Qual a diferença entre exercício aeróbico e anaeróbico?
A prática de exercícios físicos é um dos caminhos para uma vida mais saudável, atrelada ao bem-estar. Isso porque, com o corpo em movimento, as funções vitais e o metabolismo funcionam com mais eficiência e desempenho. E existem diversos tipos de práticas que podem proporcionar essa iniciativa, como os esportes radicais e olímpicos. Mas, você sabe qual a diferença entre exercício aeróbico e anaeróbico?
Desse modo, existe uma única diferença que separa esses dois tipos de atividades físicas que você precisa conhecer. Para tanto, o Tudo Esportes desenvolveu um conteúdo completo sobre as principais características desse assunto e, também, alguns exemplos de exercícios para você se inspirar e começar a praticar. Continue acompanhando a leitura.
Quer ir direto ao ponto? Confira sobre o assunto por tópicos:
- O que são exercícios aeróbicos;
- O que são exercícios anaeróbicos;
- Qual a principal diferença entre os dois?
- Qual o mais recomendado?.
O que são exercícios aeróbicos
Exercícios aeróbicos são atividades que utilizam de oxigênio para gerar energia aos músculos. Desse modo, as células precisam consumir mais oxigênio, que vem através da respiração, para a produção de energia. Além disso, esse tipo de exercício demanda mais tempo e o corpo humano precisa se ajustar, utilizando o armazenamento do próprio corpo. Nesse sentido, existe uma molécula responsável por armazenar a energia, a trifosfato de adenosina (ATP), utilizada tanto em exercícios aeróbicos quanto anaeróbicos. E para a perda de peso nessa modalidade, o corpo humano usa uma parte do ATP presente nas células, e depois passa a utilizar a glicose como fonte de energia.
Entretanto, a utilização da glicose é de extrema importância para as funções do cérebro. Para que não seja um problema e não afete a saúde, os próprios músculos passam a utilizar a gordura acumulada para a geração de energia durante os exercícios. E é dessa forma que acontece a perda de peso.
Benefícios do exercício aeróbico
Além da perda de peso provocada pelo longo período dessa categoria de exercício, existem outros benefícios para a saúde. Quem pratica atividades aeróbicas, como subir e descer escadas ou pedalada, tem o metabolismo impulsionado. Contudo, quando o corpo acalma, ainda continua queimando calorias e, consequentemente, emagrecendo mais rapidamente.
Exemplos de exercícios aeróbicos:
- Pular corda;
- Dançar;
- Subir e descer escadas;
- Correr;
- Nadar.
Receba Novidades
O que são exercícios anaeróbicos
Os exercícios anaeróbicos são aqueles que utilizam da queima de carboidratos do corpo para a produção de energia, ocorrendo assim a perda de peso e o ganho de força muscular. São ideais para quem busca ganhar massa muscular magra ou deseja aumentar a força e a resistência corporal, pois, aumentam o desempenho dos músculos.
Da mesma forma que ocorre com o exercício aeróbico, o anaeróbico utiliza das moléculas ATP. No entanto, essas moléculas são reconstituídas automaticamente através da creatina fosfato, outra molécula que se junta para produzir energia. Elas estão presentes nos músculos esqueléticos sendo cruciais para o corpo humano.
Benefícios do exercício anaeróbico
Os exercícios anaeróbicos são uma excelente opção para quem busca ter uma aparência física mais definida por questões estéticas. Além disso, essa atividade promove a melhoria do metabolismo, pois fica mais eficiente e mais rápida quando feito regularmente. Com isso, o metabolismo passa a ter um melhor desempenho e desenvolvimento ao cumprir com suas funções e outras localidades do corpo são beneficiadas, como o sistema imunológico e o sistema cardiovascular.
Exemplos de exercícios anaeróbicos
- Exercícios que exijam velocidade;
- Musculação;
- Agachamento;
- Pilates;
- Saltos.
Qual a principal diferença entre os dois?
Os dois tipos de exercícios apresentados possuem seus benefícios e diferenças. E para exemplificar melhor, a principal diferença entre os dois é a produção de energia. O exercício aeróbico, através do oxigênio e o anaeróbico da queima de carboidratos presentes no corpo humano. E ambos contribuem para a aceleração do metabolismo, para a redução de gordura e podem ser intercalados durante a rotina de treinos. No entanto, é recomendado a supervisão de um profissional capacitado para guiar o indivíduo nas práticas.
Qual o mais recomendado?
Dependendo do seu objetivo para manter o corpo saudável, um pode ser mais interessante que o outro. Se você se identificou com uma atividade física que exija mais velocidade ou demande mais resistência, continue com a prática. Mas, se possível, intercale com outras atividades que possam acelerar a queima de calorias, proporcionando um melhor desenvolvimento do metabolismo, e assim, trazendo o bem-estar.
Em tempos corridos como os atuais, uma opção interessante é fazer aulas online para praticar seus exercícios, sejam aeróbicos, anaeróbicos ou quaisquer outros. Para isso, é aconselhável que você tenha uma conexão de internet boa, que não trave na hora de se exercitar. Então, dê uma conferida nos planos imperdíveis do Melhores Ofertas.