Partidas Históricas do Campeonato Francês
As partidas históricas do Campeonato Francês são o resultado de uma não menos histórica tradição de um futebol que começou a ser praticado de forma mais organizada no distante ano de 1933, quando foi criada a Federação Francesa de Futebol (FFF), que por sua vez criou o Sistemas de Ligas de Futebol oriunda da Ligue de Football Professionnel.
No total são 5 divisões no país (além de outras associações com pouca expressividade), que constituem o Futebol Francês, que tem na Ligue 1 e na Ligue 2 os seus principais eventos; como uma espécie de 1ª e 2ª divisões; e ainda com a Championnat National (a 3ª divisão), que também é considerada uma liga bastante tradicional no país.
Descubra tudo sobre:
O campeonato
O Campeonato Francês é apontado como um dos mais equilibrados da Europa, com 10 times se revezando nos títulos; e ainda com a grata surpresa de que o desconhecido Saint-Étienne seja o maior campeão da história, com 10 títulos, em um dos fatos mais curiosos da história do futebol francês.
Mas, sem dúvida, é a Ligue 1 a grande “menina dos olhos” do campeonato. É dela que surgem as maiores curiosidades, os grandes números, recordes, marcas, além de partidas históricas e episódios marcantes na trajetória do futebol do país, como esses que veremos ao longo desse artigo.
Receba Novidades
As 6 partidas históricas do Campeonato Francês
1. PSG 7 x 1 Monaco
Dentre os vários episódios marcantes na história do Campeonato Francês, um chama bastante a atenção por ter sido produzido por uma das maiores rivalidades do futebol mundial: PSG e Mônaco, dois dos pilares do futebol francês.
A partida foi realizada no dia 15 de abril de 2018, pela 33ª rodada do campeonato, e o que se viu foi mais um capítulo da história sendo escrito, com a vitória do PSG por acachapantes 7 a 1 sobre o Mônaco, que vinha sendo o grande rival do clube nos últimos anos.
E para piorar, a partida (que ocorreu no Parque dos Príncipes) foi a que decidiu o título daquele ano; confirmando a supremacia do PSG, mesmo sem poder contar com as suas grandes estrelas: Neymar e Mbappé.
2. Olympique Lillois x Cannes
Esse foi o jogo que marcou o início da trajetória do futebol no país. Foi ele quem fez do Lillois o primeiro campeão francês da história, em uma partida memorável, ocorrida no dia 14 de maio de 1933, e que terminou com o placar de 4 x 3 para o Olympique Lillois, que mais tarde se tornaria o Lille OSC.
Mas esses eram outros tempos! Tempos das maiores rivalidades e disputas acirradas, em que nenhum time conseguia disparar muito na frente.
Tanto é assim que o futebol na França chega aos dias atuais como um dos mais equilibrados do mundo. Com cerca de 10 times com pelo menos um tricampeonato, além de algumas das partidas mais históricas do Campeonato Francês.
3. Olympique de Marselha 20 x 2 Olympique Avignonais
Na arquibancada um senhor levanta as mãos para os céus se dizendo incrédulo diante do que via. Um jovem faz as contas tentando não perder-se ante aquela exuberância de números. E em campo, os jogadores do Avignonais tentam como podem conter a “Fúria de Marselha”, porém nada podendo fazer diante daquele verdadeiro “rolo compressor”.
Estava sendo decretada a maior goleada da história do Campeonato Francês! Um 20 a 2 inquestionável, mas que porém não se sabe, até hoje, quais foram as repercussões de bastidores, que devem ter sido inúmeras, especialmente do lado do Avignonais, que não sabiam que estavam diante daquela que seria uma das mais vencedoras equipes do futebol francês de todos os tempos.
4. A “Goleada histórica” – Uma das partidas históricas do Campeonato Francês
Uma das partidas consideradas históricas do Campeonato Francês foi o humilhante 9 a 0 do PSG sobre o Guingamp, que seria mais um passo rumo ao título daquele ano, já com as estrelas Cavani, Neymar e Mbappé, que se revezaram na marcação dos gols.
Mbappé e Cavani marcaram 3 gols cada um, enquanto Neymar marcou 2; ficando o último para a conta de Meunier; para fechar aquela que foi a maior goleada do clube dentro de casa na história do campeonato, que agora já tinha novas “estrelas”, os galácticos do Paris Saint-Germain.
O curioso é que semanas atrás esse mesmo Guingamp havia eliminado o PSG nas quartas de finais da Copa da França; e ao que parece estava recebendo o troco, em forma de uma sonora goleada, que agora estava, definitivamente, imortalizada na história do futebol francês para sempre.
5. Lille 5 x 1 Paris Saint-Germain
No dia 14 de abril de 2019 o tradicionalíssimo time do Lille conseguiu uma façanha: aplicou uma humilhante goleada de 5 a 1 no poderosíssimo Paris Saint-Germain, o time com o maior investimento da liga e um dos maiores do planeta.
O jogo ocorreu pela 32ª rodada do torneio; torneio esse vencido pelo PSG, que teve o título, como se diz, “carimbado” de forma surpreendente, ante as faces incrédulas dos torcedores de ambos os clubes.
A última derrota do PSG, com tamanha expressividade, só havia ocorrido em 2000, quando perdeu para o modesto time do Sedan. E ao que parece o futebol não se cansa mesmo de mostrar o quão surpreendente pode ser, como nenhum outro esporte jamais conseguirá comparar-se.
Tudo bem que o Lille era o 2º colocado – porém 2 º colocado com 17 pontos! E nem de longe o clube seria capaz de ameaçar a conquista (que verdadeiramente ocorreu) do campeonato pelo PSG – o que torna o feito ainda mais impressionante.
6. Lille 2 x 2 Paris Saint-Germain
Mas na temporada 2010/11 ninguém conseguiria tirar das mãos do Lille (o primeiro campeão francês em 1902, ainda com o nome de Olympique Lillois) o título de campeão francês.
Com um time modesto, jovem e sem grandes estrelas, o time contou com a sua grande arma: a velocidade! E com ela não tomou o menor conhecimento dos seus adversários durante o certame.
O jogo final foi na casa do PSG, no Parque do Príncipes, e o empate em 2 x 2 foi tudo de que o clube lendário necessitava para sagrar-se campeão (ainda com o título da Copa da França), em uma das partidas consideradas históricas nessa longa trajetória do Campeonato Francês.