A importância do esporte para a sociedade e cultura

Renan 10 jun 2022

Você sabe qual o valor de praticar esportes? Logo de cara, deve pensar nas vantagens físicas proporcionadas pelas atividades esportivas. É cientificamente comprovado que a prática regular de exercícios físicos proporciona diversas vantagens. Dentre elas, a prevenção de doenças, a melhora da aptidão e do condicionamento físico, são alguns dos principais benefícios.

Porém, o TudoEsportes preparou para você esta postagem, onde pensaremos juntos na importância do esporte em nosso contexto social. Afinal, o que o esporte adiciona para nós, como sociedade? Qual o seu valor cultural para as pessoas? Iremos responder juntos a essas perguntas ao longo do texto.

Navegue pelos tópicos:

O esporte nas escolas.
O esporte nas escolas.

Promove educação

Antes de tudo, nosso primeiro tópico irá te mostrar como o esporte é capaz de ser uma ferramenta importantíssima na educação, sobretudo de jovens. Não é por um acaso, que toda a área da educação física existe, se desenvolve e atua das mais diversas formas, desde o início da vida estudantil das crianças. Mais do que apenas promover exercícios físicos para as crianças, a educação física tem a intenção de que elas desenvolvam diversos aspectos, incluindo a interação positiva com os colegas.

Além disso, com a apresentação de diversas brincadeiras e esportes, as crianças aprendem as mais variadas regras. Com as regras, aprendem a seguir o que é proposto de maneira organizada, a fim de um bom funcionamento dos jogos e exercícios. A cooperação com os amigos, em esportes coletivos, também tem grande importância na educação das crianças, ensinando valores do coletivo e trabalho em equipe.

Infelizmente, há um dado um tanto quanto preocupante: o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mostra, em pesquisa, que cerca de 38% das escolas no Brasil possuem condições precárias para prática de atividades físicas e esportivas. Ademais, apenas 0,03% oferecem uma infraestrutura e cultura para valorizar e incentivar o esporte. Enquanto o primeiro número deve diminuir, o segundo precisaria urgentemente aumentar.

Diversos educadores físicos, professores e atletas profissionais atestam a importância do esporte como meio educacional. Trouxemos uma declaração da ex-atleta olímpica Elisângela Adriano, como um dos inúmeros exemplos. Em entrevista a um jornal esportivo, Elisângela declara: “Através do esporte a gente aprende dedicação, disciplina, educação, respeito, que são coisas que a gente leva para o resto da vida. O esporte na escola é fundamental e é um suporte na construção de valores”.

Elisângela Adriano foi uma das maiores atletas brasileiras no arremesso de peso e no lançamento de disco, duas modalidades olímpicas. Além de detentora dos recordes sul-americanos nas provas, ela comando o IEMA, Instituto Elisângela Maria Adriano, para jovens de 10 a 19 anos iniciarem no atletismo.

Proporciona inclusão social

O segundo tópico diz respeito a inclusão social que o esporte promove. De certa forma, há relação com o primeiro tópico que trouxemos, uma vez que a escola é um dos principais ambientes sociais de crianças e jovens. Porém, o valor social do esporte se expande para muito além do ambiente escolar.

Projetos Sociais

Um dos principais exemplos de como o esporte se mostra importante na sociedade são os projetos sociais. São inúmeros, espalhados por todo o Brasil.

Podemos citar como exemplo o “Projeto Transforma”, que existe para os alunos da rede pública de ensino desde 2006. Ele proporciona as mais diversas atividades culturais e esportivas para os estudantes, de maneira organizada, promovendo as mais valiosas interações.

Gracielle Lopes, educadora física e coordenadora da área esportiva do projeto, destaca: “O esporte é mais que uma atividade física, ele constrói a identidade social, possuindo um efeito socializador e é uma ferramenta apta a transformar vidas, atuando tanto como um fator de inclusão, quanto um combatente de exclusão social também.”

