Quem foi a pessoa que trouxe o futebol para o Brasil? Em que Ano?

Quem foi a pessoa que trouxe o futebol para o Brasil? Em que Ano?

Maria Maria 12 dez 2019

A paixão do Brasil pelo futebol não é um segredo, mas um questão que sempre surge é: como isso tudo começou? Antes do final do século 19, não havia times de futebol no Brasil e nem o jogo como o conhecemos hoje. Tudo aconteceu em 1894, graças a um homem chamado Charles William Miller, conhecido como o ‘Pai do Futebol’.

Leia abaixo história de como ele trouxe o futebol para o Brasil e desencadeou o caso de amor do país com o esporte.

Receba Novidades

Quem foi a pessoa que trouxe o futebol para o Brasil? em que ano?

Foi Charles Miller, em 1894, quando saiu de um barco da Inglaterra  carregando duas bolas de futebol, uma bomba para enchê-las, suas chuteiras e um livro de regras. Desde um começo tão despretensioso, plantou-se uma paixão de mudar o país pelo futebol.

Charles William Miller nasceu em São Paulo em 1874, filho de John Miller, um engenheiro escocês especializado em ferrovias e de Carlota Fox, uma brasileira de ascendência britânica. Como muitas famílias britânicas de expatriados que moravam no Brasil naquela época, Miller e Fox decidiram enviar Charles para a Inglaterra para estudar aos nove anos de idade.

Ele pegou o navio de Santos, um porto de São Paulo, que era então um pequeno porto sonolento. Depois de várias semanas no mar, chegou a Southampton, um porto movimentado e próspero em uma cidade que se tornaria sua nova casa.

Charles Miller na Inglaterra

O “pai do futebol” estudou na escola Banister Court em Southampton, onde aprendeu a jogar críquete, onde teve talvez a lição mais importante de sua vida: como jogar futebol. Durante a adolescência, jogou nos times de futebol Corinthians e St. Mary’s (hoje conhecido como Southampton FC), e sua reputação como jogador talentoso cresceu.

Mais tarde, ele retornou ao Brasil em 1894, supostamente carregando uma bola de futebol, uma bomba de bola e os regulamentos de futebol da Hampshire FA em sua mala. Na época, em São Paulo, havia um clube, o SP Athletic Club, criado pelos britânicos que moravam lá como local para praticar críquete.

Charles decidiu criar uma divisão de futebol por lá e amarrou um grupo de amigos e colegas para um jogo, ensinando-lhes as regras da FA de Hampshire. O jogo foi um sucesso e, em pouco tempo, mais pessoas estavam jogando. Foi paixão à primeira vista.

A Primeira Liga de Futebol

Charles decidiu transformar esses jogos informais em uma competição mais séria e fundou a LIGA Paulista, a primeira liga de futebol do Brasil. Foi atacante do São Paulo Athletic Club e venceu o campeonato em 1902, 1903 e 1904. Foi nos primeiros anos do século XX que o futebol começou a se espalhar de São Paulo para o resto do Brasil, e logo o país inteiro foi tomado pela febre do futebol.

Compreensivelmente, a grande história que o Brasil escreveu dentro do futebol é comemorada e lembrada muito mais do que o a historia do pioneiro charles. Mas Miller não está totalmente esquecido. Uma praça leva seu nome em São Paulo, em frente a um dos estádios mais tradicionais do país, o Pacaembu. É nesse local que foi construído o museu mais importante do país sobre o tema, o Museu do Futebol.

O Que se Jogava Antes do Futebol

Os esportes populares eram críquete, ginástica, ciclismo e remo. Marinheiros ingleses que atracaram no Rio de Janeiro, alunos educados por padres jesuítas e trabalhadores britânicos que vieram ao Brasil para trabalhar em fábricas e ferrovias também chutaram bolas antes de Miller retornar a São Paulo, sua cidade natal em 1874, depois de estudar na Inglaterra.

Mas Miller é aclamado como o antepassado do futebol brasileiro porque é creditado por organizar a primeira partida apropriada usando o conjunto de regras comuns elaboradas pela primeira vez em uma taberna de Londres em 1863.

Esse jogo, em 14 de abril de 1895, foi disputado entre equipes formadas por trabalhadores das empresas ferroviária e de gás. Depois de expulsar bois do campo, a equipe da Ferroviária de São Paulo venceu a Gás Company por 4-2.

Receba Novidades

A Reação da Imprensa

Em sua biografia de Miller, o autor britânico John Mills desenterrou uma carta de um jornalista de São Paulo relatando a um colega do Rio que “loucos como chapeleiros” esportistas britânicos estavam se reunindo nos fins de semana “para chutar algo que parecia a bexiga de um boi, que deu-lhes grande satisfação e desagrado quando esse tipo de bexiga amarelada entrou em um retângulo formado por postes “.

Em uma década, Miller estava dizendo a amigos na Inglaterra que São Paulo já tinha pelo menos 60 clubes e multidões de vários milhares de jogos na primeira liga da cidade, que ele ajudou a fundar em 1901.

Por Que o Amor Pelo Futebol?

Historiadores afirmam que uma das perguntas mais frequentes com as quais se debruçam para encontrar uma resposta satisfatória é por que o futebol estabeleceu raízes tão profundas e frutíferas no Brasil. Os construtores do império britânico viajaram pelo mundo, colonizando lugares como Índia, Austrália e Nova Zelândia. Mas nenhum desses países produziu um Pelé, venceu cinco Copas do Mundo ou ficou obcecado pelo futebol como o Brasil.

Também pegou como entretenimento popular, mais barato que o teatro. A história do futebol brasileiro,  registra que, em 1919, a um clássico envolvendo o  Fluminense contra o Flamengo nas Laranjeiras compareceram 18.000 torcedores, com outros 5.000 bloqueados fora do estádio sem ingressos.

O futebol também tem sido um elevador social da pobreza para jogadores bons o suficiente para perceber altos salários. O esporte também é um caldeirão e ponto de encontro comum para a mistura de opiniões do Brasil. O Vasco da Gama venceu a liga do Rio, jogou o melhor futebol e atraiu as maiores multidões em 1923 com um time cujas quatro estrelas eram negras.

O sucesso no futebol ajudou a conquistar o lugar do Brasil no mundo e a consolidar a confiança dos brasileiros em si mesmos e em sua nação. O futebol foi a primeira batalha em que o povo brasileiro entrou e venceu. Transformamos o futebol em outra coisa, da maneira brasileira.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário aqui embaixo! Obrigado e até a próxima leitura!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.