Afinal, o que define um esporte olímpico?
Todos nós que gostamos de esportes ficamos imediatamente interessados quando os assuntos são as olimpíadas, não é? Afinal, é a chance de acompanhar todos nossos esportes e esportistas favoritos em ação, e o melhor, competindo juntos. É comum que, durante as edições, novas práticas entrem, ao mesmo tempo em que outras deixam de fazer parte das modalidades integrantes. Mas, você já parou para pensar como isso acontece?
Pensando em responder essa dúvida, o TudoEsporte preparou esse texto contando um pouco mais sobre os critérios de definição e sobre o que podemos esperar para os próximos anos.
Vem com a gente!
- Quem decide o que se tornará um esporte olímpico?
- Quais esportes não são mais reconhecidamente olímpicos?
- Novos esportes: Olimpíadas de Tóquio 2021 e a melhor campanha brasileira
- Olimpíadas de Paris, 2024: O que já sabemos?
Quem decide o que se tornará um esporte olímpico?
O responsável por definir se um esporte se tornará parte das Olimpíadas ou não é o COI – o Comitê Olímpico Internacional. A presença de praticantes é um ponto importante para o reconhecimento. As modalidades voltadas para homens devem ser praticadas em ao menos 75 países e quatro continentes. Em contrapartida, os esportes voltados para a prática feminina, devem estar presentes em 40 países e três continentes.
Em primeiro lugar é importante ressaltar que, para a entrada de um novo esporte, outro precisa ter sua saída do rol olímpico. Revisões são feitas frequentemente para decidir quais serão mantidos e quais serão os adicionados da vez. O COI vem tentando se flexibilizar quanto aos esportes aceitos, buscando incluir e engajar mais jovens para o mundo das práticas esportivas.
Fatores como: o interesse da imprensa, a popularidade no país sede do evento e o seguimento da Carta Olímpica também são importantes para o reconhecimento do COI.
Quais esportes não são mais reconhecidamente olímpicos?
Muitos esportes acabaram deixando de fazer parte da listagem de modalidades olímpicas. Atualmente, entre essas atividades constam: futebol americano, boliche, futsal, MMA e boliche.
Anteriormente, houveram outros esportes descontinuados; por exemplo: o Lacrosse, o Croquet, o Hóquei no gelo, o Cabo de Guerra e o Rugby de Quinze.
Novos esportes: Olimpíadas de Tóquio 2021 e a melhor campanha brasileira
Os jogos olímpicos de 2021, sediados em Tóquio, apresentaram cinco novas modalidades entre as categorias disputadas. Beisebol/softbol, karatê, surfe, skate e escalada, são os mais novos integrantes da lista, atraindo muita atenção da imprensa e do público, principalmente dos mais jovens.
A edição das Olimpíadas de Tóquio bateu recordes de exibição no Brasil. Afinal, está foi nossa melhor participação de todos os tempos nos jogos olímpicos; trouxemos para casa 7 medalhas de ouro, 6 medalhas de prata e 8 bronzes. Dois dos esportes estreantes: surfe e skate, nos garantiram quatro medalhas das 21, assim como recordes de audiência foram registrados nas transmissões.
A edição Tóquio contou com 46 modalidades.
Olímpiadas de Paris, 2024: O que já sabemos?
Entre as novidades esperadas para as olimpíadas de Paris, que ocorrerão em 2024, teremos o breakdance (dança de rua). A criação da dança data dos anos 70, no bairro novaiorquino Bronx, e é um dos elementos que compõe a cultura do Hip-Hop.
A novidade é uma boa notícia para os brasileiros. A cultura Hip-Hop é muito forte por aqui e, sem dúvidas, teremos praticantes ansiosos para nos representar e trazer mais uma medalha de ouro para nós. Se quiser saber um pouco mais sobre as olimpíadas, dê uma olhadinha nesse texto sobre os melhores momentos das aberturas do evento!