Conheça os Recordes do Campeonato Brasileiro
Conhecer os recordes do Campeonato Brasileiro significa saber as entranhas de uma das mais caras manifestações culturais brasileiras, capaz de produzir histórias que passeiam pelo imaginário popular há mais de 1 século, e que ajudaram a construir uma parte dessa identidade brasileira calcada na miscigenação.
Fique por dentro dos seguintes assuntos:
O futebol brasileiro
O futebol brasileiro é mais do que uma paixão, ela pode ser, para um indivíduo remediado, a única válvula de escape, aquilo em que ele irá completar-se, sentindo-se como parte integrante de algo maior, bem maior do que ele! Talvez seja até mesmo a sua única oportunidade de sentir-se grande, 1º mundo, potência mundial e, dessa forma, com um lugar cativo no mapa do mundo.
A partir das mais recentes modificações feitas pela CBF nessa história – em função da unificação dos títulos da Taça Brasil, Robertão e do atual Campeonato Brasileiro – produziu-se um cenário totalmente novo, com novos recordes, novos campeões, marcas questionadas, outras recuperadas, entre outras inúmeras peculiaridades.
Mas o objetivo desse artigo é fazer uma lista com os recordes que são considerados os mais marcantes do atual Campeonato Brasileiro de Futebol, além de algumas marcas do passado, consideradas quase imbatíveis, e que somente no futebol brasileiro poderiam ocorrer de forma tão exuberante, rica e, muitas vezes, surpreendente.
Os recordes do Campeonato Brasileiro: Maior público
Apesar das controvérsias, aquele que foi considerado o maior público de uma partida do Campeonato Brasileiro totalizou cerca de 155.523 pessoas no Maracanã, para apreciar a vitória do Flamengo sobre o Santos por 3 a 0, na segunda e última partida que definiu o campeão no dia 29 de maio de 1983.
Porém esse foi apenas um dos inúmeros exércitos que “invadiram” o “templo do futebol” ao longo da sua história. Poucos se lhe comparam em presença massiva de público, o que o torna um dos verdadeiros símbolos da cultura popular brasileira.
Os recordes de artilharia do Campeonato Brasileiro
Nisso o Clube de Regatas Vasco da Gama é imbatível! Vem da “Colina” os 3 maiores artilheiros do atual Campeonato Brasileiro: Roberto Dinamite (190 gols), Romário (154 gols) e Edmundo (153 gols) – todos “crias” do clube.
E mais: Edmundo, jogando pelo Vasco, foi quem marcou mais gols em uma só partida (6), no jogo Vasco da Gama 6 x 0 União São João de Araras (SP) em 11 de setembro de 1997 no Estádio de São Januário (RJ).
Isso sem contar o fato de que o clube é quem teve artilheiros no maior número de disputas (8 campeonatos): Roberto Dinamite, Romário, Edmundo, Paulinho e Bebeto.
Os números da artilharia ainda revelam Washington, do Atlético Paranaense, como o jogador que marcou mais gols numa única edição do campeonato (34); Romário, como o jogador mais “velho” a tornar-se artilheiro: 39 anos, pelo Vasco da Gama, em 2005; além de uma dobradinha com artilharia e vice-artilharia (fato único na história) conquistadas pelo Clube de Regatas Vasco da Gama com Roberto Dinamite (16) e Arturzinho (14).
Os números
Os recordes do Campeonato Brasileiro apresentam números que tornaram-se quase lendários na história do futebol mundial. Basta saber que o primeiro gol foi marcado a 07 de agosto de 1971, por Héctor Scotta (Grêmio), no jogo São Paulo 0 x 3 Grêmio, no estádio do Morumbi.
Outra curiosidade é que a tradição do Campeonato Brasileiro é de ter sempre times da capital como campeões, e somente dois clubes subverteram essa lógica: o Guarani (Campinas – SP) que foi campeão em 78, e o Santos (1961, 1962, 1963, 1964 , 1965, 1968, 2002 e 2004) que, muitos não sabem, pertence à região metropolitana.
Outras números do Campeonato Brasileiro revelam que em 1974 tivemos o campeonato com o maior número de participantes, 94!. Revelam também que o gol mais rápido ocorreu no jogo Náutico (PE) x Atlético Mineiro, no ano de 1989, no estádio dos Aflitos (Recife -PE), que foi marcado por Nivaldo (Náutico) em inacreditáveis 8 segundos.
Aqui um fato curioso: Muricy Ramalho e Rubens Minelli são os únicos treinadores que conquistaram 3 títulos de Campeonatos Brasileiros consecutivos na era moderna.
O primeiro, pelo Internacional de Porto Alegre, conquistou os de 75 e 76, e logo após o de 77 com o São Paulo. Já Muricy Ramalho conseguiu a façanha de ser campeão em 2006, 2007 e 2008, um autêntico tri-campeonato – e ainda pelo mesmo clube, o São Paulo.
Ainda sobre os técnicos, os cérebros por trás das estrelas, saibam que fica com Wanderley Luxemburgo o título de maior vencedor do Campeonato Brasileiro da era moderna, com 5 títulos (Palmeiras em 93 e 94, Corinthians em 98, Cruzeiro em 2003 e Santos em 2004). Enquanto Luis Alonso Pérez conseguiu a façanha, jamais igualada, de conquistar as Taças Brasil de 61 a 65 pelo Santos.
Receba Novidades
Os recordes do Campeonato Brasileiro
O time que permaneceu invicto por mais tempo no Campeonato Brasileiro da era moderna foi o Botafogo entre 1977 e 1978. Mas o curioso é que os assustadores 42 jogos sem perder não o ajudaram a sequer participar das semifinais dos campeonatos, tendo que amargar uma 5ª colocação em 77 e uma 9ª em 78.
Já o Internacional gaba-se de ser o único clube na história do atual campeonato a conquistar um título de forma invicta. Foi o Brasileirão de 1979, que marcou uma espécie de hegemonia colorada nos anos 70, graças a outras duas conquistas, em 75 e 76.
Porém, com a unificação da Taça Brasil e o Robertão, agora o clube tem a companhia do Cruzeiro (em 66), do Palmeiras (60) e do Santos (em 63, 64 e 65), como campeões invictos do campeonato nacional.
Ainda no campo das curiosidades sobre os recordes do Campeonato Brasileiro, os números revelam que a maior goleada da história ocorreu no jogo Corinthians e Tiradentes (PI), em 09/02/83, no Estádio Canindé, com o incrível placar de 10 x 1 para o “Coringão”.
Agora, o jogo com a maior quantidade de gols é imbatível: Cerá 7 x River 5, na distante Taça Brasil de 59.
O jogador mais novo a ser campeão brasileiro da era moderna foi Diego, do Santos, com 17 anos e 9 meses, na quase épica conquista de 2002, após classificar-se na 8 colocação entre os 8 que se classificavam para a fase decisiva.
O jogador mais jovem a garantir a artilharia do Campeonato Brasileiro foi a “máquina de fazer gols”, Roberto Dinamite, que no ano de 1974 (na conquista do título) marcou 16 gols com apenas 20 anos.
E, por fim, o árbitro que mais comandou jogos no atual Campeonato Brasileiro foi Arnaldo Cézar Coelho, com 291 jogos e muitas, muitas polêmicas!