Quem é a Nova Marta do Futebol Feminino? Conheça as Candidatas!

Quem é a Nova Marta do Futebol Feminino? Conheça as Candidatas!

Felipe Felipe 20 maio 2020

A jogadora Marta depois de ser eleita por seis vezes consecutivas a melhor atleta de futebol feminino do mundo, talvez tenha disputado sua última Copa do Mundo este ano na França, onde superou mais alguns recordes.

Durante o torneio na França, ao marcar um gol contra a Seleção Feminina da Itália, a jogadora se tornou a artilheira mais prolítica da história de todas as Copas do Mundo, tanto no feminino, como no masculino, com 17 gols, superando a marca que pertencia ao jogador Miroslav Klose, da Seleção Alemã.

Como se não bastasse, tanta eficiência, Marta se tornou a primeira jogadora de futebol a marcar gols em cinco Copas do Mundo Femininas. Dois dos maiores ídolos de todos os tempos do futebol brasileiro tiveram suas marcas superadas, Ronaldo Fenômeno que registrou em sua carreira dois gols a menos do que Marta e o rei Pelé superado por Marta em cinco gols.

Infelizmente, assim como o maior ídolo do clube mais popular do Brasil, Zico, o “Galinho de Quintino” e do Flamengo, Marta nunca ganhou a Copa do Mundo e este ano talvez tenha sido sua última chance.

Após a partida contra as donas da casa, a seleção francesa, onde as jogadoras se esforçaram bravamente em busca do resultado positivo, mas acabaram eliminadas com um gol no finalzinho do jogo, Marta em seu desabafo convocou a nova geração de atletas a se empenharem em se tornar novas Formigas, novas Cristianes e novas Martas.

Receba Novidades

Quem é a Nova Marta do Futebol Feminino? Conheça as Candidatas!

Não haveria melhor ocasião para se estabelecer a sucessão natural ao posto de melhor jogadora do mundo. Na Copa da França as melhores jogadoras de futebol feminino estavam presentes representando seus países e a nossa rainha estava se recuperando de lesão, além do que, do alto de seus 33 anos seu preparo físico e técnico já não a habilitaria para bater mais este recorde. (?)

Com a rainha fora de  combate nas quartas de finais, o caminho ficou livre para o destque de outra atletas, postulantes a “Nova Marta” no cenário de Melhor do Mundo:

Megan Rapinoe

A experiente jogadora defende a seleção do seu pais desde 2006. E nesse período ela acumulou 152 partidas pela seleção americana, marcou  44 gols com 57 assistências.  De 2003 a 2005, Rapinoe jogou pela equipe Sub-20 do US Soccer, na qual registrou 21jogos e nove gols. Ela é uma das duas jogadoras que representam o Reign FC do NWSL  e ao lado de Carli Lloyd e Alex Morgan, Rapinoe é a jogador mais experiente do time.

Megan Rapinoe foi eleita a melhor jogadora do torneio e foi fundamental para que a seleção dos Estados Unidos conquistassem seu quarto título mundial. Rapinoe protagonizou dois episódios muito comentados durante os jogos. A jogadora criticou severamente a liga de futebol dos Estados Unidos por desvalorizar as atletas pagando salários inferiores em relação aos atletas masculinos (menos vitoriosos na categoria) e por chamar a Casa Branca de “shit”, afirmando que não iria a uma solenidade naquele lugar.

Lucy Bronze

Foi eleita a segunda melhor jogadora do torneio recebendo a chuteira de prata da competição., ela jogou várias temporadas A partir de 2014, esta meio campista da seleção inglesa jogou pela equipe da Superliga Feminina da Federação de Futebol da Cidade de Manchester (FA WSL). No início de sua carreira, defendendo o time feminino do Liverpool; depois atuou pelo time do Everton; e jogou também no  Sunderland.

Roze Lavelle

Após uma carreira de quatro anos em Wisconsin, Lavelle foi escolhida como a melhor jogadora de 2017 pelo Boston Breakers. A seleção de Lavelle marcou o quarto ano consecutivo em que um jogador WNT dos EUA foi escolhido com o melhor atleta, seguindo os passos de Crystal Dunn (2014), Morgan Brian (2015) e Emily Sonnett (2016). Lavelle recebeu a chuteira de bronze por suas atuações na Copa do Mundo defendendo a seleção campeã.

Giulia Gwimm

Em sua partida de estréia na Copa do Mundo Feminina de Sub-16, o hábil meio-campista recebeu o prêmio de melhor jogadora do torneio. Dois anos depois, em sua partida de estréia na Copa do Mundo Feminina Sub-20 contra a Nigéria, ela se destacou mais uma vez. Nesta Copa do Mundo foi eleita a “revelação” do torneio, um reconhecimento por suas belas apresentações pela seleção alemã.

Sari van Veenendaal

Em 2017, ela começou todos os seis jogos, já que a Holanda venceu o Euro 2017 em casa, com suas performances consistentes conquistando um lugar na seleção dos melhores jogadores do torneio. Nesta Copa do Mundo, onde chegou sem contrato com nenhum clube, se destacou mais uma vez, sendo eleita a melhor em campo no jogo decisivo contra os Estados Unidos, embora a Holanda tenha sido derrotada.

Sam Keer

 Esta experiente jogadora da seleção australiana foi a proncopal articuladora da equipe quando esta conquistou primeiro título da Copa Asiática Feminina da AFC em 2010. Ela ganhou os prêmios de Melhor Gol do Ano e Melhor Jogador do Ano na W-League Awards. 2009.

Alex Morgan

Alex Morgan tornou-se a mais jovem atleta da seleção feminina de futebol dos EUA em 2009, e foi a primeira escolha geral no draft feminino de 2011 do Soccer Feminino. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, Morgan ganhou sua primeira medalha de ouro olímpica, ajudando as mulheres dos EUA a derrotar o Japão. Ela superou uma lesão para ajudar os americanos a vencerem a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2015, e quatro anos depois ela empatou com seis gols no torneio para ajudar os EUA a conquistar sua segunda vitória consecutiva na Copa do Mundo. É uma fortissima candidata ao título de melhor do mundo.

Dzsenifer Marozsan

Atleta de meio de campo se tornou o jogador mais jovem a jogar na Bundesliga alemã, estreando com o FC Saarbrücken aos 14 anos e 7 meses de idade. Ela se juntou à seleção alemã em 2010 e suas atuações a credenciam ao posto mais alto.

A lista de dez mulheres para o prêmio de Melhor Jogador Feminino da FIFA 2019 será compilada por um painel de especialistas representando todas as confederações da FIFA.  A partir dessa lista, os principais membros da comunidade do futebol feminino votarão no vencedor, com os três finalistas a serem anunciados mais tarde.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.