Conheça a história dos álbuns de figurinhas da Copa do Mundo

Conheça a história dos álbuns de figurinhas da Copa do Mundo

Mariana Mariana 10 maio 2022

Você é brasileiro? Se respondeu sim à pergunta, então, de acordo com a Ipsos, empresa global da área de pesquisa, existe 40% de chance de você ser apaixonado por futebol. Figurando em todas as listas como o esporte mais popular do mundo, o futebol rompeu as barreiras esportivas. Isto é, ele passou a fazer parte da cultura, da economia e da identidade dos países em que está presente. Como resultado, também acabou por se tornar uma forte vertente comercial em diversos mercados, comercializando milhares de itens todos os anos. Entre eles, temos os já tradicionais “álbuns de figurinhas da Copa”.

Vendidos no Brasil desde a década de 70, os álbuns da Copa do mundo são considerados relíquias pelos fãs do esporte. Afinal, o evento promovido pela FIFA, a cada quatro anos, é o mais importante da história do futebol, não é mesmo? Os álbuns são um convite para a nostalgia, para podermos guardar e revisitar, sempre que quisermos, os elencos das nossas seleções preferidas. Venha com o Tudo Esporte para conhecer um pouco mais sobre como surgiram esses álbuns e suas principais curiosidades!

Navegue pelos tópicos:

Álbum de figurinhas- Seleção Brasileira/Divulgação-Panini
Álbum de figurinhas- Seleção Brasileira/Divulgação-Panini

Como surgiram os álbuns de figurinhas da Copa

Foi em 1950, ano que a Copa do mundo teve sede no Brasil pela primeira vez, que o álbum de figurinhas colecionáveis surgiu no país. Idealizado pela “A Americana Ltda”, fábrica de doces, os cromos acompanhavam, como brindes, as balas compradas. Entretanto, foi com a “Panini”, atualmente uma das maiores editoras do mundo, que o ato de colecionar e completar álbuns de campeonatos se solidificou.

Por mais que seja referência mundial no segmento hoje, a Panini começou em 1958 como uma banca de jornal em Modena, cidade Italiana. Os donos, Giuseppe e Benito Panini, iniciaram as vendas em 1961, com um álbum focado no campeonato italiano de futebol. Porém, foi em 1970 que o sucesso veio, com a Copa sediada no México. Que, inclusive, foi o evento no qual o Brasil levantou a taça “Jules Rimet” pela terceira vez.

Desde então, a Panini é a responsável por todos os álbuns de figurinha da Copa, com treze edições lançadas, sendo a última da Copa da Rússia, em 2018.

A história dos álbuns de figurinha

Antes de estar alinhado ao mundo do futebol, o hábito de colecionar figurinhas foi muito utilizado como catalisador de vendas no final do século XIX. No Brasil, a publicação da tabacaria “Estrela de Nazareth” é considerada, por historiadores, como o primeiro álbum de figurinhas nacional. Circulando no início do século XX, o “60 Bandeirinhas”, como era chamado, comportava 60 cromos, cada um correspondente à bandeira de um país.

Curiosidades

Ao longo dos seus mais de 50 anos de existência, os álbuns de figurinha das Copas do mundo passaram a fazer parte do imaginário do evento da FIFA. As trocas, a socialização e a busca por aquela figurinha mais difícil já são, praticamente, tradições essenciais para a construção do clima do torneio. Acompanhe, abaixo, algumas das curiosidades que marcaram o hábito de colecionar.

Joel Campbell e a figurinha impossível

De acordo com a Panini, a disposição das figurinhas é uma questão estatística. Ou seja, não há, efetivamente, nenhum cromo mais raro que os outros. Porém, a probabilidade não estava do lado de Joel Campbell, atacante da Costa Rica. O atleta não conseguiu encontrar a sua figurinha, mesmo estando em posse de 500 unidades. Logo após reclamar sobre o fato no Twitter, a conta oficial da Panini prometeu a Campbell o sonhado selo.

Brasil é o maior consumidor de figurinhas

Segundo a Panini, em pesquisa realizada em 2018, o Brasil é líder no número de consumo de figurinhas. De acordo com o estudo, durante a Copa da Rússia, o consumo do Brasil representou duas vezes o montante da compra da Alemanha, a segunda colocada. Isso representa a importância que o hobbie possui dentro da sociedade brasileira.

 Troca de figurinhas e socialização

As trocas de cromos, de acordo com pesquisadores, é uma importante forma de socialização, tanto para crianças quanto para adultos. Quase todas as cidades possuem aqueles lugares que já são conhecidos como pontos fixos para a troca de figurinhas. A prática é uma forma de conhecer outras pessoas com interesses parecidos, desenvolver amizades e, por que não? Conseguir terminar a sua coleção.

A valorização ao longo dos anos

Por fim, um ponto de destaque é o preço que os álbuns completos são encontrados ao longo dos anos. Nos sites de marketplace é possível achar alguns álbuns da Copa completos e bem antigos, esses têm seus valores entre 1.500 e 3.000 reais. Os mais recentes, por sua vez, a partir de 2010, são encontrados completos entre 400 e 1.000 reais, de acordo com seu estado de conservação. Ou seja, além de um hobbie tradicional, colecionar figurinhas pode ser, também, um investimento a longo prazo.

Álbum da Copa do Catar: O que já sabemos?

Tradicionalmente lançado três meses antes do evento oficial, o álbum de figurinhas da Copa deste ano está programado para agosto, sem data definida. O projeto já está sendo desenvolvido entre o time da Panini e a FIFA, que é quem aprova a identidade visual do projeto.

Sem dúvidas, logo teremos maiores informações, principalmente, em relação às apostas das convocações para os 32 países que participarão do mundial. A Copa do Catar iniciará no dia 21 de novembro, e o álbum produzido pela Panini será disponibilizado para 150 países.

Enquanto você se prepara para o lançamento da publicação, a editora italiana lançou uma edição especial sobre a seleção brasileira no último dia 31. O álbum “pré-Copa”, chamado de “Nossa Seleção Rumo ao Qatar”, traz figurinhas e informações sobre os 29 atletas mais cotados para a seleção canarinho rumo ao hexa. Além disso, a publicação de 64 páginas, ainda traz uma sessão especial, com os maiores artilheiros da amarelinha. Para você que quer iniciar a coleção completa com os 251 cromos, informamos que o álbum custa 10 reais. Já o envelope, com quatro cromos e um card, 4.

E você? Costuma colecionar figurinhas da Copa ou pretende iniciar neste ano? Não importa! Se você ama futebol, aqui no Tudo Esportes encontrará sempre as melhores informações sobre o mundo da bola.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos