Qual a diferença entre esporte e jogo?
Saber qual a diferença entre esporte e jogo, pode parecer uma tarefa difícil para quem não tem muito contato com a prática de atividades físicas. Isso consegue ser mais confuso ainda quando o esporte apresenta a realização de partidas entre os atletas,como por exemplo, um jogo de futebol. Mas, na realidade, a diferença é bem simples e você poderá entender melhor com o nosso conteúdo de hoje.
Existem algumas características que diferem um do outro. Um pode ser executado com regras pré-estabelecidas, com o uso de uniformes customizados, e pode ser acompanhado por um juiz ou técnico, enquanto o outro é somente para entretenimento de pessoas e tem a possibilidade de não se caracterizar como atividade física. Para saber mais, continue com a leitura.
Quer ir direto ao ponto? Confira sobre o assunto por tópicos:
- O que é esporte?;
- O que é jogo?;
- Qual a principal diferença entre esporte e jogo?;
- Exemplos de jogos;
- Exemplos de esportes.
O que é esporte?
O esporte é a atividade física com fins competitivos, com regras e objetivos definidos. Essa modalidade é comandada por instituições regulamentadoras, e podem ser praticados de forma individual ou coletiva, profissionalmente, de maneira recreativa ou para a melhoria da saúde. Por mais que a prática esteja relacionada à atividade física, existem outras modalidades que não necessitam de muitas movimentações e que também são esportes, como, por exemplo, o xadrez.
O que é jogo?
Diferentemente do esporte, o jogo é uma atividade espontânea em que as regulamentações podem ser modificadas e as regras são flexíveis. Geralmente é caracterizado pelo amadorismo e visa o entretenimento das pessoas, mas existe a chance de ocorrer competições entre os participantes e premiações para os vencedores. Os jogos também podem ser realizados sem a necessidade de atividades físicas, apenas com o uso de estratégias e lógicas entre os jogadores para a alcançar o objetivo principal, como jogos de cartas ou jogos de tabuleiro.
Qual a principal diferença?
Nesse sentido, confundir as duas modalidades pode acontecer com frequência, pois ambas conseguem apresentar algumas semelhanças, como a presença da competitividade. No entanto, possuem uma diferença principal: as regras. Na prática de jogos, as regras podem ser alteradas ou serem flexibilizadas pelos próprios jogadores. Porém, no esporte, as regras são definidas por instituições responsáveis por cada modalidade e possuem caráter mais profissional. Por exemplo, o vôlei no Brasil, que é comandado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
Além disso, na prática de esporte, existe a presença de uniformes personalizados, espaços adequados para a prática e premiações, como títulos ou dinheiro. E cada modalidade necessita de um local apropriado para a sua realização, como quadras, ginásios, pistas de corrida, etc. Já a prática de jogo, não tem a necessidade de uniformes e nem premiações, somente um local adequado para ocorrer a atividade.
Exemplos de jogos
Os jogos são uma ótima opção para o entretenimento de pessoas e podem estar presentes em festas e comemorações para quebrar o gelo e fazer amizades. E agora que você já sabe a diferença entre jogos e esportes, confira alguns exemplos, para você convidar os amigos e jogar:
- Pique-bandeira;
- Cabo de guerra;
- Uno;
- Dominó;
- Dama;
- Pique-pega;
- Pique-esconde;
- Queimada;
- Stop;
- Jogos de videogame;
- Jogos de tabuleiro.
- Xadrez.
Exemplos de esportes
Para uma prática mais profissional de atividades físicas, o ideal é praticar um esporte. Desde os mais tradicionais até os mais radicais, o exercício pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar de quem pratica. Para isso, confira a lista, com alguns exemplos de esportes que podem ser realizados sozinho ou acompanhado:
Conseguiu entender melhor a diferença? Aproveite para contar para nós quais modalidades de jogos ou esportes você já realizou. Deixe nos comentários!