Qual o melhor clube brasileiro de todos os tempos?

Qual o melhor clube brasileiro de todos os tempos?

Maria Maria 28 nov 2019

Para que se estabeleça qual o melhor clube brasileiro de todos os tempos, foi estabelecido o seguinte critério de pesos em relação as conquistas de cada time:

  • Campeonato Brasileiro ( a partir de 1959) = 1 ponto
  • Copa Sulamericana  = 1 ponto
  • Copa Libertadores (principal competição de clubes no futebol sul-americano) = 2 pontos
  • Copa Intercontinental / Copa do Mundo de Clubes da FIFA = 3 pontos

Receba Novidades

Estes foram os dez clubes com maiores pontuações neste critério:

 Fluminense

Conquistas: Campeonato Brasileiro: 4 ;

Alguns anos após a fundação do Fluminense, houve uma grande discussão sobre quem deveria ser o treinador do primeiro time. Isso resultou em nove jogadores do Fluminense saindo para o Flamengo, que até então era apenas uma fraternidade de remo. A disputa foi a origem da infame Fla-Flu , até hoje a maior rivalidade do futebol no Brasil.

Cruzeiro

Conquistas: Campeonato Brasileiro: 4; Copa Libertadores: 2

O Cruzeiro foi fundado por colonos italianos como Societá Sportiva Palestra Itália. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil ficou do lado dos Aliados e a Itália era inimiga, o clube de futebol mudou seu nome para Cruzeiro Esporte Clube. As cores iniciais do clube, verde-branco-vermelho, as cores da bandeira italiana, mudaram para azul e branco.

Vasco

Campeonato Brasileiro: 4; Copa Libertadores: 2

O clube de futebol Vasco da Gama recebeu o nome do famoso explorador português Vasco da Gama. O estádio do clube é o São Januário, mas o Vasco também joga no Maracanã , principalmente os clássicos da cidade. O maior rival do CR Vasco da Gama é o Flamengo.  Os jogos entre si são chamados Clássico dos Milhões.

Grêmio

Campeonato Brasileiro: 2; Copa Libertadores: 2; Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 1

A principal rivalidade é com o Internacional. Os jogos entre si são chamados Gre-Nal e são de longe os principais eventos de futebol no sul do Brasil.

Flamengo

Campeonato Brasileiro: 5;  Copa Libertadores: 1; FIFA Copa do Mundo de Clubes: 1

O Flamengo foi fundado como um clube de remo (‘Clube de Regatas do Flamengo’). O time de futebol tem o maior número de seguidores entre torcedores do futebol brasileiro; estima-se que 34 milhões de brasileiros apoiam o clube de futebol carioca. O estádio oficial do Flamengo é o Estádio da Gávea, com capacidade para meros 8.500 torcedores. Portanto, o Flamengo joga a maioria de suas partidas no estádio do Maracanã .

Corinthians

Campeonato Brasileiro: 6;  Copa Libertadores: 1;  Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 1

O SC Corinthians recebeu o nome do inglês Corinthians FC, que na época fazia uma turnê promocional pelo Brasil e causou uma ótima impressão ao vencer todas as partidas. Depois do Flamengo, o SC Corinthians tem mais torcedores de todos os clubes de futebol brasileiro. Os arquirrivais do Corinthians são o Palmeiras, que foi fundado por membros renegados do Corinthians em 1914. Seus confrontos são o segundo clássico mais intensos do Brasil, depois da Fla-Flu .

Receba Novidades

Palmeiras

Campeonato Brasileiro: 8;  Copa Libertadores: 1

Palmeiras foi fundado sob o nome de Palestra Itália. Em 1942, no entanto, o nome foi alterado porque sua identidade italiana foi associada às potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial. O clube joga em verde e branco e, juntamente com o Santos FC, o Palmeiras é o time de maior sucesso no Campeonato Brasileiro.

Internacional

Campeonato Brasileiro: 3;  Copa Sulamericana: 1;  Copa Libertadores: 2;  Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 1

Em 1979, o Internacional fez um truque que nunca havia feito antes no Brasil e até agora nenhum clube de futebol conseguiu repetir: o campeonato foi vencido sem perder uma única partida. Talvez por esse nome, Internacional tenha muito sucesso fora do Brasil . Apesar de vencer o Campeonato Brasileiro apenas três vezes na década de 1970, o Internacional conseguiu sua alta entrada nesta lista por ser muito eficaz nas competições internacionais.

Santos

Campeonato Brasileiro: 8;  Copa Libertadores: 3;  FIFA Copa do Mundo de Clubes: 2

O melhor jogador de todos os tempos do Santos é, naturalmente , Pelé , que ingressou no primeiro time aos 15 anos de idade em 1956. Sob a orientação de Pelé , Santos conquistou inúmeras copas brasileiras e internacionais na década de 1960. Graças a este auge, foi o time de futebol mais bem-sucedido do Brasil por décadas. Só recentemente Santos está comemorando a glória novamente.

São Paulo FC

Campeonato Brasileiro: 6;  Copa Sul-Americana: 1;  Copa Libertadores: 3;  Clube da FIFA Copa do Mundo: 3

Depois do Flamengo e do Corinthians, o São Paulo FC é o terceiro time de futebol mais popular do Brasil.

Receba Novidades

Qual o melhor clube brasileiro de todos os tempos?

É uma pergunta difícil de responder, porque no Brasil existem 12 grandes clubes “oficiais”: Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos, Vasco, Fluminense e Botafogo (embora todos saibam os dois últimos são menores que os outros dez).

Agora, desses 12 (ou 10), eu nomearia o Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo como os 4 primeiros, em nenhuma ordem específica, simplesmente porque são os que têm a maior base de fãs (o que significa mais apelo da mídia e dinheiro) ) e também estão localizados na parte principal e mais desenvolvida do país, o estado de São Paulo (exceto o Flamengo, que fica no Rio).

Em termos de base de torcida, o Flamengo e o Corinthians são os dois primeiros. Em termos de títulos nacionais, o Palmeiras é o maior. E em termos de títulos internacionais, São Paulo é o maior.

Portanto, tudo depende de quais critérios se escolheria. Não existe uma resposta exata, mas estaria entre essas quatro equipes. Qualquer resposta que não inclua todos esses quatro estaria incorreta.

Santos, na época de Pelé, venceu a Copa Intercontinental por três vezes (era o equivalente ao Campeonato do Mundo na época). Eles venceram oito campeonatos nacionais e muitas outras competições importantes.

Grêmio, Cruzeiro e Internacional também venceram muitas competições internacionais. O Palmeiras venceu nove campeonatos nacionais, sendo o maior campeão nacional.

Flamengo e Corinthians são os times com maior número de torcedores, mas isso se deve ao forte apelo da mídia. Eles se tornaram tão populares nacionalmente e só conseguiram a maioria de seus campeonatos desde os anos 80.

Melhor internet de banda larga e telefonia para empresa

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.