Os maiores goleiros da história do futebol

Os maiores goleiros da história do futebol

Renan Renan 19 ago 2022

O futebol é, além de tudo, um esporte de muita tática e estratégia. Cada peça dentro de campo é extremamente importante para o funcionamento do time em busca da vitória. Alguns dos jogadores mais lembrados e ovacionados de todos os tempos são os atacantes, habilidosos responsáveis por marcar os gols. Afinal, a vantagem no marcador é o que define a vitória, independentemente de todo o resto.

Porém, você já parou para pensar que os gols evitados são tão importantes quanto os gols feitos? E além dos jogadores de linha que podem impedir avanços da equipe adversária, quem é o principal responsável por evitar gols? O TudoEsportes preparou essa publicação para falar sobre alguns dos maiores goleiros de todos os tempos. Acompanhe a listagem, dividida entre nomes brasileiros e internacionais, e conheça os principais arqueiros da história do futebol.

Navegue entre as duas categorias que criamos:

Os goleiros mais importantes da história do futebol
Conheça um pouco mais sobre a história de alguns dos goleiros mais importantes do mundo

Principais goleiros do futebol brasileiro

Vamos iniciar listando cinco dos principais nomes entre os goleiros brasileiros. É válido lembrar que a lista não segue nenhuma ordem de importância. Além disso, listaremos apenas alguns dentre os maiores, ou seja, vários nomes ficarão de fora desta seleção.

Taffarel

Cláudio André Mergen Taffarel, conhecido apenas pelo seu último sobrenome é, sem dúvidas, um dos mais importantes e marcantes goleiros da história do futebol brasileiro. Nascido em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, em 1966, hoje é reconhecido como um dos maiores ídolos da seleção brasileira de futebol.

Taffarel jogou 3 copas do mundo: em 1990, 1994 e 1998. Conquistou o título em 94, o quarto do Brasil, e o vice-campeonato em 98. Ao todo, fez 123 jogos pelo time nacional, sendo um dos jogadores com mais partidas.

Você provavelmente já ouviu o bordão eternizado pelo locutor Galvão Bueno, que diz “Sai, sai que é sua, Taffarel!”, não é? Ele foi criado quando o goleiro defendeu uma cobrança de pênalti na semifinal da copa de 1998. Defender pênaltis era uma das especialidades do jogador.

Atualmente, Taffarel é treinador de goleiros da seleção brasileira e do clube Liverpool, da Inglaterra. Nas duas ocasiões, o ex-jogador acompanha um dos maiores goleiros brasileiros atualmente ativos: Alisson Becker. Apesar de não aparecer em nossa lista, Alisson, hoje, é um dos arqueiros mais importantes do mundo. Como resultado, ganhou o título de “Melhor Goleiro do Mundo da FIFA” em 2019, e o vice em 2020. É possível que os treinos e a mentoria de Taffarel ajudem Alisson a se destacar ainda mais.

Gylmar

Gylmar dos Santos Neves nasceu na cidade de Santos em 1930. Entre os anos 50 e 60, se destacou como um dos principais goleiros do futebol nacional, conquistando duas torcidas rivais no estado de São Paulo, a do Santos e a do Corinthians. O goleiro fez mais de 300 partidas por cada uma das equipes. Porém, foi no clube da sua cidade natal que conquistou os seus principais títulos: as Libertadores e os Mundiais de 1962 e 1963.

Além de ídolo absoluto no Santos, Gylmar também conquistou um lugar no coração de torcedores em todo o país por defender a seleção brasileira. Isso porque conquistou as duas primeiras Copas do Mundo do Brasil, sendo o goleiro titular nos títulos de 1958 e 1962.

O lendário goleiro é chamado de “campeão de tudo”, isso por ter conquistado ao menos um título de todas as competições que disputou. Vítima de um AVC, Gylmar faleceu em 2013, aos 83 anos, deixando saudades para muitos torcedores.

