As Maiores Goleadas Do Campeonato Espanhol

As Maiores Goleadas Do Campeonato Espanhol

Flavio Flavio 20 maio 2020

O que Alfredo Di Stéfano, Evaristo de Macedo, Cristiano Ronaldo, Lionel, Messi, Andrés Iniesta, Ronaldinho Gaúcho, entre tantas outras lendas do futebol mundial têm em comum? Todos eles foram imortalizados em uma das mais importantes competições esportivas do mundo: a “La Liga”.

Essa é a “Primeira División da Liga de Fútbol Profesional”, ou simplesmente a “Liga das Estrelas”, uma competição onde disputam 20 clubes, em um formato de turno e returno, que a coloca entre as mais ricas e badaladas ligas desportivas do planeta, responsável por abrigar alguns dos mais importantes jogadores de futebol de todos os tempos.

Apesar de tamanha importância no cenário mundial, o título da La Liga é uma das menos disputadas. Na verdade nas últimas décadas o que se viu foi um revezamento entre Barcelona e Real Madrid pelo título, com algumas instituições como o Atlético de Madrid, Valência, Atlhetic de Bilbao, entre outras, apenas servindo de pano de fundo para o brilho das duas estrelas.

As maiores goleados do campeonato foram os inacreditáveis 12×1 do Athletic Bilbao sobre o Barcelona em fevereiro de 1931, os 11×1 do Sevilla também sobre o Barcelona em setembro de 1940, os 11×2 do Real Madrid sobre o Elche em fevereiro de 1960, entre inúmeras outras goleadas memoráveis.

Mas o objetivo desse artigo é fazer uma lista com algumas das maiores goleadas do Campeonato Espanhol em partidas que tornaram-se célebres pelo ambiente surreal e pelas polêmicas que conseguiram criar como resultado.

Receba Novidades

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/close-legs-spain-football-team-player-1406797595

1.Real Madrid 9 x 1 Granada

No dia 05 de abril de 1915 os “merengues” aplicaram uma atordoante goleada de 9 a 1 no pobre time de Granada, em pleno Santiago Bernabéu, pelo campeonato espanhol daquele ano.

Esse foi um daqueles jogos inesquecíveis e que até já fazem parte, definitivamente, do imaginário popular do torcedor madrilenho.

O resultado tornou-se memorável por ter sido a maior goleada do clube em quase 50 anos, desde a esmagadora vitória sobre o Real Sociedade pelos mesmos 9 a 1 em 1967.

Mas tornou-se memorável também por ter sido o primeiro placar em 9 gols dentro do campeonato desde os 9 x 0 do Barcelona sobre o Rayo Vallecano (em 79), fazendo com que esse dia se tornasse histórico na trajetória do clube.

Isso sem contar o fato de que aquela foi “a noite” de Cristiano Ronaldo, ao marcar 5 gols em uma única partida pela primeira vez na carreira; e, ainda como se não bastasse, tornou-se o artilheiro do campeonato com 36 gols (4 a mais do que Messi).

Consta que no jogo o português só faltou fazer chover! Foram 3 gols em sequência, num espaço de tempo de cerca de 8 minutos; fora as arrancadas, passes e lançamentos que não deixaram dúvidas de que ali estava, para muitos, o melhor jogador português de todos os tempos.

2.Maior goleada da história

Porém memorável mesmo foi a maior goleada da história do Campeonato Espanhol. Um definitivo placar de 12 a 1 sofrido pelo Barcelona num jogo contra o Athletic de Bilbao, que à época ainda conseguia fazer frente à temida “seleção” catalã.

O jogo teve como palco o histórico Estádio de San Mamés, conhecido como a “La Catedral”, pela temporada 1930-1931 do campeonato, e até hoje costuma ser lembrada com um certo regozijo pela torcida, que não esquece da força do clube nos tempos mais românticos da história do futebol espanhol.

Com 2 a 0 para o Athletic o Barcelona conseguiu diminuir para 2 a 1 com um gol de Goiburu. Porém aquilo foi só um contratempo durante o jogo, pois os 7 gols de Bata, mais os de La Fuente, Garizurieta, Iraragorri, Sastre e Gorostiza, como se diz na gíria, “fecharam o caixão” do catalães, em uma das partidas memoráveis da história do futebol.

4.Real Madrid 11 x 1 Barcelona

Outra partida que tornou-se lendária foi a maior goleada aplicada pelo Real Madrid na história do Campeonato Espanhol; e de quebra a maior goleada aplicada sobre o seu arquirrival, o Barcelona.

A batalha ocorreu no dia 13 de junho de 1953, e para muitos é apontada como a mais envolta em polêmicas e controvérsias na história do clássico; inclusive com direito a uma suposta pressão feita por integrantes do regime ditatorial de Franco, ainda dentro do vestiário.

De acordo com uma das versões, os jogadores do Barcelona – muitos deles aliados dos rebeldes durante a famigerada Guerra Civil – foram lembrados desse fato bem antes da partida; o que, na visão de alguns, foi determinante para que o grupo entrasse em campo sem qualquer motivação para o jogo.

Mas para os torcedores do Real tudo isso não passam de lendas, pois eles não têm menor dúvida de que o time era verdadeiramente uma “máquina”, capaz de bater de frente com qualquer outra equipe durante aquelas décadas de 40 e 50.

5.Barcelona 5 x 2 Real Madrid

Se o Real Madrid é dono da maior goleada da história do Campeonato Espanhol – e ainda a maior sobre o arquirrival –, o Barcelona ganha na quantidade de vezes em que humilhou o adversário, num total de quatro oportunidades; e todas estas consideradas partidas memoráveis, quando entraram em campo, para muitos, as duas maiores forças do futebol mundial de todos os tempos.

Os catalães comemoram até hoje os 6×1, 5×1,5×0, e a maior de todas, ocorrida na temporada 50/51, quando o Real teve que buscar 7 gols no fundo das redes contra apenas 2, em um histórico 7×2, que até hoje é lembrado nas ruas, nos bares, escolas, no trabalho, e onde quer que se respire futebol no país.

Essas últimas vitórias marcam claramente o período em que o Barcelona foi capitaneado por Lionel Messi, que ao menos na Liga Espanhola não tomava qualquer conhecimento dos seus adversários, ainda beneficiado por um meio de campo que já tornou-se lendário, composto por Andrés Iniesta, Xavier Hernández (o Xavi), entre outros craques.

A última goleada foi um acachapante 5 a 1, no dia 28 de outubro de 2018, em pleno Camp Nou, com gols de Felipe Coutinho, Vidal e Suarez. Determinando, assim, uma supremacia dos catalães sobre os merengues que já resultou em algumas das mais diversas polêmicas e controvérsias da história do futebol espanhol.

Essa foi a nossa lista com algumas das maiores goleadas da história do Campeonato Espanhol. Mas, e a sua? Deixe-a na forma de um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando, questionando, refletindo, discutindo e aproveitando-se das nossas publicações.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos

Selecionamos os melhores planos de telefonia, internet e tv por assinatura para o seu perfil.