Outro grande exemplo quando falamos em projetos sociais é o “Academia Champion”, fundada em Salvador por Luiz Dórea, técnico da seleção brasileira olímpica de boxe. São mais de 30 anos de atuação, levando o boxe para a população de toda a região, o promovendo de maneira esportiva e educacional. Estima-se que mais de 6 mil jovens já passaram pelo projeto, e tiveram mudanças positivas em suas vidas. Grandes nomes que passaram pela Academia Champion são os atletas Robson Conceição, Adriana Araújo e Minotauro.

Por fim ainda citamos o “Instituto Guga Kuerten”, que leva o nome e a idealização da grande lenda do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten, o Guga. Fundado em 2000, o projeto busca proporcionar oportunidades de transformação social, por meio de inclusão de crianças, adolescentes e pessoas portadoras de deficiência.

Além de focar no desenvolvimento integral dos jovens, o projeto também possui setores que buscam incentivos financeiros para atletas, além de uma área toda dedicada a defesa dos direitos do cidadão. O “Instituto Guga Kuerten” é gigante e completo, e estima-se que mais de 80 mil pessoas foram afetadas positivamente pelo projeto.

Esses são apenas alguns dos exemplos de projetos sociais, que são a principal maneira de como o esporte pode promover inclusão social. Além dos projetos, a prática esportiva por si só gera grandes interações. Muitas vezes, desconhecidos se tornam amigos durante partidas dos mais diversos esportes.

O esporte é uma valiosa ferramenta de interação e inclusão, presente em vários âmbitos da nossa sociedade.

Manifestação cultural esportiva

Por fim, o último tópico irá te ajudar a refletir sobre o valor cultural do esporte, e como ele se manifesta socialmente. Antes de tudo, vamos entender uma definição básica de cultura. Em suma, podemos dizer que cultura é o conjunto de valores, conhecimentos, crenças, leis e manifestações artísticas de uma sociedade.

A cultura varia de acordo com a localização e com as pessoas que a compõem. É algo que é construído em conjunto, ao longo de vários anos, e muda constantemente ao longo do tempo.

Qual o valor cultural do esporte para as pessoas?

As brincadeiras de criança, atividades físicas e práticas esportivas de forma geral, entram como itens do conjunto que formam a cultura. Desde criança, é possível que você tenha crescido com elementos esportivos relacionados culturalmente. No Brasil, o esporte mais popular é o futebol, por isso o usaremos de exemplo.

O futebol é, sem dúvidas, uma das principais brincadeiras de criança realizada no Brasil. A forma como o esporte é exposto na mídia, também colabora para que os jovens tenham jogadores como ídolos, acompanhem as partidas e se inspirem nos atletas na hora de brincar.

Outro exemplo que mostra o valor do futebol na nossa cultura, são os jogos de videogame, que sempre tiveram games do esporte entre os mais populares. Ademais, é muito comum os pais tentarem fazer com que os filhos torçam para o mesmo time que eles, e isso é incentivado desde a infância.

Quem de fato gosta de futebol, terá um time de coração que irá acompanhar, torcer, sofrer e se emocionar. Toda a relação com o clube que se ama tem muito valor para o torcedor, promovendo inclusive diversas interações positivas, dentro de uma mesma torcida.

Toda essa presença do futebol na nossa sociedade é apenas um exemplo de como o esporte pode se manifestar culturalmente. Com certeza, é um excelente componente dos valores e tradições, como já citamos anteriormente.

Praticar, acompanhar e incentivar os esportes faz parte da cultura, não apenas brasileira, mas de diversas outras civilizações. Os três tópicos principais que você viu conosco do TudoEsportes mostram muito bem o quanto a prática esportiva está presente em nossa sociedade.

Portanto, lembre-se que, além de vantagens para a sua saúde, há diversos outros motivos pelos quais você pode praticar e incentivar o esporte. Ademais, mantenha-se conectado conosco, para saber tudo sobre as mais variadas práticas esportivas.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile