A história das equipes da conferência Oeste de NBA
Assim como falamos sobre os times da conferência leste, hoje falaremos sobre as equipes da conferência oeste da NBA, a liga de basquete mais popular de mundo. Contando com franquias clássicas como o Lakers, ou mais jovens, como o Pelicans, os times do Oeste vieram fortes nos playoffs desse ano representados pelos finalistas Golden State Warriors.
Independentemente se você já ama o basquete ou está começando agora a entender melhor o mundo da bola laranja, o texto abaixo vai te ajudar a conhecer um pouco mais da história do esporte. Venha com o Tudo Esporte conhecer quais são as 15 equipes do oeste da liga!
Se você já é um amante do basquete, vá direto ao ponto:
O que é a NBA
A NBA nada mais é do que a principal liga profissional de basquete do mundo. Disputada por 30 franquias, sendo 29 sediadas nos Estados Unidos e 1 no Canadá, é o torneio de basquete mais assistido mundialmente.
Fundada em junho do ano de 1946 como BAA (Basketball Association of America), só passou a ter o nome NBA, significado de National Basketball Associacion, no ano de 1949. Isto é, após a fusão com uma outra liga, a NBL (National Basketball League).
Como funciona a NBA
Por se tratar de uma liga independente, a NBA dita as próprias regras através de votações realizadas com as 30 franquias participantes. Ou seja, a liga não segue obrigatoriamente às regras impostas pela Federação Internacional de Basquete.
As 30 equipes são divididas em duas conferências: a Leste e a Oeste. Cada uma com 15 times, que se enfrentam com o objetivo de definir as 16, oito de cada lado, que avançarão para os playoffs.
Além disso, cada conferência é dividida em outras 3 divisões, cada uma com 5 equipes. Ficou confuso? Calma, a gente vai explicar melhor!
Como funciona a temporada regular da NBA?
A temporada regular da NBA funciona através do sistema de pontos corridos. Ou seja, a equipe que obtiver mais vitórias, conquista a melhor campanha e a vantagem de mando de quadra para os playoffs. Vale lembrar que cada franquia disputa 82 partidas.
Por que 82 partidas? Isso porque cada equipe enfrenta 4 vezes os outros times da mesma divisão. Além disso, encara 3 ou 4 vezes as equipes da mesma conferência, mas das outras duas divisões, e disputa 2 vezes com rivais de outra conferência.
Os playoffs
Como dissemos anteriormente, a NBA é dividida em duas conferências, a Leste e a Oeste. As 15 franquias de cada conferência disputam 8 vagas para os playoffs. Sendo assim, 16 equipes, sendo metade de cada conferência, avançam para os playoffs da liga.
É importante destacar ainda que a NBA vem estudando diminuir os números das partidas regulares, bem como mudar o formato dos playoffs. Assim como ocorreu na temporada de 2020/2021. Independentemente do número de partidas, garantimos que acompanhar a liga é muito mais fácil do que parece!
Conheça a história das equipes da conferência Oeste
Agora que você já sabe melhor como funciona a NBA, nós separamos um pouco da história de cada equipe da conferência Oeste. Afinal, se você ainda não sabe para quem torcer, quem sabe seu coração não bata mais forte por uma dessas equipes?
Utah Jazz
Começaremos pela equipe Utah Jazz, que iniciou sua trajetória na NBA em 1974, na cidade de New Orleans. Anos mais tarde, mais especificamente em 1979, se mudaram para Utah e as coisas também passaram a melhorar nas quadras. A franquia conseguiu 20 idas aos playoffs seguidas, contando com a dupla John Stockton e Karl Malone, considerados os protagonistas do período.
Eles disputaram duas finais, mas perderam ambas para o Bulls de Jordan. Atualmente, a equipe tem conseguido sucesso na temporada regular, entretanto, não estão podendo contar com a sorte nos playoffs. Donovan Mitchell é o principal jogador da equipe e a grande esperança da torcida.
Dallas Mavericks
Fundado em 1980, o Dallas Mavericks é uma das equipes que fazem parte Conferência Oeste desde sua criação. A franquia já chegou aos playoffs 23 vezes, disputando as finais em duas delas. Na temporada 2010-11, conseguiram ser campeões pela primeira e única vez.
Apelidado de “Mavs”, a equipe já foi a casa de grandes jogadores. O principal deles sendo Dirk Nowitzki, ala-pivô de origem alemã que passou 21 temporadas na franquia. Nowitzki é um dos maiores pontuadores de todos os tempos, e foi um revolucionário do basquete, ajudando a mudar os rumos do Mavs.
