Os Fatos Mais Marcantes da História do Sport Club Internacional

Os Fatos Mais Marcantes da História do Sport Club Internacional

Flavio Flavio 20 maio 2020

Talvez um dos fatos mais marcantes da história do Sport Clube Internacional diga respeito às origens do seu nome.

Consta que o “Internacional” foi a forma encontrada pelos irmãos paulistas Eduardo, Luis Madeira e Henrique Poppe de democratizar o futebol da região, ao deparar-se com a restrição de que apenas descendentes de alemães poderiam envolver-se com o futebol na cidade de Porto Alegre (RS).

Os irmãos decidiram lutar para expandir os seus horizontes, e com isso tornou o clube o primeiro do estado a abrigar negros, operários e demais trabalhadores – e por isso mesmo reinou soberano nos primeiros anos do clube, já que o Grêmio não aceitava tais cidadãos, que na verdade sempre foram os grandes jogadores da época.

O “pontapé” inicial para a criação do clube foi o dia 04 de abril de 1909; mas o primeiro jogo foi somente no dia 18 de julho, contra o Grêmio, no Estádio da Baixada.

E o resultado? Bom, o melhor mesmo para o colorado é esquecer aquele dia, pois a partida terminou em uma humilhante derrota por 10 a 0, que seria o combustível para que o clube, a partir dali, se transformasse numa das referências do futebol do país.

O Sport Clube Internacional ainda teve que amargar um empate no dia 7 de setembro do mesmo ano por 0x0 contra o Militar Football Club (à época um time bastante tradicional).

E vitória mesmo somente no dia 12 de outubro, contra o mesmo time, por um placar de 2×1; para aí então não parar mais de vencer, em uma das histórias mais emblemáticas do futebol brasileiro.

Segue, portanto, alguns dos fatos mais marcantes acerca da história do “Colorado”, o Sport Club Internacional. Um clube que pertence ao seleto grupo dos seis únicos clubes brasileiros campeões mundiais de futebol.

Receba Novidades

1. A façanha dos anos 70

O Sport Club Internacional é o único tricampeão brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo, com os títulos de 75, 76 e 79, conquistados com a ajuda de craques como Falcão, Claudiomiro, Manga, Carpegiani, Figueroa, além do quase lendário técnico Rubens Minelli.

A equipe que fez dos anos 70 a sua “casa”! E como se não bastasse, ainda conquistou todos os estaduais de 69 a 76, num total de 8 títulos; o que configurou-se como uma das grandes façanhas do futebol brasileiro.

Isso sem contar o fato de ter sido o primeiro time do Sul do país a participar de uma final de Libertadores, o confronto de 1980, que para o azar dos colorados terminou com o placar de 1×0 para o Nacional do Uruguai, em um dos momentos épicos do futebol gaúcho.

2. O time que “nunca perdeu”

Essa foi uma forma, obviamente, bem humorada que os torcedores do Internacional encontraram para enaltecer a façanha de ter sido, até hoje, o único clube brasileiro que conquistou um Campeonato Brasileiro de forma invicta, no ano de 1979, em uma final que contou com o Vasco da Gama, que àquela altura nada pôde fazer contra o “Rolo Compressor de Vermelho”, capitaneado pelo técnico Ênio Andrade.

Foram 23 jogos, 16 vitórias e 7 empates; ainda com 40 gols marcados e apenas 13 sofridos; para culminar com os 2×1 sobre o Vasco em pleno estádio do Beira-Rio, para o deleite de uma multidão ensandecida.

3. A liderança no ranking

Outro fato marcante acerca da história do Sport Club Internacional refere-se à sua impressionante liderança no ranking de pontos do Campeonato Brasileiro, que durou inacreditáveis 23 anos, desde 1975 a 1998, como um dos feitos mais lendários de um clube brasileiro em todos os tempos.

O ranking, apesar de controverso, levava em consideração a quantidade de títulos, de vice-campeonatos, 3 º e 4º lugares, a relevância dos torneios, entre outros critérios que garantiram a hegemonia do Colorado Gaúcho por uma geração inteira!

4. Os tempos difíceis

Alguns fatos marcantes na história do Sport Club Internacional estão ligados às suas origens humildes, mas que mesmo assim não impediram que o clube se tornasse uma das referências do futebol brasileiro.

Consta que nos primeiros anos do clube os treinos eram realizados em um terreno abandonado, que logo após foi substituído por algo melhor: Um campo de várzea que os atletas podiam ocupar no período em que não houvesse atividades dos alunos do Colégio Militar da cidade.

Uniformes e os outros materiais esportivos eram guardados em um galpão – a única maneira de evitar que fossem roubados, como inúmeras vezes ocorreu, tornando os treinos um verdadeiro desafio, com material incompleto, desgastado e surrado pelo tempo.

Para se ter uma ideia do que o clube enfrentou no seus primórdios, existem relatos de que as marcações no campo eram feitas com leite e cal; materiais esportivos geralmente eram emprestados ou de 2ª mão; além de outras dificuldades que só foram superadas 20 anos após a criação do clube, com a construção do Estádio dos Eucaliptos, a primeira casa do Internacional.

Receba Novidades

5. Curiosidades

Além de fatos que marcaram a sua história, o Sport Club internacional, como um bom clube brasileiro, obviamente, não deixaria de ter as suas curiosidades, como o uniforme inicial do clube.

Durante o primeiro ano ele consistia numa camisa em vermelho e branco, com listras verticais; além de uma gravata, bermudas brancas e meiões pretos; o que, certamente, deveria conferir uma certa singularidade ao grupo.

Outra curiosidade acerca do clube conta-nos que foi dele que teria surgido a primeira torcida organizada do futebol brasileiro no início dos anos 40.

Infelizmente não há registros das suas apresentações, só restam mesmo os relatos dos mais “antigos”, que confirmam a presença de Vicente Rao como o seu grande líder.

Porém esse é um dado contestado por flamenguistas, corintianos, entre outro que juram de pés juntos que foi das suas agremiações que o show das arquibancadas começou.

Por fim, essa que é uma curiosidade e tanto! E que diz que o Internacional possui um registro no Guinness Book pelo maior público em uma exibição de cinema na história, com mais de 27.000 pessoas no Beira-Rio!

Era a exibição do filme “Absoluto – internacional bicampeão da América”. Um documentário que conta a saga colorada até a conquista dos seus dois títulos da Taça Libertadores da América.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário. E aguarde as nossas próximas publicações.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.