Qual é o Time de Futebol Mais Antigo do Mundo?

Qual é o Time de Futebol Mais Antigo do Mundo?

Victoria Victoria 13 nov 2019

Os clubes de futebol mais antigos podem ser difíceis de conhecer e muitos clubes de futebol que datam do final dos anos 1850 e 1860 afirmam que seu time é o mais antigo. Outro fator a acrescentar à dificuldade de estabelecer clubes de futebol é que muitos dos primeiros clubes de rugby chamaram e ainda continuam a chamar seus times de clubes de futebol.

No entanto, essa lista consiste no que se acredita ser os clubes de futebol  mais antigos do mundo. Todos eles foram formados na mesma época e muitos não possuem registros adequados de suas datas exatas de fundação. Isso levou muitos clubes a afirmarem que são mais velhos do que outros nesta lista.

Receba Novidades

Hallam Football Club

O Hallam Football Club afirma que é o segundo clube de futebol mais antigo do mundo, atrás do Sheffield Football Club. O clube é um dos clubes de futebol de associação mais antigos do mundo e foi fundado no final de 1860.  Hallam sempre jogou seus jogos em casa no terreno da Sandygate Road, que é o campo de futebol mais antigo do mundo. Em 1867, Hallam venceu a Copa Youdan, que se acredita ser o primeiro torneio de futebol do mundo. A equipe ainda tem a taça hoje, embora tenha sido perdida por um período de tempo e comprada de volta de um antiquário escocês em 1997.

Cray Wabderers Football Club

As origens do Cray Wanderers Football Club remontam entre 1858 e 1860, quando a linha ferroviária de Londres, Chatham e Dover estava sendo construída . Os trabalhadores que construíam a ferrovia chutaram uma bola durante os intervalos e, eventualmente, formaram um clube na vila de St Mary Cray.  No final de 1800, o clube se saiu bem entre outros clubes de futebol amador e entrou em sua primeira competição da FA Amateur Cup em 1893/94. O clube foi um dos membros fundadores da Liga de Kent em 1894/1895, e em 1901/02. Hoje, os Cray Wanderers são membros da Divisão Sul da Liga Isthmian.

Ballarat Football Club

O Ballarat Football Club é outro dos primeiros times de futebol da Austrália com uma história que remonta a 1860 . Até a descoberta da fundação do Castlemaine Football Club, acreditava-se que Ballarat era o terceiro clube de futebol não universitário mais antigo da Austrália – é o quinto mais antigo se você contar com o clube da Universidade de Melbourne. Durante a década seguinte, Ballarat jogou jogos socialmente, mas mudou-se para uma competição mais formal por volta de 1874.  Em 1886, o clube ingressou na Associação de Futebol Vitoriana, juntamente com o clube Imperial Ballarat e o sul Ballarat. O clube formado foi um dos clubes fundadores da Ballarat Football Association (hoje Liga) em 1893.

Geelong Football Club

O Geelong Football Club foi fundado durante uma reunião realizada no Victoria Hotel em 18 de julho de 1859 . É o segundo clube mais antigo da Liga Australiana de Futebol e o quarto clube australiano mais antigo do mundo. O clube jogou sua primeira partida no ano seguinte e continuou disputando partidas de futebol sênior na década seguinte. Tom Wills, um dos fundadores do futebol de regras da Austrália, jogou exclusivamente pelo Geelong de 1865 até sua aposentadoria do esporte em 1874. Geelong foi um dos oito clubes fundadores da Victorian Football League, que mais tarde se tornaria a Australian Football League.

Melbourne University Football Club

Como não há registros da formação exata do clube, é contestado se o Melbourne University Football Club é ou não o segundo ou o terceiro clube de futebol mais antigo da Austrália. A primeira partida gravada do clube ocorreu em junho de 1859 , na mesma época do primeiro jogo do Castlmaine Football Club, mas ninguém sabe ao certo qual time foi formado primeiro.O clube da universidade jogou na Associação de Futebol Vitoriana de 1885 a 1888, que era o órgão governante do futebol australiano na época. Em 1907, os oito clubes fundadores da Victorian Football League (agora a Australian Football League) votaram para incluir a Universidade de Melbourne como o nono time da liga.

Receba Novidades

Castlemaine Football Club

O Castlemaine Football Club foi o segundo clube de futebol australiano mais antigo e se formou alguns meses depois do Melbourne Football Club. O clube foi formado em 15 de junho de 1859, mas o primeiro jogo da equipe foi adiado por uma semana porque a bola não chegou a tempo de Melbourne – a equipe teve seu primeiro jogo oficial em 22 de junho no Cricket Ground Barkers Creek.A data de fundação do Castlemaine só foi descoberta em 2007 , tornando-o mais antigo que o Geelong Football Club, que se acreditava ter sido formado anteriormente. O clube ingressou na Liga de Futebol Bendigo em 1925 e continua sendo parte dessa liga hoje.

Melbourne Football Club

O Melbourne Football Club é o clube de futebol mais antigo da Austrália e é um dos clubes fundadores da Liga Australiana de Futebol. A origem da equipe remonta a 1858, quando os membros da equipe de críquete de Victoria formaram um time de futebol pouco organizado . Tom Wills, o capitão da equipe de críquete, pediu a formação de um “clube de futebol americano” com seu próprio “código de leis” para manter os jogadores em forma durante o inverno.No ano seguinte, Wills e alguns outros jogadores de críquete elaboraram “As Regras do Melbourne Football Club”, que formaram a base do futebol australiano. O clube de futebol comemorou o seu 150 º aniversário em 2008 e divulgou uma lista de “150 Heróis”, bem como um logotipo especial de aniversário que apareceu nas camisas oficiais.

Club de Football of Cambridge Association

Segundo a Universidade de Cambridge, seu clube de futebol de associação é o clube mais antigo atualmente jogando futebol de associação. No entanto, a fundação do clube é muitas vezes contestada e acredita-se ser em 1856 ou 1857. Devido à incerteza sobre a data de formação do clube, ele não é amplamente reconhecido como o clube de futebol mais antigo.Segundo certas fontes, o clube pode remontar a 1856, já que há confirmação de que foram disputados jogos entre clubes de futebol de diferentes faculdades e universidades de Cambridge na década de 1840 . O Clube de Futebol da Cambridge University Association recebeu um prêmio especial do Museu Nacional de Futebol em 2016, que o reconhece como o clube de futebol mais antigo do mundo.

Sheffield Football Club

Antes da formação da FA, os primeiros clubes de futebol usavam suas próprias regras e as Regras de Sheffield eram o primeiro conjunto oficial de regras e leis usadas para jogos de futebol – as Regras de Sheffield até influenciavam as regras da FA. Sheffield tornou-se membro da FA em 1863, mas continuou a usar suas próprias regras. O clube finalmente adotou as regras da FA em 1878. Seus torcedores orgulham-se de seu time ser o mais antigo do mundo.

melhores planos de internet banda larga da Oi Empresas

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.