San Antonio Spurs
O San Antonio Spurs, é uma das poucas equipes da Conferência Oeste que desenvolveram uma cultura. A franquia iniciou sua trajetória na ABA, sob o nome de Dallas Chaparrals. No ano de 1973 se transformaram no Spurs, como conhecemos hoje e, só mais tarde, em 1976, foram para a NBA.
O primeiro título da equipe foi conquistado em 1999, um ano após Tim Duncan ser draftado. Ele, junto com o técnico Gregg Popovich, mudaram os rumos da franquia, que conquistou até agora cinco títulos e chegou 22 vezes seguidas aos playoffs.
Denver Nuggets
Para os amantes de NBA, é fato de que o Denver Nuggets é uma das principais equipes da Conferência Oeste atualmente. No entanto, a história não foi sempre assim: a franquia iniciou sua trajetória na ABA e, no ano de 1976, foi para a NBA. Nela, o Nuggets nunca conseguiu chegar às finais.
A equipe costuma ter pouco sucesso na pós-temporada e disputou as finais do Oeste apenas três vezes. Contando Nikola Jokic como principal jogador, a franquia tem esperança de que ainda possa fazer história. Jokic é um pivô com características únicas e que já tem um forte vínculo com Denver, o que enche a equipe e os torcedores de esperança.
Sacramento Kings
A equipe Sacramento Kings é de longe a franquia da conferência Oeste que mais passou por mudanças ao longo de sua história. Afinal, eles já jogaram em Kansas City, Cincinnati e Rochester. Nesse último, conquistaram o único título da história da franquia em 1951.
A mudança definitiva para Sacramento aconteceu em 1985. No entanto, isso não significa que o sucesso também foi para a cidade. A equipe teve um período bom no início dos anos 2000, porém, não se classifica para os playoffs desde 2006. Com quase 16 anos de seca, o futuro do Kings não é dos mais animadores. Mas como dizem, “a esperança é a última que morre”, não é mesmo?
Golden State Warriors
Com certeza, mesmo não sendo fã de NBA, você já deve ter ouvido falar dos Warriors. Isso porque é uma das equipes de maior sucesso na conferência Oeste. Eles já chegaram à 11 finais, conquistando o anel de campeões em cinco delas.
Mas como nem tudo é feito de vitórias, o Golden State passou por períodos bem difíceis. Sobretudo entre os anos 80 e o início dos anos 2000. Nesse período, a franquia foi apenas seis vezes para a pós-temporada. Isso logo mudou com a chegada de Stephen Curry: o maior jogador da história do Warriors. Curry participou da sequência de cinco finais seguidas da equipe, que conquistou três títulos nesse período.
Portland Trail Blazers
Fundado no ano de 1970, o Portland Trail Blazers é uma das equipes da conferência Oeste que teve sucesso quase imediato. Ainda assim, em seus seis primeiros anos de formação, a franquia não foi aos playoffs. Entretanto, em sua primeira ida até a pós-temporada em 1977, já conseguiram se sagrar campeões.
Por outro lado, esse é o único título da história da franquia. Desde então, eles já chegaram duas vezes às Finais, mas perderam ambas. Os jogadores Clyde Drexler e Damian Lillard são os maiores ídolos do Trail Blazers.
Houston Rockets
O Houston Rockets é mais uma das equipes da conferência Oeste que já teve outra casa. A franquia começou sua história na liga em San Diego, porém, depois de quatro temporadas, se mudou para o Texas. Foi nesse momento que as coisas despontaram para a equipe.
O Rockets chegou em duas finais na década de 80 mas perdeu ambas. Depois, na década seguinte, chegou novamente para duas decisões, dessa vez ganhando os dois confrontos. Hakeem Olajuwon foi o grande protagonista das conquistas e é, até hoje, o maior ídolo da equipe e dos torcedores da franquia.
Phoenix Suns
Como já dissemos, nem toda história é feita apenas de vitórias. E isso o Phoenix Suns entende muito bem. Para você ter uma ideia, a franquia ficou dez anos de jejum, entre 2010 até 2020, sem ir aos playoffs. Voltaram na temporada 2020-21 e logo chegaram às finais da NBA pela terceira vez em sua história.
Para a tristeza dos torcedores do Suns, o fim do jejum pode até ter chegado, mas mesmo assim, a equipe acabou perdendo todas as decisões. Porém, o peso do Suns na história da liga é inegável. Isso porque Steve Nash, Chris Paul e Jason Kidd, três dos maiores armadores da história, já vestiram com orgulho a camisa do Suns.
Los Angeles Clippers
Talvez você tenha ouvido falar pouco do Clippers. Isso porque é uma das equipes da conferência Oeste com menos sucesso na competição. A história da equipe começou em Buffalo e, posteriormente, em San Diego. Foi só no ano de 1984, que os Clippers se estabeleceram em Los Angeles, dividindo a casa com o Lakers. Desde sua criação em 1970 até 2005, a franquia foi aos playoffs em apenas sete ocasiões.
No entanto, foi apenas em 2021 que o Clippers disputou sua primeira final de conferência, perdendo para o Phoenix Suns. Atualmente, os torcedores da equipe têm dado suspiros mais esperançosos focando no futuro, principalmente graças à dupla Kawhi Leonard e Paul George.
Oklahoma City Thunder
O Oklahoma City Thunder é mais uma das equipes da conferência Oeste que já sentiu o gosto de ser campeã. No entanto, eles ganharam esse título quando ainda se chamavam Seattle Supersonics.
Entretanto, a mudança de nome pareceu não interferir tanto na sorte da equipe. Isso porque, em Seattle, além de ganharem um título, chegaram outras duas vezes nas Finais. Já em Oklahoma, durante 13 anos de história, só não foram aos playoffs em três temporadas. Atualmente, a equipe se encontra em reconstrução, mas todos nós estamos esperançosos e acreditamos em um futuro muito promissor para o time.
Los Angeles Lakers
Talvez a gente nem precisasse falar sobre os Lakers, tamanho sucesso da equipe. E essa popularidade não é por acaso, afinal, eles já foram campeões 17 vezes da NBA. Além disso, foram relevantes em praticamente todas as eras da liga.
A franquia, que começou em Minneapolis, foi para Los Angeles ainda em 1960. Além do grande número de vitórias, o Lakers contou com alguns dos maiores nomes da história do basquete vestindo sua camisa. Entre eles, podemos citar Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar, Kobe Bryant e LeBron James, por exemplo.
New Orleans Pelicans
O Pelicans é a equipe mais nova da NBA. Isso porque ela foi criada em 2002 e passou por dificuldades logo em seus primeiros anos de vida. Como consequência do Furacão Katrina que atingiu New Orleans, os Pelicans tiveram que mandar jogos em Oklahoma por duas temporadas.
É considerado que o time teve duas eras até o momento atual: a Chris Paul e Anthony Davis. Em ambas, não obtiveram sucesso. A principal esperança da equipe e dos torcedores é que Zion Williamson inicie uma nova fase, trazendo vitórias para o time.
Memphis Grizzlies
Mais velha do que o Pelicans mas ainda uma das equipes mais novas da conferência Oeste, a equipe Memphis Grizzlies foi fundada em 1995. Inicialmente tinha como localização Vancouver, no Canadá. Devido ao pouco sucesso, foi movida para Memphis em 2001. Ainda assim, os primeiros anos não foram bons para a equipe, que só veriam a mudança do cenário a partir de 2010.
A franquia foi sete vezes seguidas aos playoffs, indo uma vez para a final de conferência. O “grit-and-grind”, jeito brigador de se jogar do Grizzlies, foi uma das características que marcaram o time. Nomes como Mike Conley, Marc Gasol e Tony Allen protagonizaram esse período especial de Memphis que agora tem um futuro brilhante com Ja Morant, seu principal jogador.
Minnesota Timberwolves
Por último, e com menos vitórias, temos o Minnesota Timberwolves. A franquia já teve grandes nomes, como Kevin Garnett e Kevin Love. No entanto, não obtiveram o desempenho necessário para a equipe ser realmente competitiva e ganhar um título.
O Wolves foi criado em 1989 e foi para os playoffs apenas nove vezes em toda sua história. Em oito delas, a franquia não passou sequer do primeiro round. O elenco atual conta com Karl-Anthony Towns e Anthony Edwards, duas grandes apostas para um futuro mais promissor.
Esse é o fim do nosso artigo, esperamos que você tenha gostado! Nós do Tudo Esportes continuaremos aqui para acompanhar de perto não só o mundo do basquete, mas dos esportes em geral.
E aí, já escolheu para quem vai torcer? O Tudo Esportes tem o seu favorito, mas isso nós contaremos apenas em uma outra oportunidade. Até a próxima!