A história das equipes da “Conferência Leste” nos playoffs da NBA 2022

A história das equipes da “Conferência Leste” nos playoffs da NBA 2022

Mariana Mariana 03 maio 2022

De acordo com a pesquisa do Ibope Repucom, a NBA tem se desenvolvido de forma acelerada no Brasil. Como resultado, o número de pessoas que consomem a liga norte-americana no país saltou de 31 milhões em 2019, para 45 milhões em 2021. Ou seja, os jogos têm sido cada vez mais assistidos e isso não seria diferente com os playoffs, a grande decisão da temporada anual.

Se você é um fã de basquete, sem dúvidas, se lembra do bicampeonato do Milwaukee Bucks em 2021, certo? Os playoffs deste ano já começaram e, com eles, as apostas sobre o novo campeão estão tomando todas as conversas sobre o jogo.

Foi pensando em ajudar na sua organização para o evento, que o Tudo Esportes criou esse artigo. Por isso, contaremos um pouco sobre as oito equipes na disputa pelo primeiro lugar da Conferência Leste e pelo título de campeão de 2022. Vamos lá?

Navegue pelos tópicos:

NBA 2021-2022/ Imagem divulgação
NBA 2021-2022/ Imagem divulgação

A NBA

Criada em 1946 com o nome de Basketball Association of America (BAA), a National Basketball Association só passou a ser chamada de NBA em 1949. Isso, logo após sua junção à NBL, a National Basketball League. Após a fusão com a NBL, a liga passou a ter 17 equipes, reduzidas a apenas 8 na temporada de 1953. Eram elas: Celtics, Knicks, Warriors, Royals, Pistons, Blackhawks, Nationals e o Minneapolis Lakers.

Foi a partir do final dos anos 60 que a NBA começou a buscar sua expansão e a consolidação da sua marca. Isso se deu devido ao surgimento da ABA, a American Basketball Association, uma grande rival na época. Entretanto, após quase uma década de disputas, a NBA e a ABA se fundem parcialmente, e os times se tornam 22.

Ao longo dos anos, alguns times foram mudando de nomes e outros foram adicionados, chegando até o formato atual, com 30 equipes. Destas, temos 15 na “Conferência Leste”, divididas em três grupos de cinco. Da mesma maneira, temos as divisões na “Conferência Oeste” da liga.

Como se dividem as temporadas da NBA?

A temporada atual da NBA está dividida em quatro etapas, como você pode ver abaixo:

  • Temporada Regular: 82 jogos que envolvem toda a liga. É por meio do sistema de pontos que temos, então. as dez equipes mais bem colocadas de cada conferência.
  • Play-In: O polêmico sistema de “repescagem” foi criado durante a temporada de 2019/20. Nele, as equipes que fecharam a temporada regular entre o 7º e o 10º lugar, têm a chance de garantir uma vaga para a próxima fase. Ou seja, oito times, quatro em cada conferência, disputam as últimas colocações antes dos Playoffs.
  • Playoffs: Em seguida, temos os Playoffs. Neles, cada conferência tem seus próprios confrontos, onde os oito times classificados disputam pelo título de vencedor da conferência e pela oportunidade de chegar às finais. Cada duelo pode se estender até sete confrontos, já que a vantagem necessária para ser considerada a vitória são quatro jogos vencidos.
  • Finais: Por fim, assim como nos Playoffs, as finais são disputadas em formato de “mata-mata melhor de 7”. Nelas, os dois campeões da conferência se enfrentam, para decidir qual equipe será a campeã do ano.

As equipes da Conferência Leste em 2022

Já está acompanhando os Playoffs e torcendo para sua franquia favorita? Neste ano, temos fortes representantes do leste para o título. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre a história dessas equipes?

Miami Heat

O atual dominante da Conferência Leste é o tricampeão de Miami, o Miami Heat. O time, que estreou na NBA na temporada de 1988-1989, começou sua trajetória timidamente, mas foi durante os anos 90 que teve sua expansão.

Entre seus grandes jogadores, o Miami não deixa a desejar! Nomes como LeBron, Dwyane Wade, Chris Bosh e Shaquille O’Neal, já passaram pelo time da FTX Arena.

Atualmente, a equipe tem mostrado um bom rendimento e muita garra, parte da Heat Culture, a cultura de disciplina do time. Jimmy Butler, Tyler Herro, Bam Adebayo, Kyle Lowry e Victor Oladipo lideram a franquia, que está sedenta pelo tetracampeonato.

Boston Celtics

Em seguida, temos o Celtics, franquia criada em 1946 e os maiores campeões da conferência leste com 17 títulos. Além disso, a equipe é não só uma das mais antigas da NBA, mas também, uma das poucas que não alterou seu nome.

O Boston Celtics dividiu com o seu rival Los Angeles Lakers, da Conferência Oeste, o domínio sobre grande parte da história da NBA. O time já contou com grandes nomes do basquete mundial, como Larry Bird, Bill Russell, Paul Pierce, John Havlicek e Kevin McHale.

