Idosos podem fazer atividades físicas?
Atividades físicas são a solução para prevenir diversos problemas de saúde, tanto físicos quanto mentais. Ainda mais quando se trata da terceira idade, as atividades físicas contribuem com uma boa disposição de energia e o envelhecimento ativo, fortalecendo músculos e ossos.
Atividades físicas para idosos:
- Benefícios das atividades físicas;
- Atividades físicas recomendadas para idosos;
- O que fazer antes de começar uma atividade física?
Benefícios das atividades físicas
Exercícios físicos são recomendados para pessoas de qualquer idade. Porém, quanto mais se passam os anos, mais necessária ela se torna. Na terceira idade, isso se comprova ainda mais. Com o tempo e falta de prática o corpo tende a perder a força e a elasticidade de antes, o que as atividades físicas podem prevenir. Confira alguns dos benefícios das atividades físicas para idosos:
- Amenizam a rigidez arterial, melhorando a circulação sanguínea;
- Melhoram o equilíbrio;
- Reduzem os riscos de desenvolver diabetes tipo II e hipertensão arterial, e ajudam a controlar essas doenças, caso já existam;
- Minimizam os riscos de AVC;
- Reduzem os índices de depressão;
- Retardam a progressão da doença de Alzheimer e previnem a perda de memória;
- Diminuem os riscos de osteoporose;
- Melhoram o sono;
- Aumentam a autoestima;
- Etc.
Receba Novidades
Atividades físicas recomendadas para idosos
Não são todos idosos que podem fazer atividades físicas, principalmente se for musculação ou semelhantes. Cada pessoa possui um tipo físico, necessidades e capacidades diferentes. Para os exercícios serem efetivos e seguros, é importante buscar acompanhamento médico, que poderá apontar quais são os exercícios recomendados para sua necessidade.
Porém, há algumas séries de exercícios, principalmente aeróbicos, muito recomendados que podem e devem ser praticados pela maioria das pessoas idosas:
Caminhada
Uma atividade simples que pode ser feita em casa, se tiver uma esteira ou na rua. A caminhada ajuda com a circulação, respiração e resistência, podendo ser praticada por quase todas as pessoas da melhor idade. O exercício também é bastante sociável, permitindo a companhia de familiares e amigos.
Pilates
Apesar de ser mais profissional que a atividade anterior, pilates também é muito recomendado. Ele exercita todos os grupos de músculos, além de ajudar com a recuperação de lesões e melhorar o equilíbrio e a elasticidade. Mas antes de praticá-la, busque a orientação de profissionais da área.
Alongamento
Embora não seja visto como exercício físico por alguns, o alongamento é muito importante. Ao alongar, a pessoa se prepara para outras atividades, esticando os músculos o suficiente para evitar lesões e “travadas”. Além disso, por manter uma postura saudável, ele é muito utilizado em reabilitações.
Musculação
Parece pouco provável, mas se feita com cuidado e dentro dos limites razoáveis, a musculação terá uma efetividade tremenda na saúde do idoso. De preferência acompanhada de um profissional da Educação Física, deve ser feita com muita cautela, tendo como objetivo o fortalecimento dos músculos.
Ioga
Muito semelhante ao pilates e ao alongamento, a ioga tem efeitos nos músculos, na elasticidade, na postura e no bem-estar geral. A prática pode ser feita acompanhada de um instrutor, que irá ensinar e observar quais posições são mais viáveis para cada pessoa.
O que fazer antes de começar uma atividade física?
Mesmo que seja uma dica repetida muitas vezes, o mais importante é entender as necessidades do idoso, antes de começar um exercício físico. Para isso, é necessário buscar orientação profissional e médica, além de ter uma programação e regularidade nas práticas, para obter bons resultados.
Alguns aplicativos como o Fitness+, da Apple, podem ajudar na hora de praticar exercícios, já que seu conteúdo é feito por profissionais da área.