Marcos

Marcos Roberto Silveira Reis nasceu no município de Oriente, em São Paulo, no ano de 1973. O ex-jogador recebeu o apelido de “São Marcos” por realizar diversas defesas quase impossíveis, consideradas “milagres” pelos torcedores. É um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, além de ter se destacado na seleção brasileira.

Pelo clube paulista, Marcos conquistou quatro títulos estaduais, além de dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil e a primeira Libertadores do Clube, em 1999, o mais importante dentre eles.

Na seleção brasileira, Marcos era o reserva da conquista da Copa América de 1999, mas foi titular em 2002, no Pentacampeonato. Nessa época, o Brasil era uma das seleções com os melhores goleiro à sua disposição. Para você ter ideia, os dois reservas da Copa de 2002 são os próximos nomes da nossa lista: Dida e Rogério Ceni.

Marcos ainda possui uma série de títulos individuais, sendo um dos mais importantes o de quarto melhor goleiro do mundo pela IFFHS, em 2002. O arqueiro era decisivo sobretudo em cobranças de pênalti, sendo, até hoje, o jogador que mais defendeu essas penalidades na Copa Libertadores. Foram 11 no total.

Hoje, aposentado, é apenas mais um torcedor fanático do Palmeiras, clube que mais defendeu. Com certeza os torcedores, tanto palmeirenses quanto da seleção, sentem falta de São Marcos em campo.

Dida

Nelson de Jesus da Silva, mais conhecido como Dida, nasceu em Irará na Bahia no ano de 1973. O goleiro recebeu o apelido de “Rei dos Pênaltis”, dado por torcedores e jornalistas esportivos, por ser um absoluto especialista em defender essas cobranças.

No Brasil, iniciou no Vitória e passou pelo Cruzeiro, mas foi no Corinthians que ele teve seu maior destaque. Dida conquistou títulos estaduais, nacionais e internacionais.

Todavia, foi na Europa que Dida se consagrou como um dos melhores de todos. O goleiro chegou ao Milan em 2000, tendo por lá algumas de suas maiores conquistas. Dida venceu um Campeonato Italiano, uma Copa da Itália, uma Supercopa Italiana, duas Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias e um Mundial de Clubes pelo time italiano.

Na seleção brasileira, Dida foi titular na conquista da Copa América de 1999 e reserva na conquista do Penta. Além disso, estava presente nos títulos da Copa das Confederações, em 1997 e 2005. Individualmente, foi considerado o Terceiro Melhor Goleiro do Mundo pela IFFHS em 2004 e o 2º Melhor no ano seguinte.

Hoje, Dida é treinador de goleiros no clube em que mais se destacou: o Milan. 

Rogério Ceni

Rogério Mücke Ceni, mais conhecido como Rogério Ceni, nasceu em Pato Branco, no Paraná, no ano de 1973. Foi revelado em 1990 pelo Sinop, do Mato Grosso. No mesmo ano chegou ao São Paulo Futebol Clube, onde viria a se tornar um dos maiores ídolos da história do time.

Ceni foi o goleiro titular da equipe paulista entre 1997 e 2015, sendo o jogador que mais vestiu a camisa de um mesmo clube na história do futebol mundial. Ao todo, foram 1.237 jogos como guarda-redes do tricolor paulista. Esse é apenas um dos recordes de Rogério, que além disso, é o jogador que mais atuou como capitão de uma mesma equipe, com 982 partidas. Ceni também é o jogador que mais venceu por um único clube, com 601 vitórias.

Para fechar a lista de recordes mundiais do goleiro, Ceni é o maior goleiro-artilheiro de toda a história do futebol. Especialista em cobranças de falta e pênalti, ele se aposentou com um total de 131 gols marcados. Para um atacante, seria um número muito pequeno, mas para um goleiro é um feito absurdo. O segundo maior goleiro-artilheiro do mundo é o paraguaio José Luis Chilavert, com praticamente metade de gols: 67.

