Esporte no espaço já é realidade

Esporte no espaço já é realidade

Maria Julia Maria Julia 25 jan 2022

Descobrir se há vida fora da Terra ainda é um desafio, mas a prática de esporte no espaço já é realidade. Recentemente, a organização Space Games Federation, anunciou que está desenvolvendo atividades esportivas para os astronautas. Por conta da necessidade de exercícios mentais e físicos constantes para a tripulação, os astronautas participarão de uma espécie de campeonato espacial. Essa competição tem o objetivo de gerar entretenimento e manter o corpo dos tripulantes em movimento.

Para entender melhor sobre essa notícia, acompanhe o conteúdo que o Tudo Esportes preparou para você.

Quer ir direto ao ponto? Navegue por tópicos:

Astronauta no espaço
Astronauta no espaço

Jogos no espaço são possíveis?

A resposta é sim! Porém, as modalidades que conhecemos, como futebol, vôlei, natação e basquete são impossíveis de serem praticadas no espaço. Porém, os astronautas precisam fazer constantemente atividades físicas para o fortalecimento dos músculos e ossos, que devido à gravidade zero, ficam fragilizados.

Para inovar nos exercícios físicos comuns, a organização Space Game Federation está desenvolvendo outras formas de manter o corpo dos astronautas ativo, como uma espécie de “esportes espaciais”. Em entrevista para o site Space.com, a fundadora da organização, Linda Rheinstein, explicou: “A competição sempre foi a maneira pela qual você avança a educação… você avança a diversão… você avança o entretenimento. Tudo é uma competição”.

Nesse sentido, ela ainda reforça que é preciso redefinir os esportes praticados e adaptá-los para o espaço. Além disso, cita uma categoria criada a partir da junção do astronauta com o atleta. Os chamados “astroletas” poderão ser os novos atletas do futuro. E ainda diz que os jogos competitivos no espaço são mais desafiadores do que os competidos na Terra.

Ainda na entrevista, Linda Rheinstein relatou como seria a dinâmica dos esportes com os astronautas, no espaço: “Vamos ter novos campos de jogos, novas regras, levando esportes organizados competitivos novos e tradicionais para aeronaves em trajetória parabólica, espaçonaves, estações espaciais… a Lua, Marte e além”. E completou: “Estes todos são os nossos campos de jogo”.

Receba Novidades

Equal Space Challenge

A citada Space Game Fedration, resolveu inovar e criar esportes competitivos em gravidade zero e micro, fazendo história com essa ideia. Porém, ela decidiu não desenvolver esses esportes sozinha. Para isso, foi lançado o Equal Space Challenge, projeto que traz o público global para participar da criação e desenvolvimento de jogos exclusivos para os campos de jogos de microgravidade ou a zero.

A organização lançou, em 2018, uma competição mundial, com todas as categorias de competidores, para as novas ideias esportivas. E foi um sucesso em inscrições e projetos, ajudando, e muito, os astronautas, que agora terão seus próprios esportes de espaço.

Campeonato no espaço

Mas, somente em outubro do ano passado, foram escolhidos os semi-finaistas do Equal Space Challenge, que competem pelo título de primeiro esporte oficial no espaço. A competição ainda está em processo, não tendo ainda, data oficial para a implementação dos jogos no espaço. Porém, você pode conferir os 5 finalistas e seus projetos no próprio site, acompanhando mais notícias por lá.

Segundo a fundadora da organização, eles esperam poder transmitir as partidas dos jogos espaciais para todo mundo. Essa promessa animou muito os fãs e aficionados do espaço, mas que por hora, terão que aguardar.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos