Como se Livrar do Sedentarismo?
Combater o sedentarismo é equilibrar sua saúde mental e física. Essa doença que afeta a vida de milhares de pessoas no mundo, vem crescendo cada vez mais pela falta de atividades físicas regulares para se manter saudável entre os indivíduos.
A América Latina é o lugar com o maior índice de pessoas sedentárias no planeta, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada pela Agência Brasil. E o caso torna-se ainda mais impressionante quando observamos o nosso país. Isso porque, o Brasil está em primeiro lugar no ranking, com 47% dos brasileiros vivendo a vida de forma sedentária.
Conheça mais sobre:
- O que é o sedentarismo?;
- Quais são os sintomas?;
- Dicas de exercícios físicos para sair do sedentarismo;
- Como evitar o sedentarismo?.
Antes de tudo, você sabe o que é o sedentarismo?
O sedentarismo é a falta de exercícios físicos suficientes para ter uma vida saudável. Essa doença, muitas vezes confundida com a obesidade, pode levar o indivíduo a possuir inúmeras doenças como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias crônicas.
Mesmo para quem faz atividade física pode ser considerado uma pessoa sedentária, isso porque, praticar exercícios irregularmente sem atender às necessidades do organismo para se manter sadio, também é um risco à saúde.
Receba Novidades
Quais são os sintomas?
Saber identificar os sintomas do sedentarismo é o primeiro passo para combatê-lo. Confira a seguir:
- O cansaço intenso sem motivo;
- Força muscular reduzida;
- Dores nas articulações do corpo;
- Aumento do acúmulo de gordura;
- Tendência ao sobrepeso.
Dicas de exercícios físicos para sair do sedentarismo
Com a rotina do dia a dia e a falta de tempo, muitas vezes impossibilita a prática adequada de exercícios físicos, como ao frequentar uma academia, por exemplo. No entanto, é possível se exercitar em casa ou até mesmo indo para o trabalho e evitar o sedentarismo. Quer saber como?
Confira as dicas abaixo:
- Ao se locomover para o trabalho, escolha por caminhadas mais longas e suba escadas ao invés do elevador;
- Se for ao mercado, deixe o carro em casa e vá andando;
- Se morar com mais de uma pessoa, você poderá fazer os exercícios em grupo;
- Use aplicativos gratuitos que te auxiliem na criação de um plano de atividades físicas específicas para o seu objetivo;
- Agachamento, polichinelo, prancha, afundo, são exercícios que não necessitam de aparelho para serem executados e é uma ótima escolha para se fazer em casa.
Como evitar o sedentarismo?
É muito importante saber o seu nível de sedentarismo e traçar um caminho para sair dessa condição. Ter uma rotina de hábitos alimentares mais saudáveis aliados à prática de exercícios físicos é o ideal. Estar sempre com o corpo em movimento trará diversos benefícios para o seu corpo e mente. Algumas dicas, a seguir:
Alimentação saudável
Tenha uma alimentação saudável afim de combater doenças e melhorar a sua saúde. Prefira alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, produtos integrais e beba bastante água. Evite produtos industrializados ou muito processados. O importante é buscar um equilíbrio. Lembre-se, tudo que é em excesso faz mal à saúde.
Sono regulado
Uma boa noite de sono reflete diretamente na sua saúde. Dar ao corpo um descanso para repor as energias e regular as funções vitais durante a noite, é primordial para que se alcance uma vida mais saudável.
Exercícios físicos
Aliado à uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos regularmente evitará o sedentarismo. São necessários 30 minutos diários para reduzir em 50% o risco das doenças ligadas ao sedentarismo.
Acompanhamento médico
Além das dicas passadas acima, é de extrema importância o acompanhamento médico periódico. Pois, o especialista, poderá agir efetivamente na prevenção do sedentarismo e na manutenção da sua saúde.
E por fim, busque o equilíbrio!
Aproveite todo conteúdo apresentado nessa matéria para você buscar hábitos mais saudáveis e evitar o sedentarismo na sua vida. É muito importante que mantenha o seu corpo em movimento e a sua mente sempre saudáveis para uma vida mais longínqua e próspera.