São diversos outros recordes pessoais de Ceni que não caberiam em nossa lista. Quanto aos principais títulos, ele conquistou três Campeonatos Paulistas, três Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores da América e dois Mundiais de Clubes. No Mundial de 2005, quando o São Paulo venceu o Liverpool, Ceni foi grande destaque da partida, fazendo defesas milagrosas que o renderam o prêmio de melhor jogador da final. Ele também é o único goleiro da história a fazer um gol na competição internacional.

Além de fazer gols, Ceni evitava diversos triunfos dos adversários. O brasileiro aparece na lista de Melhores Goleiros do Mundo da IFFHS, em 5º no ano de 2007, 6º em 2006 e 9º em 2005.

Na seleção, Ceni não teve muito destaque. Porém, estava presente como terceiro goleiro na conquista do penta, em 2002. Atualmente, ele é treinador de futebol e comanda a equipe da qual se tornou ídolo debaixo das traves: o São Paulo.

Principais goleiros internacionais

Agora, veja cinco dos principais nomes quando o assunto são goleiros ao redor do mundo. Assim como na listagem anterior, não há ordem de importância ou habilidade.

Iker Casillas

Iker Casillas Fernández é um ex-goleiro espanhol, dentre os maiores de todos os tempos. Nascido em Móstoles em 1981, é um dos maiores ídolos da seleção de seu país e de um dos maiores clubes espanhóis: o Real Madrid.

Pelo clube merengue, Casillas conquistou a Ligas dos Campeões três vezes, a La Liga cinco vezes, a Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes duas vezes, dentre outros inúmeros títulos. Na seleção espanhola, o goleiro foi titular no bicampeonato na Eurocopa, em 2008 e 2012. Além disso, Casillas foi goleiro e capitão na conquista mais importante do país: a Copa do Mundo de 2010.

Por fim, quando falamos em conquistas individuais, o goleiro tem uma vasta lista de prêmios. Os principais são os de Melhor Goleiro do Mundo por cinco anos seguidos, entre 2008 e 2012, tanto pela FIFA quanto pela IFFHS.  

O goleiro se aposentou em 2020, jogando pelo Porto, onde encerrou a carreira com o título da Taça de Portugal pela equipe.

Oliver Kahn

Um dos dois alemães que apareceram em nossa lista, Oliver Kahn é sempre lembrado quando falamos em goleiros importantes. Nascido em Karlsruhe, em 1969, era um dos melhores em sua profissão, conquistando diversos títulos debaixo das traves.

Destacando-se principalmente no Bayern de Munique, na Alemanha, Kahn conquistou uma Copa UEFA, oito Bundesligas, e uma UEFA Champions League. Porém, pela seleção alemã, Kahn tem apenas um título relevante: a Eurocopa de 1996.

Todavia, os títulos individuais mostram a excelência do atleta. Ele foi considerado o Melhor Goleiro do Mundo em 1999, 2001 e 2002. Ademais, durante a Copa do Mundo de 2002, na qual a seleção alemã foi vice-campeã, perdendo para o Brasil, Kahn levou o prêmio de melhor jogador da competição.

Atualmente, aos 52 anos, ele é presidente do clube que o consagrou, o Bayern de Munique.

Manuel Neuer

O segundo alemão da lista é considerado por muitos como um dos melhores arqueiros da história do futebol. Manuel Peter Neuer nasceu em Gelsenkirchen, em 1986, e é um dos únicos da lista que segue atuando como jogador. É o atual goleiro do Bayern de Munique e também da seleção de seu país.

A lista de títulos do goleiro é extensa. Ao todo, são dez Campeonatos Alemães, além de cinco Copas da Alemanha e cinco Supercopas. Quanto à Liga dos Campeões, Neuer levantou a taça pelo Bayern duas vezes e, em ambas as oportunidades, a equipe também conquistou o Mundial de Clubes.

Neuer coleciona diversos triunfos internacionais, incluindo cinco títulos de Melhor Goleiro do Mundo pela IFFHS: em 2013, 2014, 2015, 2016 e 2020. Também foi o melhor goleiro da Copa do Mundo de Futebol de 2014, realizada no Brasil, na qual a seleção alemã se consagrou tetracampeã.

O estilo de jogo do goleiro também chama atenção internacionalmente, afinal, ele utiliza muito os pés e inicia diversas jogadas para as suas equipes. Ou seja, ele muitas vezes atua como uma espécie de “goleiro linha”, algo muito comum no futsal. Essa função, entretanto, não é novidade no futebol, e já havia sido praticada por outros goleiros. Inclusive, um deles já apareceu em nossa lista: Rogério Ceni. Neuer apenas popularizou o estilo de jogo em termos internacionais.

Ademais, é o mais provável da lista para aumentar ainda mais os triunfos. Afinal, aos 36 anos, deve jogar ao menos mais uma ou duas temporadas, defendendo um dos melhores clubes da Europa e uma fortíssima seleção.

Gianluigi Buffon

Gianluigi Buffon, nasceu em 1978 na cidade de Carrara e é o segundo atleta da lista que segue em atividade. Mesmo com 44 anos, idade considerada avançada para atletas de futebol, ele é o atual goleiro do Parma, time da serie B do Campeonato Italiano.

Ídolo da Juventus e da seleção italiana, é considerado por muitos o melhor goleiro de todos os tempos. Conquistou títulos em todos os clubes que passou, iniciando pelo Parma, onde venceu uma histórica Copa da UEFA, além de uma Copa da Itália e uma Supercopa. No Juventus, tem uma lista extensa de conquistas, sendo as principais dez da Serie A Italiana, cinco Copas da Itália e seis Supercopas. No Paris Saint German, conquistou uma Ligue 1 e uma Supercopa da França, ambas em 2018.

Na seleção italiana, Buffon foi goleiro e um dos heróis do tetracampeonato, em 2006. Individualmente, a lista de Gianluigi também é de se aplaudir: são cinco títulos de Melhor Goleiro do Mundo, além de seis vices.

A expectativa é que o jogador encerre sua carreira nessa temporada pelo clube que o revelou, o Parma. Sem dúvidas, é um dos maiores e melhores goleiros da história.

Lev Yashin

Para fechar nossa lista, vamos voltar bastante no tempo e falar de um goleiro que tem poucos títulos, mas muita importância. Lev Ivanovich Yashin nasceu em Moscou, na Rússia, em 1929. Em diversas listas ordenadas por critérios de importância o atleta aparece no topo.

Ele atuou exclusivamente pelo Dínamo de Moscou, além de jogar pela seleção da União Soviética. Conquistou seis vezes o Campeonato Soviético de Futebol e três vezes a Copa da URSS. Também levou a medalha de ouro nos jogos olímpicos de 1956 e a Copa das Nações Europeias de 1960.

O que impressiona e coloca Yashin como destaque, são suas excelentes atuações. O goleiro atingiu o número de 270 partidas sem levar um único gol. Além disso, defendeu cerca de 150 pênaltis, outro número impressionante. Recebeu o apelido de “Aranha Negra”, por usar um uniforme todo preto e fazer diversas acrobacias e saltos debaixo das traves ao realizar grandes defesas.

Até hoje, é o único goleiro a levar o “Ballon d’Or”, ou “Bola de Ouro”, da revista France Football, um dos prêmios de maior prestígio do futebol mundial. Yashin a conquistou em 1963. Além disso, a IFFHS, citada diversas vezes, o considerou como o melhor goleiro do século XX.

Muitos ainda dizem que a forma com que o Russo jogava, dominando completamente a pequena área e sendo absoluto debaixo das traves, revolucionou a posição de goleiro. O atleta faleceu em 1990, aos 60 anos.

Esses são alguns dos principais nomes quando o assunto é goleiro. Com certeza, todos esses atletas foram grandes referências na defesa de seus times e serão sempre lembrados na história do futebol. Mantenha-se conectado conosco no TudoEsportes para mais listas e artigos sobre todas as áreas esportivas!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos