As principais equipes de Fórmula 1

Renan 03 mar 2022

A Fórmula 1, ou F1, é a principal modalidade de automobilismo do mundo e, por isso. conquista milhões de fãs por todo o globo. No Brasil, o esporte também fez seu nome, principalmente durante os anos 80, com Nelson Piquet e o lendário Ayrton Senna, conquistando os títulos de campeões de F1. Desde 2017, não temos um piloto brasileiro disputando a competição, fato triste para os fãs ávidos do país. Porém, a competição segue conquistando o público. Em 2021, tivemos uma temporada disputada até a última corrida, com o belga Max Verstappen se consagrando campeão. A temporada de 2022 também promete prender o público, afinal, já foi constatado que teremos um recorde no número de corridas realizado esse ano, que serão 23 ao total.

Porém, mais do que um esporte disputado pelos pilotos, o sistema da F1 conta com a separação dos corredores por equipes. Muitas vezes, em algumas corridas, pilotos de uma mesma equipe realizam ações para favorecer os seus companheiros. A vitória não interessa apenas ao corredor individualmente, mas à todo o seu time, envolvendo outros pilotos que vestem o mesmo uniforme. Dito isso, você talvez conheça alguns nomes dos principais corredores de Fórmula 1, mas, sabe quais são as principais equipes que disputam a competição? Nos acompanhe para conhecer um pouco mais sobre os principais times que os corredores representam durante as corridas.

Vá direto ao ponto:

As principais equipes de Fórmula 1

Ferrari

Iniciamos a nossa lista com a mais popular equipe de F1. A Scuderia Ferrari é a mais antiga dentre todas em atividade na competição. Fundada em 1929 por Enzo Ferrari, era uma equipe de corrida da “Alfa Romeo”. Em 1938, a Ferrari foi absorvida pela Alfa Romeu, que passou a disputar as competições utilizando seu próprio nome, formando a “Alfa Corse”. Enzo saiu da Alfa Romeo em 1939, e fundou a “Auto Avio Costruzioni Ferrari”, que fabricava componentes automotivos.

A Segunda Guerra Mundial fez com que as competições automobilísticas não fossem disputadas por um período. Após o fim da guerra, em 1945, inicia-se uma nova era para a Scuderia, iniciando pelo nome, que mudou para “Ferrari”, apenas. Contratando alguns ex-funcionários da Alfa Romeu, o objetivo naquele momento era projetar e construir os próprios carros, lançando-se como uma equipe independente no mundo do automobilismo. A estreia dessa Ferrari independente, ocorreu em 11 de maio de 1947, no circuito de Piacenza.

Na Fórmula 1, a primeira corrida vencida por um carro da Ferrari, aconteceu em 1951 no Grande Premio da Grã-Bretanha. O piloto era o argentino Froilan Gonzalez. Porém, o primeiro título conquistado na modalidade pela equipe, foi no ano de 1952 com o italiano Alberto Ascari ao volante. Desde então, os triunfos da equipe são vários. Ao todo, a Ferrari conquistou 15 títulos de F1, sendo a equipe mais vitoriosa da história.

Michael Schumacher é um dos seus principais pilotos, considerado por muitos um dos maiores de todos os tempos. O alemão ganhou 5 títulos, apenas pela Ferrari, entre os anos de 2000 e 2004. O último título conquistado pela equipe foi em 2007, com o finlandês Kimi Räikkönen. Em 2022, os pilotos que representarão a Ferrari no torneio de Fórmula 1 são: Charles Leclerc, de Mônaco e Carlos Sainz Jr., da Espanha.

McLaren

A segunda equipe mais vitoriosa de todos os tempos da F1 é a McLaren, com o total de 12 títulos conquistados. Fundada em 1963, teve sua estreia na Fórmula 1 três anos depois, em 1966.

Os brasileiros são o grande destaque da equipe, sendo responsáveis por 4 títulos. O primeiro, em 1974, foi conquistado por Emerson Fittipaldi, sendo a primeira vez da McLaren como campeã da competição. Os outros 3 títulos que orgulham o Brasil pertencem à Ayrton Senna, que foi campeão pela equipe nos anos de 1988, 1990 e 1991.

Na temporada de 2022, os pilotos que representarão a McLaren na F1 são: Lando Norris, da Grã-Bretanha e Daniel Ricciardo, da Austrália.

Mercedes

A Mercedes é a equipe de F1 da Mercedes-Benz, famosa marca alemã de automóveis fundada em 1924. A equipe de Fórmula 1, de nome completo “Mercedes-AMG Petronas Formula One Team” teve sua estreia na competição no ano de 1954, no Grande Prêmio da França. Nesse mesmo ano, conquistou o seu primeiro título, com o piloto Argentino Juan Manuel Fangio no volante. No ano seguinte, o feito foi repetido e a Mercedes, junto com Juan, conquistou o segundo título da modalidade.

