipes do Campeonato Brasileiro de Futebol participam das rodadas e o campeão é o clube que tiver mais pontos ao final. Assim, os quatro primeiros colocados entram na fase de grupos da Libertadores, fazendo com que o quinto e sexto colocados disputem a Pré-Libertadores. Então, a partir do sétimo colocado até o décimo segundo, os clubes disputam a Copa Sul-Americana.
Por fim, os quatro últimos colocados são rebaixados, ocupando assim, lugares na segunda divisão. Dessa forma, cedem suas posições para os times da Série B que mais pontuarem. Isto é, os quatro últimos colocados vão para a série B, e os quatro primeiros colocados da série B vão para a série A.
Pontuação do Brasileirão
Aqui, vale citar a constituição da contagem de pontos no campeonato. Por exemplo, uma vitória em um jogo equivale a três pontos, enquanto um empate equivale a um ponto para cada equipe. Por último, se sofrer uma derrota, o time não pontua.
Nesse sentido, no caso de empate da pontuação de dois clubes, existem critérios para desempatar os times. Assim, define-se o lugar de cada um na tabela de classificação.
Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os critérios de desempate a serem utilizados são:
- Maior número de vitórias;
- Maior saldo de gols;
- Maior número de gols a favor;
- Confronto direto;
- Menor número de cartões vermelhos recebidos;
- Menor número de cartões amarelos recebidos;
- Sorteio.
Esta pontuação é, também, uma recomendação da FIFA desde a Copa do Mundo de Futebol de 1990, onde ocorreu um alto número de empates. Para constar, anterior a essa pontuação, eram 2 pontos por vitória.
Em suma, o Campeonato Brasileiro de Futebol é extremamente acompanhado e os jogadores costumam dar sangue, suor e lágrimas para conquistar o título. Sendo assim, é preciso entender o funcionamento e as regras da competição, para torcer pelo seu time e acompanhar a disputa.
E então, conseguiu entender o regulamento do Brasileirão? Se interessou pelo tema? Fique por aqui! No Tudo Esportes você tem acesso a mais explicações sobre esse e outros assuntos relacionados.