Conheça As Regras Do Futebol Americano

Conheça As Regras Do Futebol Americano

Flavio Flavio 20 maio 2020

Para quem não está assim tão afinado com os aspectos culturais dos Estados Unidos conhecer as regras do Futebol Americano pode ser um verdadeiro desafio!

Mesmo assim, a final do “Super Bowl” – o jogo da final da principal liga do país – é o evento com a maior audiência dentre todos os que existem no mundo; e nos Estados Unidos ele reina absoluto como o esporte mais popular.

A essência do jogo consiste nas tentativas que um grupo (o time ofensivo) faz de ultrapassar uma linha limite após vencer a resistência do time defensivo, que o impedirá usando os recurso da força, como os contatos, agarrões e empurrões.

Mas esse time de ataque poderá vencer essa resistência por meio de trocas de passes entre indivíduos mais próximos dessa linha final (a end zone) ou numa corrida desabalada de um jogador em direção a ela. E seja correndo, ou recebendo a bola, após essa linha o time marcará ponto.

A conclusão da jogada pode ser a chegada do time ofensivo à end zone ou a retomada da posse de bola pelo time defensivo. Em ambos os casos, os times inverterão os seus papéis na partida.

Já o campo possui cerca de 91 metros de comprimento por 48 metros de largura, devidamente marcado a cada 9,1 metros e a cada 91 cm; e ainda com uma “deend zone” ao final do percurso. Tudo isso sendo disputado em 4 quartos de 15 minutos cada, com intervalo de 2 minutos entre o 1º e o 2º, e entre o 3º e o 4º, com 12 minutos entre o 2º e o 3º.

Receba Novidades

Conhecendo as regras básicas do futebol americano

Os tempos do jogo são contados com algumas variações. Após o intervalo de 12 minutos, por exemplo, o jogo recomeça com um chute que deverá dar início à disputa (o “kick off”). Já nos intervalos entre os quartos, quem tinha a bola antes do encerramento é quem volta com ela. Lembrando que o time não poderá demorar mais do que 40 segundos para reiniciar as jogadas paralisadas por algum motivo.

Um detalhe importante: O começo de cada jogo (o 1º quarto) é decidido num “cara ou coroa”. E quem chuta no primeiro recebe o chute no terceiro quarto; e ao final da partida, em caso de empate, prorrogação de 15 minutos com a vitória de quem marcar o primeiro ponto.

No jogo distribuem-se equipes em três fileiras: o time defensivo, o ofensivo e o grupo especial ( que só entra no caso de Field goals, Kick offs, etc). Isso totaliza 11 jogadores de cada lado, que guardam as suas posições (só fazem cada um a sua função), e dessa forma se tornam verdadeiros especialistas.

Enfim, começa o jogo! E, para tal, um “Kicker” defensor deverá posicionar a bola a 27 metros do seu campo, para um chute (Kick off) em direção ao time ofensivo, que deverá agarrar a bola e correr o mais rapidamente possível em direção à linha-limite (end zone), até que seja barrado, e então, desse ponto, recomece o ataque.

Ao chegar à zona-final, o jogador ainda terá a prerrogativa de escolher se prefere correr com a bola ou posicionar-se de joelhos. Caso escolha essa última, o jogo recomeça a partir de 19 e não de 27 jardas.

Avanço, descida, pontuação, entre outras regras do futebol americano

Para que você possa conhecer melhor em que consistem as regras do futebol americano, é importante ter em mente que todo o percurso tem como objetivo atingir a zona-final, por meio de progressos, em que o time ofensivo terá de 4 em 4 tentativas para avançar 10 jardas, e com isso conquistar a primeira “descida”.

Logo, para o time ofensivo, tão importante quanto evitar que eles cheguem à zona-final é evitar essa progressão de 10 em 10 jardas, que ao final os levará, obviamente, à end-zone.

Mas tudo isso começa com um “snap”, que é o passe por baixo das pernas para o “quarterback”, que poderá decidir-se por passar para um corredor, que aos trancos e barrancos tentar furar os bloqueios, ou fazer uma jogada aérea, a fim de encontrar um corredor que faça o mesmo percurso – esse é o que se chama de “passe completo”.

O quarterback também poderá ser o corredor. E para isso, como uma estratégia, outro jogador lhe faz o passe, para que saia em disparada, até que seja barrado (Tackle) e encoste pelo menos um joelho no chão; ou então saia do campo para um recomeço.

Quanto à pontuação do futebol americano, a mais conhecida é quando o corredor consegue fazer um Touchdown (que vale 6 pontos), que ocorre quando ele atinge a linha de gol e chega à zona-final correndo ou recebendo uma bola aérea já dentro da zona-final, com os dois pés na região.

Receba Novidades

A pontuação do futebol americano

A pontuação no futebol americano também poderá ocorrer quando um jogador consegue tomar a bola na própria zona-final do adversário ou quando o time defensor chuta um Kick off e consegue ir lá pegar a bola na end-zone.

Também é possível conseguir pontos extras, chutes de campo ou Field goal (um chute após os 40 metros, quando o adversário, após várias tentativas, não conseguiu fazer um Touchdown).

Nas regras do futebol americano também existem os Safety (que vale 2 pontos), turnovers (quando um time, ao avançar, acaba perdendo a bola e o recuperador passa a ser um atacante em direção ao Touchdown), entre outras pontuações que podem determinar um vencedor mesmo sem que haja sequer um Touchdown no jogo (o que não é muito comum).

Alguns termos bastante comuns no futebol americano são os Quarterbacks (os organizadores das jogadas), Center (o que passa a bola por baixo das pernas para o Quarterback), Guards (os que bloqueiam a tentativa de um corredor pelo meio após o snap), Tackles (os que bloqueiam corredores pelos lados) e Runnings Backs (corredores posicionados ao lado dos Quarterbacks).

Além dos Tight Ends (jogadores com várias funções), Wide Receivers (recebedores), Linha de Defesa, Linebackers, Cornerbacks, Safeties, entre outros componentes que ajudam a completar o jogo mais popular dos Estados Unidos.

Esse artigo foi útil? Tem algo que queira acrescentar? Deixe a resposta na forma de com comentário. E aguarde as nossas próximas publicações.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.