A importância dos esportes para crianças

Anna 01 jul 2022

O atleta brasileiro Vinícius Júnior, através de seu instituto, lançou em julho de 2021 o aplicativo Base. A plataforma combina futebol e educação criando um jogo em que estimula crianças de 6 a 10 anos a aplicar os conteúdos aprendidos na escola. A iniciativa mostra como o esporte é fundamental não só para o desenvolvimento saudável das crianças, mas também para sua formação educacional como ser humano.

No texto de hoje, nós, da TudoEsportes, iremos mostrar a importância que os esportes têm para a formação infantil. Além disso, mostraremos a mudança social que a sua prática traz para diversas famílias e comunidades brasileiras. Se você quer entender como o esporte impacta além das 4 linhas, fique até o final.

O esporte e seus benefícios

Não é de hoje que se fala nos impactos que os esportes causam na vida dos atletas, mas não são só eles os beneficiados. Conheça agora os benéficos que o esporte oferece para as crianças.

Valores éticos e sociais

O contato da criança com o esporte ao longo do seu desenvolvimento é visto ao longo da história como essencial. Na França, desde o século XVIII, a inclusão das atividades físicas é fundamental para a formação saudável, social e ética do indivíduo. A educação norte-americana possui todo um sistema de bolsas de estudo em grandes universidades baseadas no desempenho esportivo dos estudantes. A China observa a implementação de esportes como futebol e basquete em toda a educação pública como política de Estado.

Por que esse investimento pesado desses países na formação educacional esportiva? A resposta está nos benefícios que a prática esportiva gera ao indivíduo, em especial à criança. “Esportes promovem uma poderosa neuroplasticidade, a capacidade de o cérebro de gerar novos neurônios, conexões e reorganizar atividades cognitivas”, afirma o neurologista Dr. Philippe Douyon. O fundador do Inle BrainFit Institute, instituto responsável por promover e estudar sobre saúde mental, é um dos especialistas na área.

Além dele, o coordenador do Núcleo de Neurociências do Movimento afirma: “O esporte contribui para a socialização por meio da compreensão do significado de cooperação, respeito e disciplina.” O que esses profissionais nos mostram através de seus estudos é que a prática esportiva forma valores éticos e contribui para o desenvolvimento cerebral infantil.

Por esses motivos, os países têm se preocupado em cada vez mais agregarem atividades esportivas na educação de base.

Desenvolvimento saudável

Outro benefício que o esporte traz é no desenvolvimento infantil saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) determina que adolescentes e crianças realizem 1 hora de exercícios a cada dia, no mínimo. Essa determinação visa combater a obesidade infantil que vem crescendo cada vez mais na atualidade, aproximadamente 160 milhões de jovens entre 5 a 19 anos.

A prática esportiva melhora a saúde física e o funcionamento de vários órgãos essenciais. Exemplos:

  • Ossos: Reduz risco de osteoporose ajudando na fixação do cálcio nos ossos;
  • Pulmão: Fortalece o diafragma aumentando a capacidade pulmonar e melhorando a oxigenação do sangue;
  • Coração: Previne infartos fortalecendo o músculo cardíaco e melhorando a circulação sanguínea;
  • Músculos: fortalecimento muscular e melhora o funcionamento das articulações e aumento de flexibilidade.

Fora isso, desenvolve a coordenação motora das crianças auxiliando-as a conhecerem e entenderem melhor sobre o seu próprio corpo. Por fim, estimula desde a infância a criação de hábitos saudáveis. A infância é o período mais importante para desenvolver hábitos, quanto mais cedo práticas saudáveis forem introduzidas, mais elas serão praticadas ao longo da vida.

Impactos sociais

Conheça agora os impactos sociais positivos que a prática de esportes para crianças pode proporcionar.

Inclusão

O esporte é também uma ferramenta de inclusão social. Para isso, possui diversas modalidades que se adaptaram para incluir todo tipo de diversidade. O maior exemplo disso são as paraolimpíadas que acontecem a cada 4 anos e contam com 22 modalidades inclusivas.

Nessa competição, o Brasil é uma potência mundial, estando no top 10.º desde 2008 e garantindo a 7.ª posição no quadro de medalhas em 2021. Foram 22 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze para os nossos atletas paralimpícos.

Comunidades

O exemplo do instituto Vinicius Júnior é o mais recente, mas de longe não é o primeiro nem o único. Vários atletas e ex-atletas foram crianças em situação de vulnerabilidade social e que conquistaram seus feitos através do esporte. Por conta disso, esses atletas realizam ações junto às comunidades carentes, promovendo o esporte como uma alternativa de carreira para as crianças.

Um desses projetos é o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), fundado em Campinas no ano de 2008. O instituto atende de forma gratuita 80 crianças em situação de pobreza proporcionando acompanhamento médico e psicológico, prática do atletismo, alimentação etc. Em suas próprias palavras, o instituto deseja “incentivar o enquadramento e ascensão social dessas crianças. Afastando-as do perigo e das tentações do mundo marginal e transformando-as em multiplicadores da não-violência e da ética na vida.”

Incentive o esporte

Iniciativas como essas mostram toda uma dimensão social do esporte. A sua prática entre as crianças deve ser incentivada e não vista somente como uma brincadeira. Mas, também como caminho de oportunidade, desenvolvimento e inclusão social para todos os praticantes.

Você pratica algum esporte desde criança? Ou você incentiva seus filhos a praticarem esportes? Conte para gente da TudoEsportes sobre a sua relação com a prática esportiva. Acompanhe nosso portal para saber mais sobre tudo o que acontece em sua modalidade preferida e lembre-se: sempre pratique e incentive o esporte!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile