Conheça as principais regras do tênis

Renan 03 fev 2022

Você provavelmente já ouviu falar de Guga, Rafael Nadal ou Roger Federer. Esses nomes são referências do tênis, esporte com grande tradição, que conquista mais fãs conforme cresce sua popularidade.

Porém, para os iniciantes ou não praticantes, muitas vezes é um tanto quanto confuso tentar acompanhar uma partida do esporte. Afinal, suas regras são um pouco peculiares, e algumas características, como o placar, podem confundir os leigos.

Vamos então, deixar as coisas mais compreensíveis para você, que pouco sabe sobre o funcionamento do tênis, assim como te contar um pouco mais sobre a origem do esporte. Acompanhe.

Tenista praticando

História do tênis

A origem do esporte se deu na Inglaterra durante o século XIX, porém, historiadores acreditam que o tênis tenha surgido muito antes, durante o século XII na França. Todavia, os jogadores usavam a mão para bater na bola e não raquetes. Os instrumentos foram implementados no final do século XVI, e o jogo já ganhava o nome que tem hoje, com origem no termo “Tenez”, do francês antigo, que pode ser traduzido para “segure” ou “receba”.

O Torneio de Wimbledon é a mais antiga competição de tênis do mundo e foi realizada pela primeira vez no ano de 1877. E foi durante essa disputa que um debate sobre padronizar as regras do esporte surgiu. Então, em 21 de maio de 1881, foi fundada a “United States National Lawn Tennis Association”, com a intenção de fazer essa padronização e organizar as competições.

Em 1913, surge a Federação Internacional das Regras de Tênis, fundada por 12 associações nacionais. Onze anos depois, em 1924, ela passa a ser reconhecida como a entidade com poder para controlar o tênis mundialmente, impondo as regras oficiais. Nesse mesmo ano, foram criadas regras mais abrangentes, que se mantém até hoje com poucas mudanças, como a adição do “tie-break”.

Vejamos então, mais sobre o regulamento.

As regras do tênis

Antes de especificar as regras, vamos entender um pouco sobre o funcionamento de uma partida de tênis. Para isso, precisamos entender os 3 termos que ditam o desenrolar de um jogo: ponto, set e game.

Basicamente, quando um jogador faz 4 pontos, ele ganha um game. Ao vencer 6 games, ele ganha um set. O número de sets necessários para vencer a partida depende da competição: em uma “melhor de 3 sets” o primeiro a vencer dois, é vitorioso. Já em uma “melhor de 5”, o primeiro a conquistar 3 sets se torna o vencedor.

Como o jogo acontece

Uma partida de tênis pode ocorrer entre 2 jogadores ou 2 duplas, e o objetivo é fazer com que a bola toque o chão dentro da área limitada pela linha, no lado da quadra adversária, 2 vezes sem ser rebatida, e isso determina um ponto. Caso a bola toque fora do limite das linhas, o ponto é do jogador ou dupla que não tocou a bola por último. Após isso, o lado que pontuou reinicia a partida com um “saque” ou “serviço”, o que colocará a bola novamente em jogo.

O saque

Ao sacar, o tenista tem duas chances para bater a bola ao lado adversário. Caso ela toque a rede e caia na área de saque, ocorre o chamado “let” e o atleta terá uma segunda chance. Porém, se também não conseguir repor a bola em jogo uma segunda vez, temos uma “falta dupla” e o lado que a cometeu perde o ponto.

Caso o tenista marque um ponto direto em seu saque, sem que o adversário toque a bola, ocorre o chamado “ace”.

O placar

A marcação da pontuação pode confundir um espectador novato, pois, no tênis o placar funciona de maneira bem diferente de outros esportes, sendo da seguinte forma:

  • Primeiro ponto: o placar mostra 15;
  • Segundo ponto: o placar mostra 30;
  • Terceiro ponto: o placar mostra 40;
  • Quarto ponto: ganha-se o “game”.

Porém, se os dois lados empatarem 40 a 40 (cada um marcar 3 pontos), ocorre o “deuce” e apenas quando houver dois pontos de vantagem o “game” será definido.

O set

Para se vencer um “set”, o tenista ou dupla deve ganhar 6 “games”, porém também há regras específicas quanto a isso.

A vantagem sobre o adversário precisa ser de 2 “games” ou seja, o placar em “games” que determina a definição de um “set” pode ser: 6 a 4; 6 a 3; 6 a 2; 6 a 1 ou 6 a 0.

Caso haja um empate em 5 a 5, o “set” terminará quando um dos lados vencer mais 2 “games”, fechando o placar em um 7 a 5. Contudo, ainda há a possibilidade de um empate em 6 “games” para cada lado e ocorre o chamado “tie-break”, um desempate que possui outra maneira de contar os pontos.

O “tie-break”

Para a rodada de desempate, a contagem de pontos funciona de uma maneira mais convencional, sendo de um em um. O vencedor será aquele que primeiro fizer 7 pontos, desde que haja uma vantagem de dois. Em um “tie-break” equilibrado, em que ocorra um empate em 6 a 6, o vencedor será aquele que primeiro conseguir fazer dois pontos de vantagem sobre o adversário. O atleta ou dupla que vencer o desempate, conquista o “set”.

O desafio

As partidas de tênis em grandes competições contam com grande apoio da tecnologia, com câmeras de alta velocidade e precisão estão posicionadas na quadra para verificar principalmente se a bola toca dentro ou fora da área delimitada. Normalmente, ao decorrer da partida, os juízes indicam onde a bola quicou, porém, o tenista tem direito ao chamado “desafio eletrônico”, que irá utilizar da tecnologia para verificar nas câmeras onde de fato a bola tocou o chão.

Nos principais torneios, cada lado tem direito a pedir 3 desafios no decorrer de cada set. Caso o jogador esteja correto em sua alegação, ele mantém o número de desafios restantes que pode pedir. Em caso de disputa de um “tie-break” ainda há direito há mais um pedido de desafio.

As principais penalidades do tênis

Bem como todos os esportes, o não cumprimento das regras no tênis gera suas penalidades. Vejamos, então, as principais faltas que podem ocorrer em uma partida de tênis:

  • Se o jogador tocar a rede, com o corpo ou a raquete, durante o jogo, o ponto que está sendo disputado é automaticamente dado ao adversário;
  • Tocar a bola com qualquer parte do corpo também faz com que o ponto disputado seja conquistado pelo adversário, pois só é permitido tocar a bola com a raquete;
  • Tocar a bola enquanto ela estiver na quadra adversária, mesmo no ar, também faz com que o adversário pontue. Aqui, há uma exceção, caso a bola quique em sua quadra e volte para o lado do oponente;
  • Só é permitido tocar a bola uma vez para rebatê-la ao lado adversário, caso seja realizado mais de um toque, o ponto também é perdido.

No tênis, também temos diversas regras quanto à conduta dos atletas, e advertências podem ser aplicadas nos determinados casos:

  • Quebra de raquetes ou outro material esportivo;
  • Discutir com os árbitros da partida;
  • Uso excessivo de palavrões e ofensas;
  • Tentar distrair o adversário fazendo barulhos propositalmente durante a disputa de um ponto;
  • Demorar propositalmente para realizar o saque e reiniciar a partida.

As advertências são aplicadas pelos árbitros responsáveis e, o acúmulo delas, gera consequências. Ao adquirir 2 advertências, o atleta perde o ponto disputado automaticamente. Com 3 advertências, o game em andamento, ou prestes a iniciar é perdido. A quarta advertência faz com que o atleta perca a partida imediatamente, independente do atual placar do jogo.

Esperamos que com essas explicações, fique mais fácil para você entender o funcionamento de uma partida de tênis, bem como suas principais regras e penalidades.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile