Os principais nomes da história da Super Bowl
A Super Bowl é uma das maiores atrações no mundo dos esportes. A disputa é quase um feriado nacional nos Estados Unidos, que reúne familiares, amigos e, até mesmo, meros conhecidos, que tem um interesse em comum: o futebol americano.
Por isso, o Tudo Esportes, selecionou para você alguns dos principais nomes da história da competição. Vem com a gente!
Ataque
No futebol americano, a linha ofensiva é formada por jogadores que têm a função de bloquear. Atrás ou do lado da linha ofensiva, há os backs e receivers. Abaixo, exemplos de alguns dos maiores jogadores do ataque no futebol americano:
Tom Brady
Considerado por muitos o jogador de maior sucesso na história do jogo, Brady recebeu troféus em 2002, 2004, 2005, 2015, 2017, 2019 e 2021. Ele conquistou, à frente do Patriots, seis títulos na NFL e um pelo Tampa Bay Buccaneers. O “camisa 12” liderou todos os quarterbacks em questão de touchdowns na Super Bowl, entre inúmeros outros feitos.
Franco Harris
O ex-jogador Harris conduziu o Pittsburgh Steelers aos caminhos da vitória em todas as 13 Super Bowls nas quais participou. O “camisa 32” tem em seus feitos, recordes em jardas de corrida, e a façanha de entrar na “endzone” por 100 vezes. Ele, atualmente aposentado, foi introduzido no Hall da Fama do Pro Football em 1990.
Jerry Rice
Considerado o maior wide receiver na história da NFL, e muitas vezes considerado o maior jogador da NFL de todos os tempos, Rice detém o recorde de mais jardas de recepção na Super Bowl. O ex-jogador, tem o seu número de recepções de touchdowns jamais atingido, por outro jogador de futebol americano.
Lynn Swann
Swann era o maior apanhador de bola da Super Bowl antes de Jerry Rice aparecer. Em seus feitos, ele é o segundo melhor jogador em relação às jardas de recepção, e também ocupa o segundo lugar compartilhado, se tratando de recepções de touchdown. Embora aposentado das quadras, atualmente ele segue carreira política e é locutor esportivo.
Defesa
Os jogadores da defesa têm a função de impedir que o ataque do time adversário pontue. A defesa deve evitar que os oponentes alcancem a primeira descida e, por consequência, fazer com que os adversários cometam erros.
Há a linha defensiva, isto é, mais próxima da bola no começo da jogada, e a linha de trás, posicionada um pouco mais adiante. Além disso, existe a linha secundária. Selecionamos para você alguns dos maiores jogadores da defesa do futebol americano. Vamos lá!
L. C. Greenwood
Infelizmente falecido, e aposentado em 1981, o “camisa 68” do Steelers teve como uma de suas façanhas realizar cinco sacks em quatro Super Bowls. Com isso, ele é o líder, até hoje, na categoria do ato de derrubar o quarterback do time adversário, antes que ele consiga entregar a bola a um jogador do ataque. Embora finalista para entrar para o Hall da Fama da NFL por várias vezes, ele não foi eleito.
Jeff Siemon
Siemon foi o maior jogador se tratando de tackle, ou seja, o ato de impedir o avanço do ataque do time adversário ao derrubar o jogador que estiver em posse de bola. Exímio atleta desde a universidade, ele foi introduzido ao Hall da Fama do Futebol Universitário no ano de 2006. Atualmente ele se encontra aposentado dos esportes.
Charles Haley
Haley foi o primeiro jogador com o feito de vencer cinco Super Bowls e é o único com essa conquista, além de Brady. Charles jogou pelo time San Francisco e pelo Dallas Cowboys, sendo campeão por ambos os times. Atualmente aposentado, o jogador foi nomeado para o Hall da Fama do Futebol Americano Universitário, em 2011, e para o Hall da Fama do Futebol Profissional, em 2015.
Larry Brown
Brown conseguiu a proeza de realizar mais passes na Super Bowl do que qualquer outro jogador, em suas três aparições com o Dallas Cowboys. Suas habilidades de captação da bola ajudaram o Dallas Cowboys a vencer todos os três jogos que ele disputou, ou seja, Brown ajudou a manter a equipe como dominante na época. Ele se aposentou com as incríveis marcas de 14 interceptações na carreira, que retornou para um total de 210 jardas e dois touchdowns. O jogador também teve duas recuperações de fumble.
Jogadores atuais
As últimas temporadas têm trazido diversos talentos entre os jogadores atuais. Um exemplo desses jogadores é Tyreek Hill, que é muito citado pela sua qualidade técnica, velocidade e rapidez. Outra promessa do futebol americano é o T. J. Watt, que é visto pelo técnico do Steelers como “um talento singular e bizarro, aliado a hábitos de trabalho e mentalidade bizarramente únicos”.
Você já conhecia esses jogadores? Acredita que os novos talentos podem entrar na lista de principais atletas do esporte? Vamos esperar as próximas temporadas para descobrir.