Por que os esportes podem definir o futuro de streamings?
As plataformas de streaming se tornaram cada vez mais populares. Uma das pioneiras no assunto foi a Netflix, que ainda hoje é uma das maiores, com altíssimo número de assinantes. Porém, surgem cada vez mais concorrentes no mercado de distribuição de conteúdos multimídias. Bons filmes e séries exclusivas são as principais apostas das empresas, porém, a tendência é que, num futuro, apenas esses conteúdos não sejam o suficiente para conquistar e cativar o público.
Notamos que cada vez mais que os esportes começam a aparecer nas plataformas de streaming. E na busca por inovação, a fim de atrair os usuários, diversas empresas começam a busca pelos direitos de transmitir competições esportivas. Em alguns casos, isso ocorre de forma exclusiva, sendo um ponto fortíssimo para quem consegue as transmissões. Tendo isso em vista, nós, do Tudo Esportes, preparamos esse texto para responder à pergunta: Por que os esportes podem definir o futuro de streamings?
Vá direto ao ponto, através dos tópicos que criamos:
- A NFL no streaming;
- Exemplos de esportes em streaming;
- Libertadores da América no streaming;
- Esportes definem o futuro dos streamings.
A NFL no streaming
A National Football League, ou Liga Nacional de Futebol Americano, é a principal competição de um dos esportes mais queridos nos Estados Unidos. Os jogos realizados aos domingos, contam com um público massivo, em todo território estadunidense. O principal destaque é a “Super Bowl”, o evento da grande final da liga, que ocorre anualmente.
Duas empresas gigantes do entretenimento se encontram na disputa para transmitir os jogos de domingo da NFL, exclusivamente através de streaming. A Amazon e a Apple são as principais na disputa pelo “Sunday Ticket”, como são chamados os jogos realizados aos domingos. Atualmente, eles são de transmissão exclusiva da “DirecTV”, que paga mais de R$10 bilhões por ano. Porém, já se estima que os valores que podem passar a ser pagos, pelos direitos da transmissão, cheguem aos R$37 bilhões anuais.
A Disney também era uma das empresas que disputava para transmitir os jogos, mas Apple e Amazon assumiram a liderança nessa “corrida”, oferecendo valores extremamente elevados. A Amazon, com o seu serviço de streaming “Prime Video”, investe em outros esportes e competições. Em 2021, ela comprou os direitos de transmissão do chamado “Thursday Night Football”, também da NFL.
O futebol americano, através da NFL, é apenas um dos esportes que mostram essa tendência, e aparecem cada vez mais entre os streamings.
Exemplos de esportes em streaming
Vamos falar de outros exemplos de esportes que estão surgindo nos streamings. A “Serie A”, é a primeira divisão de futebol da Itália, e passou a ser transmitida exclusivamente no serviço de streaming DAZN, que comprou os seus direitos de exibição. Nele, você ainda encontra outras competições, como a Premier League, a Copa da Inglaterra, a Copa da Itália e, até mesmo, da Série C do Brasileirão.
O futebol vem ganhando cada vez mais espaço nos serviços de transmissões digitais e outro exemplo fortíssimo é a HBO Max. Diversos jogos da atual temporada da Champions League, a Liga dos Campeões da Europa, são transmitidos de forma exclusiva na plataforma. Além disso, o Campeonato Paulista de 2022, chamado também “Paulistão”, tem diversos jogos transmitidos na HBO Max.
Outro serviço já citado, o Amazon Prime Video, através de uma parceria com o “Premiere”, serviço de pay-per-view da Globo, também transmitiu diversos jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, no ano de 2021. O Premiere também conta com uma plataforma própria, chamada “Premiere Play”.
Por fim, citamos o Star+, outro serviço gigante dos streamings, que conta com diversas opções de esportes em seu catálogo. Isso porque há uma parceria com a ESPN, tendo toda a programação dos canais de TV disponíveis na assinatura do Star +. Os canais são “ESPN”, “ESPN Brasil”, “ESPN2” e “ESPN Extra”. Tendo isso em vista, notamos diversas competições esportivas podendo ser assistidas no Star +. Dentre as principais, podemos citar a Copa Libertadores da América, a Europa League, a Ligue 1 e a LaLiga, no futebol. Ademais, através da Star+, é possível acompanhar jogos da NBA, a principal liga de basquete do mundo. Ainda temos transmissões de outros esportes, como hóquei, tênis, rúgbi, vôlei e até mesmo e-sports, além de variados programas esportivos.
Libertadores da América no streaming
Como citamos anteriormente, alguns jogos da Copa Libertadores da América já deram as caras em plataformas de streaming. Porém, atualmente, existe a possibilidade dos jogos da competição se tornarem exclusivos apenas em algumas dessas plataformas. A Libertadores é a principal competição sul-americana, sendo extremamente aguardada e assistida por brasileiros. Além disso, a Copa do Brasil, outra competição extremamente popular no país, também encara a possibilidade de se tornar exclusiva das plataformas digitais.
A Globo já declarou ter interesse em adquirir a exclusividade de transmitir os torneios, desde que seja economicamente viável. A anteriormente realizada, e citada no texto, parceria com a Amazon pode ser uma alternativa interessante aos globais.
A “CONMEBOL”, Confederação Sul-Americana de Futebol, afirma que há encontros com possíveis compradores dos direitos exclusivos de transmissão do seu principal torneio, a Libertadores. Mas, eles realçam que a oferta deve ser financeiramente viável, e não pode diminuir a visibilidade atual do torneio.
Esportes definem o futuro dos streamings
A grande verdade que podemos concluir do que se vê atualmente, é que os esportes têm um potencial enorme, e atraem bastante público para essas plataformas. Além disso, a grande competitividade entre os serviços de streaming faz com que aqueles que mais inovam, sejam cada vez mais procurados e assinados. Por esse motivo, insistir em apenas lançar filmes e séries exclusivas, pode não ser o suficiente. As plataformas digitais são cada vez maiores, e ganham o espaço, outrora exclusivo, das redes de televisão.