Onde estão os principais técnicos do futebol brasileiro?

Lucas 18 jan 2022

Você já se perguntou o que aconteceu com os técnicos de futebol de anos atrás, que levavam seus times a grandes vitórias, ou talvez até mesmo a derrotas históricas? A verdade é que alguns se aposentaram, enquanto outros seguem em ramos diferentes.

Só 12 treinadores lideraram seus clubes ao título brasileiro de 2012 para cá, porém, a maioria deles está desempregada ou trocou de função. Se você quiser saber onde estão os principais técnicos de futebol, o Tudo Esportes vai te mostrar.

Os principais técnicos:

Técnico de futebol

Como estão os técnicos hoje em dia?

Alguns técnicos aqui ainda seguem no mercado, enquanto outros estão desempregados ou sequer seguem no ramo. Confira eles:

Vanderlei Luxemburgo

Luxa, como era conhecido, é pentacampeão brasileiro, vencendo as duas primeiras edições com pontos corridos, em 2003 com o Cruzeiro e 2004 com o Santos. Ele estava contratado como técnico do Cruzeiro, mas foi demitido depois que Ronaldo Fenômeno comprou a maior parte do clube. A justificativa foi que o time deveria passar por contenção de gastos. Agora, busca um novo clube.

Antônio Lopes

Fora do ramo de técnico desde 2012, Delegado, como era chamado, por conta do seu antigo emprego, foi vencedor do Brasileirão de 2005, pelo Corinthians. O último clube que trabalhou foi o Atlético-PR. Ele continuou sua carreira nos esportes ao desempenhar a função de coordenador no Vasco, em 2020, mas também já participou de equipes no próprio Furacão, Botafogo e Figueirense.

Receba Novidades

Muricy Ramalho

Muricy é conhecido por ser o único técnico tetracampeão nos pontos corridos, tendo vencido em 2006, 2007, 2008 pelo São Paulo, e em 2010 pelo Fluminense. Ele parou de ser técnico em 2016, devido a problemas de saúde, quando estava no Flamengo. Ficou mais de 4 anos afastado da função, quando voltou ao São Paulo, mas dessa vez para exercer o cargo de coordenador, onde está desde 2021. Ele também já declarou que não pretende voltar a ser técnico.

Andrade

Quando ainda era volante nos anos 80, Andrade conseguiu inúmeros títulos ao lado de Zico e Júnior. Como técnico, ele que garantiu o título brasileiro do Flamengo em 2009. Depois, foi mandado para clubes menores, como o Brasiliense, Paysandu e Boavista. Desde 2017 ele não trabalha como técnico, ao invés disso, voltou ao Flamengo para ajudar a buscar novos talentos do futebol.

Tite

Tite é, há cinco anos, o treinador da seleção brasileira e um dos poucos dos antigos técnicos que continuam na função. Ele disputou a Copa do Mundo de 2018, venceu a Copa das Américas em 2019 e foi vice em 2021. O seu contrato está marcado até o fim da Copa do Qatar, em 2022.

Abel Braga

Quando o Fluminense ganhou seu último título do Brasileirão em 2012, Abel Braga quem estava no comando. Ele continua trabalhando como técnico e sua carreira parece ir bem, em 2020/21, ele conseguiu o vice-campeonato ao treinar o Internacional. Atualmente está de volta a liderar o Fluminense.

Marcelo Oliveira

Apesar de uma boa carreira como técnico, Marcelo Oliveira parece não conseguir mais reviver as glórias do passado. Ele foi bicampeão com o Cruzeiro, em 2013 e 2014 e venceu a copa do Brasil com o Palmeiras em 2015, no entanto, foi demitido logo em seguida. Passou por vários clubes, como Atlético-MG, Coritiba, Fluminense e por último o Ponte Preta, em 2020. Agora, depois de ser demitido do Grêmio, procura outro time para guiar.

Cuca

Cuca ainda continua trabalhando como técnico, porém, em 2021 ele pediu demissão do Atlético-MG, depois de ganhar o campeonato brasileiro, para resolver problemas pessoais. Ao sair, entrou em um contrato com o clube para que não assumisse nenhum time em 2022. Atualmente ele disputa com Tite pelo lugar de técnico da seleção.

Fábio Carille

Ex-assistente do Tite, Fábio Carille garantiu o título brasileiro para o Corinthians em 2017. Atualmente ele assume o Santos. Sua passagem pelo Timão foi ótima, sendo campeão paulista três vezes consecutivas. Após ajudar seu atual clube a sair do rebaixamento, ele tem muitas chances de começar a temporada já empregado.

Luiz Felipe Scolari

Luiz Felipe Scolari venceu o campeonato brasileiro com o Grêmio em 1996 e novamente em 2018, depois da implementação do modelo de pontos. Ele foi demitido do time no ano seguinte e voltou em 2021, para tentar evitar o rebaixamento do Grêmio para a Série B, porém, ainda antes da confirmação da queda, ele foi demitido e continua desempregado.

Jorge Jesus

Mister, como é chamado, é um nome muito amado pela torcida do Flamengo. Especialmente por trazer títulos em 2019 para o clube. Atualmente está sem emprego desde que foi demitido do Benfica, no final de 2021, mas isso deve ser temporário. O técnico já negociou com o Atlético-MG, porém não chegaram num acordo. Há especulações da sua ida para o Fenerbahçe, da Turquia.

Rogério Ceni

O ex-goleiro do São Paulo foi o treinador do Flamengo durante o campeonato brasileiro de 2020, depois que o espanhol Domènec Torrent passou pelo time. Ceni saiu do clube carioca meses depois, e eventualmente, assumiu o lugar de Hernán Crespo no São Paulo. Foi no time paulista que ele brilhou, evitando o rebaixamento e já vai começar a próxima temporada com emprego garantido.

Você já conhecia algum desses técnicos? Qual dos ainda ativos você está ansioso para ver nos campos na temporada de 2022?

Onde acompanhar os campeonatos de futebol em 2022?

Um novo ano se iniciou e com ele novos campeonatos, competições e partidas eletrizantes. Para não perder nenhum lance, confira os planos de TV do Melhores Ofertas e contrate o que é perfeito para seu bolso:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile