2022, o ano da volta dos esportes
Entre as inúmeras adversidades causadas pela pandemia da Covid-19, tivemos o adiamento de diversos eventos ao redor do mundo, e os esportivos estão entre os principais afetados. Quem não se lembra do estranhamento que vivemos, ao assistir às Olimpíadas de Tóquio 2020, no ano de 2021? Fãs de futebol também se recordam de competições sendo interrompidas, como, por exemplo, a Libertadores, que teve a sua fase final da temporada de 2020 realizada no início do ano seguinte.
Em 2022, teremos uma agenda um pouco mais próxima à normalidade, além de contar com alguns eventos previamente adiados. A Copa Do Mundo de Futebol, as Olimpíadas de Inverno e alguns campeonatos mundiais marcam esse ano, como o ano da volta dos esportes.
Confira mais detalhes sobre as competições previstas para 2022.
Futebol
O esporte mais popular do país é o que conta com a principal atração em 2022. Mas, além da super aguardada Copa do Mundo, o mundo da bola começa o ano agitado, com algumas outras competições.
Estaduais
No final de janeiro, iniciaram-se os campeonatos estaduais. Além de marcar o retorno dos clubes após o período de férias, os campeonatos estaduais são esperados pela torcida pelos chamados “clássicos”, partidas que ocorrem entre os mais tradicionais clubes de seus estados e que possuem uma rivalidade histórica. Apesar de não serem consideradas competições tão importantes, os estaduais são sempre muito disputados e aguardados pela torcida e, em 2022, seu calendário está mais próximo da normalidade, sem pausas previstas devido à pandemia.
Mundial de Clubes
No início de fevereiro ocorre o Mundial de Clubes da FIFA, uma das competições mais importantes de todas. Em 2022, o Mundial é aguardado principalmente por torcedores do Palmeiras, equipe brasileira que se classificou para a competição ao conquistar a Libertadores de 2021. Os torcedores de outros times também esperam pelo torneio, não só para assistir uma competição de alto nível, mas também para “secar” o time rival.
Outras competições de clubes
O mês de fevereiro também marca o início de outras competições importantes, que dão continuidade à temporada. A Libertadores da América e a Copa do Brasil agitam o calendário para clubes e torcedores de futebol. E, em abril, temos o início do campeonato mais longo do país, o Campeonato Brasileiro.
Copa do Mundo
A cada 4 anos ocorre a maior disputa de futebol entre seleções do mundo. A Copa do Mundo move milhões de torcedores ao redor do globo, vibrando pelos times de seus países. Esse ano, a competição ocorre no Qatar e, apesar de só ter início no dia 21 de novembro, as preparações já estão acontecendo, com disputas de altíssimo nível.
Durante o mês de março, teremos as fases finais das eliminatórias continentais. Muitas seleções já garantiram sua vaga, como o Brasil. Porém, gigantes do futebol irão disputar um título, no tão sonhado mundial. O grande destaque nessa briga pela vaga ocorre nas eliminatórias europeias, onde as duas últimas seleções campeãs da Eurocopa tentam chegar no Qatar. A Itália, tetracampeã do mundo e vencedora da Euro em 2020, está na mesma chave de Portugal, campeã da competição europeia em 2016, e seleção do craque Cristiano Ronaldo. Das duas grandes equipes, apenas uma pode conseguir a classificação, portanto, ambas possuem um árduo caminho pela frente.
Os torcedores aguardam ansiosos pelo torneio. No Brasil, é tradição para a maioria das pessoas acompanhar os jogos e torcer pela seleção, além de outros hábitos, como, por exemplo, o clássico álbum de figurinhas da Copa. É o futebol se reaproximando da normalidade, como o maior evento de todos do esporte.
Olimpíadas de Inverno
As Olimpíadas de Inverno também são destaque no ano de retomada dos esportes. Acontecendo em Pequim, com início em fevereiro, a competição conta com diversas modalidades como curling, esqui alpino, hóquei no gelo, patinação artística e snowboard. São diversos esportes interessantes para acompanhar, além disso, alguns são bem diferentes e podem despertar o interesse do público.
Para os brasileiros que gostam de torcer, a delegação do país levará apenas 11 atletas que disputarão modalidades diversas. Dentre eles temos um time de “bobsled”, que conta com os atletas Jefferson Sabino, Edson Martins, Rafael Souza, Erick Vianna e Edson Bindilatti. Também representando o Brasil, temos o “esqui cross-country”,com Jaqueline Mourão, Manex Silva e Bruna Moura. Já Nicole Silveira, defende o país no “skeleton”, Michel Macedo é o nome no esqui alpino e Sabrina Cass é a representante no esqui estilo livre. Muita sorte aos nossos atletas!
Mais informações e notícias sobre as olimpíadas de inverno você encontra no site oficial.
Outras competições mundiais
Ainda em 2022, contaremos com grandes eventos globais em diversos esportes. No basquete, já temos a NBA, principal competição da modalidade, acontecendo quase que normalmente, desde o final do ano passado, com os “playoffs” previstos para iniciar em abril.
A Fórmula 1, principal competição automobilística do mundo, marcou o início da sua 73ª temporada para o mês de março. A temporada de 2022 conta com recorde no número de corridas, pois serão 23 no total.
Os circuitos mundiais de tênis, vôlei e surfe também contam com os seus campeonatos em 2022. Mas, vale lembrar que a pandemia ainda não foi totalmente erradicada e, apesar da expectativa do mais próximo possível da normalidade, a situação é bastante volátil e imprevistos são muito prováveis de acontecerem, causando o adiamento de competições.
Conforme o previsto, o ano de 2022 tem tudo para ser o ano da volta dos esportes. Então, escolha as suas modalidades para acompanhar e torcer pelos times e atletas que preferir. E nós, torceremos todos juntos para estarmos cada vez mais próximos do normal, como era antes da pandemia e na esperança de um mundo pós pandêmico melhor.