Além do bicampeonato nos dois anos de estreia, a Mercedes conquistou ainda outros 7 títulos, totalizando 9. Dos sete , 6 pertencem a um outro fenômeno do automobilismo, também considerado um dos maiores de todos os tempos, o britânico Lewis Hamilton. Lewis foi campeão de F1 em 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020. O outro título também ocorreu nesse período, no ano de 2016, sendo o alemão Nico Rosberg, campeão pela Mercedes.

Em 2021, Lewis Hamilton foi vice campeão de Fórmula 1, e estará de volta para competir em 2022. Ao lado do também britânico George Russell, os dois pilotos representarão a Mercedes na temporada desse ano.

Williams

Seguindo a nossa lista, temos a Williams, detentora de 7 títulos de Fórmula 1. Fundada em 1977, a equipe teve sua estreia na modalidade no ano de 1978, no GP da Argentina. A primeira vitória em uma corrida aconteceu em 1979, com o suíço Clay Regazzoni vencendo o Grande Prêmio da Grã-Bretanha. O primeiro título de F1 da Williams ocorreu no ano de 1980, com o australiano Alan Jones vencendo a temporada daquele ano. A equipe ainda foi campeã nos anos de 1982, 1987, 1992, 1993, 1996 e 1997. O brasileiro Nelson Piquet é o piloto responsável pelo terceiro título, conquistado em 1987.

Na temporada de 2022, os representantes da equipe na F1 serão os pilotos Alexander Albon, da Tailândia e Nicholas Latifi, do Canadá.

Lotus

A “Lotus Grand Prix” ou “Team Lotus” foi uma equipe britânica de Fórmula 1, fundada em 1954, que teve sua estreia na modalidade no ano de 1958, durante o Grande Prêmio de Mônaco. O primeiro título ocorreu em 1963, com o piloto britânico Jim Clark. Os outros títulos ocorreram em 1965, 1968, 1970, 1972 e 1978, totalizando 6 campeonatos vencidos. A conquista de 1972 tem o brasileiro Emerson Fittipaldi como piloto responsável. Emerson foi ainda vice campeão pela Lotus em 1973. Em 1978, o estadunidense Mario Andretti conquistava o último título da equipe, e aqui destacamos a utilização do “carro-asa”, desenvolvido pela Lotus, e tido por muitos como um dos fatores que revolucionou a F1. A Lotus também foi a equipe de estreia de Ayrton Senna, contratado em 1985. Ele venceu suas duas primeiras corridas naquele mesmo ano.

A última corrida da “Team Lotus” na F1 ocorreu em 1994, no GP da Austrália, com os pilotos Mika Salo, da Finlândia e Alessandro Zanardi, da Itália. O nome da equipe voltou a aparecer, em 2010 a “Lotus Racing” disputou a competição. Em 2011 o nome original voltou a ser utilizado, após comprado por Tony Fernandes, chefe da equipe. Em 2012, a equipe mudou de nome para “Caterham F1 Team”, posteriormente “Lotus Renault GP” e, por fim, “Lotus F1 Team” nome que se manteve e competiu até o ano de 2015. A temporada de 2015 foi a última que contou com a presença do nome tão marcante para o esporte. A Renault adquiriu a empresa e passou a disputar as competições como “Renault F1 Team”.

Red Bull Racing

Por fim, temos a Red Bull Racing, também chamada RBR. A equipe é um tanto quanto jovem, e fez sua estreia na F1 no ano de 2005, no Grande Prêmio da Austrália. A RBR é a última campeã de F1, acabando com a hegemonia da Mercedes, que durou de 2014 a 2020. O holandês Max Verstappen conquistou, em 2021, o seu primeiro título da modalidade e o quinto da Red Bull. Os outros 4 triunfos da equipe pertencem ao alemão Sebastian Vettel, que foi campeão de 2010 à 2013. O tetracampeonato consecutivo de Vettel, o coloca em uma seleta lista, a dos pilotos que mais venceram a Fórmula 1, superando lendas como Ayrton Senna e Niki Lauda.

No ano de 2022, o atual campeão, Max Verstappen representará a Red Bull na competição, ao lado do mexicano Sérgio Perez.

Como você pode ver, existem várias equipes de fórmula 1 que você pode acompanhar, inclusive, existem algumas equipes menores nacionais que vem trazendo títulos ao Brasil. Para ficar por dentro desse esporte, você pode acompanhá-lo pela Tv ou por sites especializados.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile