Principais regras do boxe
Também chamado “pugilismo”, o boxe é um esporte de luta de combate “homem a homem”, dentre os mais antigos que existem. Os atletas utilizam apenas as mãos, defendendo e atacando, para tentar derrubar o adversário.
Esse resumo sobre a luta você provavelmente já imaginava. Entretanto, nós, do Tudo Esportes, preparamos uma postagem mais completa, que contará sobre a história do esporte e suas principais regras. Nos acompanhe para saber mais sobre esse esporte olímpico, com milhões de fãs ao redor do mundo.
Navegue pelos tópicos:
A história do boxe
Os primeiros registros que indicam a prática do pugilismo datam de 3.000 a.C., no Egito. Mas, apenas na Grécia, por volta de 7 a.C., o boxe começou a se tornar mais semelhante ao que temos hoje. O boxe fez parte das primeiras olimpíadas, na Grécia antiga, onde os lutadores protegiam as mãos utilizando apenas pedaços de couro.
Durante o Império Romano, tivemos provavelmente a fase mais sombria da prática. Gladiadores lutavam entre si, utilizando luvas de metal, extremamente pesadas e, muitas vezes, com pregos e objetos pontiagudos. As lutas quase sempre terminavam com a morte de um dos lutadores. Com o fim do Império, o boxe desapareceu durante um bom tempo. Porém, voltou a reaparecer na Inglaterra, no século XVII.
Jack Broughton, um lutador inglês, criou o primeiro conjunto de regras oficiais do boxe, em 1743. Em 1838, surgiram uma série de novas regras, que restringiam golpes outrora utilizados, como chutes, cabeçadas e golpes abaixo da cintura. Em 1867, novas regras adicionaram as luvas como objetos obrigatórios nas lutas. Em 1880, diversas lutas amadoras eram organizadas, já com a separação em categorias por peso. As categorias eram: Galo (até 54Kg), Pena (até 57Kg), Leve (até 63,5Kg), Médio (até 73 Kg) e Pesado (Acima de 73Kg).
Em 1904, o boxe entrou para os esportes olímpicos, durante os Jogos Olímpicos de Verão, em Saint Louis, nos EUA. O esporte seguiu passando por mudanças. Em Los Angeles, 1984, passou a ser obrigatório o uso do capacete nas lutas. Em Barcelona, 1992, aderiram a um sistema eletrônico de pontuação. Em Pequim, 2008, a pontuação das lutas passou a ser feita de maneira uniforme, padronizada. E em Londres, 2012, o boxe passou a ter categorias femininas do esporte nas Olimpíadas.
Durante o século XX, o esporte era extremamente popular e começava a ser praticado ao redor do mundo. Durante esse período, a maioria dos campeões em competições internacionais eram estadunidenses, local onde o boxe cresceu bastante. Nomes como Jack Dempsey, Joe Louis, Rocky Marciano, Joe Frazier e Muhammad Ali, são os destaques dessa época.
Boxe no Brasil
No início do século XX, o boxe deu as caras no Brasil. A primeira luta que temos registro ocorreu em 1913, em São Paulo. O brasileiro Luís Sucupira, chamado de “Apolo brasileiro”, venceu um ex-boxeador profissional, de uma companhia de ópera francesa. Luís foi um dos primeiros atletas brasileiros a se aventurar no esporte. Por volta de 1920, o boxe já era muito popular, com diversas academias espalhadas pelo país e comissões municipais sendo criadas para regulamentação. A primeira participação brasileira em um campeonato internacional de boxe ocorreu em 1933, no “Sul-Americano de Boxe Amador”, na Argentina.
Apesar de não ser tão prestigiado e popular entre as pessoas, diversos atletas brasileiros surgiram e se destacaram no boxe. Dentre eles podemos citar: Éder Jofre, Kaled Curi, Maguila e provavelmente o mais popular, Popó.
Regras do boxe
Vejamos, então, as principais regras que definem o funcionamento das lutas de boxe.
Os preparativos
Antes de mais nada, a luta de boxe ocorre em uma plataforma quadrada, o famoso ringue. O ringue conta com uma área cercada por cordas que evitam que os atletas caiam. Cada um dos lutadores utiliza um dos 4 cantos para descansar no intervalo entre as rodadas.
Quanto aos equipamentos, é obrigatório o uso de luvas acolchoadas nas mãos e um protetor na boca, para proteger os dentes. Em lutas amadoras e também nas olimpíadas, os atletas ainda devem usar um capacete acolchoado, que protege a cabeça.
A luta
Uma luta de boxe é dividida em períodos, os chamados “assaltos” ou “rounds”. Normalmente, a duração de cada assalto é de 3 minutos, com intervalo de um minuto de descanso entre eles. Uma luta profissional pode ter até 12 rounds, se nenhum pugilista for nocauteado. As amadoras, normalmente têm apenas 3 assaltos.
Os lutadores devem usar apenas socos para tentar vencer o seu oponente. Não é permitido nenhum outro golpe. Socar abaixo da cintura, agarrar o adversário e socar na nuca, são consideradas infrações e, ao cometer duas, o atleta perde automaticamente. Também não é permitido socar o oponente enquanto ele está no chão.
A vitória na luta pode ser dada de 3 formas: nocaute, nocaute técnico e pontos:
- Nocaute: quando um atleta derruba o outro com os golpes e o “caído” não consegue se levantar dentro de uma contagem de 10 segundos;
- Nocaute técnico: quando um dos lutadores é golpeado várias vezes consecutivas, e o árbitro da luta determina que esse não consegue continuar lutando;
- Pontos: quando nenhum dos casos supracitados ocorre, é considerada a pontuação obtida durante o combate. O lutador recebe 10 pontos a cada round vencido, enquanto o perdedor recebe entre 6 e 9. Os pontos são considerados por árbitros que acompanham a luta ao redor do ringue, que os contabilizam de acordo com os golpes deferidos.
As categorias
Ademais, as lutas são separadas por categorias. Dessa forma, atletas com condições físicas similares se enfrentam, a fim de tornar o combate mais justo. Normalmente, durante as olimpíadas, temos dez categorias de boxe masculino e três do feminino.
Categorias masculinas
- Mosca-ligeiro (até 49kg);
- Mosca (até 52kg);
- Galo (até 56kg);
- Leve (até 60kg);
- Médio-ligeiro (até 64kg);
- Meio-médio (até 69kg);
- Médio (até 75kg);
- Meio-pesado (até 81kg);
- Pesado (até 91kg);
- Superpesado (acima de 91kg).
Categorias femininas
- Mosca (até 51kg);
- Leve (até 60kg);
- Meio-pesado (até 81kg);
Nas últimas Olimpíadas
Todavia, durante a última edição dos jogos olímpicos, realizados em 2021 na cidade de Tóquio, foi diferente. Tivemos oito categorias masculinas e seis femininas. No masculino tivemos:
- Mosca (até 52kg);
- Pena (até 57kg);
- Leve (até 63kg);
- Meio-Médio (até 69kg);
- Médio (até 75kg);
- Meio-pesado (até 81kg);
- Pesado (até 91kg);
- Superpesado (acima de 91kg).
Enquanto no feminino, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, as categorias foram:
- Mosca (até 51kg);
- Pena (até 57kg);
- Leve (até 60kg);
- Meio-médio (até 69kg);
- Médio (até 75kg).
A separação das categorias finaliza o nosso texto, com um pouco da história do pugilismo e as principais regras do esporte. Se você pensa em praticar ou em começar a acompanhar as competições, esperamos que esse texto sirva de orientação e inspiração. Ademais, não deixe de ficar ligado aqui no Tudo Esportes, inclusive veja nosso texto sobre os principais atletas de boxe.