Neste ano, a equipe do TD Garden traz Jayson Tatum, Jaylen Brown, Robert Williams e Marcus Smart para a busca do 18º título.

Milwaukee Bucks

O atual campeão da liga está empenhado para conquistar o terceiro título. O Bucks foi fundado em 1968 e, assim como todas as equipes de expansão, teve um início difícil. Entretanto, essa situação não durou muito tempo, já que em 1969, Kareem Abdul-Jabbar passou a fazer parte do time, campeão pela primeira vez em 1971.

Atualmente, o time de Giannis Antetokounmpo, Khris Middleton e Jrue Holiday é o grande favorito, e não dá indícios de cansaço na busca pelo título consecutivo.

Philadelphia 76ers

Tricampeã da liga, a franquia, anteriormente conhecida como Syracuse Nationals, é uma das equipes mais antigas da NBA, tendo sido criada em 1946. Os Sixers, como também são conhecidos, tiveram grandes lendas do esporte entre seus jogadores. Entre eles: Wilt Chamberlain, Julius Erving, Charles Barkley e Allen Iverson, por exemplo.

Na temporada de 2022, o time vem mostrando todo o resultado do fortalecimento feito nos últimos anos. Joel Embiid, James Harden (“O Barba”) e Danny Green, integram o time, que busca o quarto título.

Toronto Raptors

A equipe de Toronto, criada a partir de 1993, é, atualmente, o único time canadense na NBA. Ainda que seja um time novo, os Raptors já são campeões da liga: seu primeiro título foi em 2019, quando superou o Golden State Warriors.

Em 2022, a franquia de Pascal Siakam, OG Anunoby e Fred VanVleet busca, não só o bicampeonato, mas também, a consolidação do Raptors na NBA.

Chicago Bulls

Com seis títulos em sua história, o Bulls empata em conquistas com o Golden State Warriors, ficando atrás apenas do Celtics e do Lakers. O time, fundado em 1966, é uma das equipes mais populares da NBA. Isso se deve à sua ascensão meteórica durante os anos 90, na chamada dinastia da “Era Jordan”, quando ganharam seis títulos entre 1991 e 1998.

História é o que não falta para a equipe do United Center, já que por ela já passaram grandes nomes do basquete. Entre eles podemos citar Scottie Pippen, Dennis Rodman, Jerry Sloan, Toni Kukoc e Derrick Rose, por exemplo. Além disso, é impossível não citar a relação da franquia com Michael Jordan, considerado o maior jogador de todos os tempos e o grande rosto das vitórias do Bulls.

Após a saída de Jordan, o Bulls passou um tempo sem grandes resultados, em um grande hiato de mais de 20 anos sem títulos. Porém, com Zach LaVine, DeMar DeRozan, Nikola Vučević e Lonzo Ball, o time conseguiu se destacar, surpreendendo a todos com uma equipe coesa e dedicada. Será que este ano o Bulls volta a dominar o mundo do basquete?

Brooklyn Nets

Criado em 1967, o time já teve muitos nomes. Entre eles: New Jersey Americans, New York Nets, New Jersey Nets e, finalmente em 2012, adotou o nome de Brooklyn Nets.

O time mandante do Barclays Center ainda não conquistou nenhum título da liga, mas foi duas vezes vice-campeão, contra o Lakers e Spurs.

Entre os grandes jogadores que já passaram por seu elenco, se destacam: Kevin Durant, Kyrie Irving, James Harden, Jason Kidd e Buck Williams.

Nessa temporada, Durant, Irving, Bruce Brown Jr. e Goran Dragić se juntam para buscar o primeiro título para o Nets.

Atlanta Hawks

Fundado em 1946, Atlanta Hawks não é o primeiro nome desta franquia. Anteriormente conhecida como Blackhawks, a equipe teve seu período de ouro entre 1956 e 1970. Inclusive, foi durante essas décadas, em 1958, que o Hawks conquistou seu único título.

Entre seus grandes jogadores podemos citar nomes como Dominique Wilkins, Bob Pettit, Lou Hudson e Dikembe Mutombo.

O time de Trae Young, Kevin Huerter e Danilo Gallinari busca quebrar o hiato de mais de 60 anos, trazendo alegria para sua fiel torcida.

Os outros oito times da Conferência Leste

Além destes oito citados, que estão participando da temporada 2022, a Conferência Leste ainda é formada por mais oito equipes. Mesmo que, infelizmente, não tenham conseguido a classificação para este ano, esses times não perdem no quesito de história, vitórias e conquistas. Confira quais são essas equipes, e não deixe de torcer para vê-las nos playoffs dos próximos anos:

  • Cleveland Cavaliers;
  • Charlotte Hornets;
  • New York Knicks;
  • Washington Wizards;
  • Indiana Pacers;
  • Detroit Pistons;
  • Orlando Magic.

E aí, para quem vai sua torcida este ano? Conte para a gente nos comentários! E, caso você seja um fã de basquete, não saia daqui! O Tudo Esportes está sempre trazendo as melhores informações sobre o mundo da bola laranja!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos