Como conseguir patrocínio para um atleta
Você é do tipo de pessoa que adora esporte e não vive sem praticar atletismo, seja qual for a modalidade? Ou conhece alguém que tem essa paixão? Já pensou em profissionalizar essa prática e seguir carreira nesse ramo? Bom, nós, da Tudo Esportes, preparamos esse texto todinho para você!
Assim como qualquer outra profissão, a carreira de atleta exige disciplina, foco, e claro, investimento financeiro. E esse investimento financeiro pode ser feito tanto por empresas privadas, como por apoio estatal. Mas como atraí-los? Estamos aqui para te ajudar!
Leia agora:
As redes sociais
Estar em evidência é importante para ser notado pelos patrocinadores, afinal, tudo se trata de mercado. Um atleta com bom desempenho chama a atenção dos investidores, pois, quem não gostaria de ver sua marca associada a um atleta de sucesso, não é mesmo?
No mundo em que vivemos, com a enorme rede virtual, essa associação pode ser ainda mais fácil, tendo em vista que o atleta pode divulgar marcas e empresas através de suas redes sociais. Por isso, é importante manter uma equipe preparada para alinhar os interesses tanto do atleta quanto do investidor. O Instagram, por exemplo, tem se tornado um dos maiores aliados no que diz respeito a propagandas remuneradas. São as famosas #Publis, onde a empresa investe um valor financeiro no atleta, e o atleta divulga sua marca.
Investimento feito pela iniciativa privada
Uma outra forma de divulgação, muito usada por times de futebol, por exemplo, são uniformes que estampam o logo da marca parceira. Dessa forma, no momento da competição, onde o atleta está sendo visto por milhares de pessoas, a marca também estará em evidência, atraindo um novo público para a empresa em questão.
Leis de apoio ao esporte no Brasil
Se tratando do investimento estatal, no Brasil existe a Lei das Loterias, o Bolsa Atleta e a Lei de Incentivo ao Esporte. Segundo dados do Governo Federal, por ano, o Brasil investe cerca de 750 milhões no esporte olímpico e paralímpico. Mas, para ser contemplado por essas ações, é preciso um alto rendimento que seja promissor para o país.
Rede de apoio
Por último, mas não menos importante, o Networking – relação entre pessoas, empresas ou grupos através do compartilhamento de informações, ou serviços – vem ganhando cada vez mais espaço, afinal de contas, é impossível alcançar sucesso profissional sem apoio, não é mesmo? Por isso, é importante que o atleta aumente, cada vez mais, sua rede de contato, facilitando a sua relação com futuros investidores.
É importante que você, atleta, ou aquele seu amigo que adora um esporte, tenham uma boa comunicação e mostrem para as empresas o porquê dessa parceria ser proveitosa para ambos.
Apresentamos algumas formas para que a carreira de atleta se torne cada vez mais possível e acessível para todos. Manter a disciplina e se dedicar, é o primeiro passo para se destacar dentre os demais, resultando em grandes patrocinadores como aliados e em rentabilidade para os mesmos.
E aí, já considerou a carreira no atletismo? Já pensou em ser um medalhista de sucesso? Não perca a oportunidade de fazer o que ama, com o apoio do seu país e de investidores, dispostos a incentivar novos esportistas.