Esportes e educação caminham juntos

Esportes e educação caminham juntos

Lucas Lucas 11 jan 2022

Para alguns, ser um atleta esportivo pode significar deixar de lado os estudos. Porém, não é bem assim. É possível conciliar tanto a paixão pelos esportes, quanto a necessidade de uma boa educação.

Mesmo que praticar esportes e estudar requeiram dedicação, foco e esforço em dobro, é possível fazer ambos e se sair muito bem. Isso sem prejudicar as notas escolares, nem o desempenho do esporte praticado. Por milhares de exemplos famosos em várias categorias esportivas, é válido afirmar que esportes e educação podem e devem caminhar juntos.

Educação e esportes:

Amigos praticando esportes
Amigos praticando esportes

Importância do esporte e da educação

A educação, vinda através da escrita e da leitura numa sala de aula, tem a capacidade formadora e transformadora na vida de crianças, jovens e adultos, para que sejam indivíduos aptos a participarem da vida política e socioeconômica do país. Já o esporte, visto como instrumento pedagógico, agrega valores à educação, como a formação da cidadania, orienta para a prática social e desenvolve a individualidade, na busca de princípios e valores morais e éticos.

Ambos contribuem de forma relevante para a sociedade, sendo que o esporte, quando aliado a educação, constitui uma forma poderosa de proteção social e resgate para crianças e jovens em situação de risco e extrema pobreza. Uma vez que o estudante não esteja em sala de aula, será o esporte que o levará a desenvolver-se não só física, mas social e mentalmente, de forma prazerosa. E também, não permitirá que suas horas de ócio sejam para o aprendizado de coisas que trarão todo tipo de prejuízos a eles e a comunidade em que vivem.

Receba Novidades

Como ser uma atleta esportivo sem deixar de lado a educação

Nas escolas, a disciplina de educação física leva os alunos a prática esportiva, cujo propósito é manter o corpo e a mente ativos. Já o esporte competitivo, é muito além de atividades físicas somente. São treinamentos específicos, carga horária de treinos elevada, comprometimento com o esporte praticado, etc. a serem considerados. Pois, fazem parte do cotidiano daqueles que se dedicam a um determinado esporte, sempre levando em consideração a competitividade, o “ganhar e perder”.

O maior desafio na busca de desenvolvimento profissional para aqueles que desejam seguir carreira no esporte, buscando remuneração e reconhecimento, são os estudos. O esporte profissional exige muito tempo e dedicação, fazendo com que estudar fique em segundo plano. Atualmente, os esportistas contam com o ensino EAD, que é um grande aliado para aqueles que querem perseverar nos estudos acadêmicos.

Não há dúvidas que, quanto mais cedo se inicia em um esporte, maiores serão as oportunidades de êxito. Porém, deve-se pensar sempre em como a criança ou o adolescente irá responder, tanto à escolha de esporte quanto a nova rotina. Nesse caso, organização, disciplina e profissionais especializados são mais que necessários.

Incentivo para os esportes

Para aqueles que optarem pelo esporte, é possível conseguir incentivos do governo. Desde 2005, no Brasil há o programa Bolsa Atleta, que contribui para que jovens e adultos se mantenham, enquanto praticam esportes. O auxílio paga, mensalmente, um valor estimado com base no nível do atleta.

Cada categoria é dividida por níveis, que vão desde os atletas estudantis até os atletas olímpicos. Com isso, é garantida a inclusão para aqueles que conseguem a bolsa.

Além da Bolsa Atleta, o país possui a Lei de Incentivo ao Esporte, de n.º 11.438/06, que permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Dá para estudar e praticar esportes ao mesmo tempo?

É possível manter tanto os esportes quanto os estudos simultaneamente. Pode ser difícil, mas há meios alternativos de estudar. Como já citado, o EAD se popularizou e tornou-se uma nova realidade para vários estudantes por todo o mundo. Então, se quiser optar por esse método de estudo, que lhe permite mais tempo livre para a prática de esportes, é preciso contratar uma internet que supra todas as necessidades. Confira os planos do Melhores Ofertas:

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos