Quais são as maiores torcidas do Brasil?

Quais são as maiores torcidas do Brasil?

Flavio Flavio 20 maio 2020

No ano de 2016 o Instituto Paraná Pesquisas realizou um extenso trabalho a fim de saber quais seriam as maiores torcidas do Brasil. E para isso o órgão consultou mais de 10 mil pessoas e também se valeu dos últimos números do IBGE, que estimam que a população brasileira já ultrapasse a casa dos 206 milhões de indivíduos.

Os números revelam que pouco mais de 75% da população brasileira torce para um daqueles times citados pelo Instituto – são cerca de 156 milhões de pessoas.

Enquanto isso, por volta de 20% não revelaram preferência por nenhum time, ao passo que 5% afirmaram torcer para outro time não listado.

Segue, portanto, a lista com algumas das principais torcidas do Brasil, segundo o instituto.

Receba Novidades

1.Flamengo

Quanto à lista, o Flamengo continua insuperável, com cerca de 33 milhões de torcedores, pouco mais de 16% dos entrevistados.

A instituição ainda possui a característica de ser a preferida quando o assunto é o 2º time – especialmente na região Nordeste – , o que ajuda a inflar, ainda mais, esses números.

O Clube de Regatas do Flamengo estreou como um clube de remo, no distante ano de 1895 – mais especificamente aos 17 de novembro – ; e o curioso é que, de acordo com os mais “antigos”, a sua popularidade já existia nos tempos em que as águas eram o palco das apresentações.

2.Corinthians

O Corinthians aparece na 2ª colocação com 28 milhões de torcedores, totalizando 13,6% dos entrevistados.

O clube caracteriza-se por concentrar toda a sua força no estado de São Paulo, onde é soberano e absoluto.

Criado no dia 1º de setembro de 1910, é inspirado no (à época bastante famoso) Corinthians FC de Londres, que em uma excursão pelo Brasil tornou-se referência para os admiradores do futebol técnico.

O curioso é que o lendário FC de Londres hoje amarga a 7ª divisão inglesa, enquanto a sua criação tornou-se campeã do mundo de futebol.

3.São Paulo

Com cerca de 15,3 milhões de torcedores, o São Paulo ocupa a 3ª posição entre as maiores torcidas do Brasil, abocanhando cerca de 7,4% dos torcedores.

Isso apenas confirma a vantagem que levam os paulistas em função de ser o estado de São Paulo maior do que muitos países europeus.

O clube foi fundado a 27 de janeiro de 1930 – ano da disputa da primeira Copa do Mundo de futebol – e foi um dos protagonistas do primeiro jogo entre clubes profissionais brasileiros, que aconteceu no dia 12 de maio de 1933, com um empate em 2×2, que marcaria para sempre a história do confronto entre os dois gigantes do futebol brasileiro.

4.Palmeiras

O “Verdão”, como a sua apaixonada torcida lhe apelidou, é o 4º colocado nessa lista, com cerca de 5,8% dos torcedores, totalizando a expressiva marca de quase 12 milhões de “alviverdes”.

O Palmeiras foi fundado em 26 de agosto de 1914, fruto da união de imigrantes italianos, que inclusive lhe deram o sugestivo nome de Palestra Itália, em uma referência que não deixa dúvidas sobre as suas origens.

Mas hoje o antigo Palestra Itália é a Sociedade Esportiva Palmeiras! Pois a denominação italiana teve que ser retirada por força dos eventos da 2ª Guerra, na qual Itália e Brasil eram inimigos, em um dos fatos mais curiosos da história do futebol brasileiro.

Receba Novidades

5.Vasco

O Clube de Regatas Vasco da Gama ocupa aqui a 5ª colocação entre as maiores torcidas do Brasil, com quase 9,5 milhões de torcedores, num total de 4,6% do total de entrevistados.

O “Gigante da Colina”, como o clube é carinhosamente apelidado, também foi fundado como um clube de remo nos idos de 1898 (aos 21 de agosto) por cerca de 60 jovens portugueses que mal sabiam no que iria dar aquela aventura – que ainda teria o lendário explorador português como “padrinho”.

O clube foi o primeiro a conquistar um título fora dos nossos domínios, o sul-americano de 1948. E a partir daquele dia abriu caminho para a enxurrada de conquistas dos brasileiros mundo afora.

6.Cruzeiro

Com 4% dos entrevistados, num total de 8,2 milhões de torcedores, o “alviceleste” aparece na 6ª colocação entre as maiores torcidas do Brasil.

Mas não na opinião dos atleticanos, que juram de pés juntos que os números são totalmente outros!

Mas, controvérsias à parte, o que se sabe é que o Cruzeiro Esporte Clube, graças às suas conquistas nas últimas duas décadas, vem estabelecendo-se como uma das grandes forças do país no quesito torcida – algo que não era exatamente a sua especialidade décadas atrás.

A instituição foi fundada em 02 de janeiro de 1921, também por mãos italianas, configurando-se como um dos clubes que têm na imigração italiana a sua grande marca.

7.Grêmio

Criado em 15 de setembro de 1903, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um dos mais antigos clubes de futebol do Brasil, totalizando cerca de 3,5% dos pesquisados e 8,1 milhões de torcedores.

O clube foi fundado sob a inspiração do mais antigo clube brasileiro, o Sport Club Rio Grande, criado em 1900 por inspiração do futebol inglês, que à época encantava o mundo com excursões pelas Américas.

Mas hoje é o Grêmio uma das referências do futebol do Rio Grande do Sul, famoso por ter uma das (se não a mais) engajadas torcidas do país, além de um currículo onde consta somente 5 Copas do Brasil, 2 brasileiros, 3 Libertadores, 1 mundial de clubes, entre diversas outras conquistas ao longo de mais de 115 anos.

Receba Novidades

8.Santos

Em 8º lugar aparece o Santos – o Santos de Pelé – com cerca de 6,4 milhões de torcedores, totalizando 3% do total de entrevistados.

O clube é 3 vezes campeão da Libertadores, 2 vezes campeão mundial, 8 vezes campeão brasileiro, possui 1 Copa do Brasil, entre inúmeros outros títulos impossíveis de serem descritos em tão poucas linhas.

E essa história já comemora 107 anos! Desde que o clube foi criado em 14 de abril de 1912, como “Santos Foot-Ball Club, em mais uma inspiração no lendário futebol inglês do final do séc. XIX.

9.Atlético-MG

Se alguém perguntar a um atleticano qual a torcida mais fanática e comprometida do mundo, não há dúvidas de que a resposta será a do “Galo Mineiro!” O primeiro campeão brasileiro da era moderna, primeiro campeão mineiro, campeão da Libertadores, fundado em 25 de março de 1908, e que por isso mesmo hoje ocupa a 9ª colocação entre as maiores torcidas do Brasil, com cerca de 5,8 milhões de torcedores.

10.Internacional

Por fim, o Sport Club Internacional. Um clube que pertence ao seleto grupo dos 6 únicos brasileiros campeões do mundo, e que desde o dia 04 de abril de 1909 vem dando alegrias à sua torcida.

Apesar de ser um time marcado por altos e baixos impressionantes, como quando dominou os anos 70 e chegou nos anos 2000 como um dos clubes mais vitoriosos do mundo, o clube tem o apoio de mais de 5 milhões de torcedores.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário. E continue compartlhando os nossos conteúdos.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.