Quais são os esportes paralímpicos? 

Quais são os esportes paralímpicos? 

Kezia Kezia 03 mar 2022

Você sabe o que são os esportes paralímpicos? Quais são eles? Não? Não tem problema! Hoje, nós, do Tudo Esportes, estamos aqui para te apresentar um pouco desse mundo incrível!  

Assim como os esportes Olímpicos, as Paralímpiadas acontecem há cada 4 anos, e nós podemos garantir que é tão emocionante quanto! Ficou curioso para saber ainda mais? Vem com a gente e confira a nossa lista! 

Vá direto ao ponto:

Bola na rede
Paraolimpíada

O que é a paralimpíadas?  

Paralimpíadas é uma versão das Olimpíadas adaptada para pessoas que possuem algum tipo de deficiência física ou sensorial. Os jogos paralímpicos surgiram em 1960, como uma forma de reabilitação para pessoas com deficiência. A primeira participação do Brasil aconteceu no ano de 1972, e a nossa primeira medalha veio no ano de 1976.  

O surgimento das paralimpíadas 

A prática de esportes entre pessoas com deficiência aconteceu na virada do século XIX para o século XX. A prática se tornou algo comum, quando a medicina passou a buscar formas de dar às pessoas com deficiência, uma melhor qualidade de vida.  

O pontapé inicial começou na Inglaterra, no ano de 1940, ao estabelecer um hospital que tinha como objetivo tratar soldados feridos e com lesões medulares, durante a Segunda Guerra Mundial. O médico alemão, Ludwing Guttmann, foi quem introduziu a prática de esportes como ferramenta de reabilitação dos pacientes. A partir de 1948, o médico estabeleceu competições entre os pacientes, que recebeu o nome de “Stoke Mandeville Games”.  

Com a competição acontecendo todos os anos, atletas estrangeiros também começaram a fazer parte. E, mais tarde, no ano de 1960, optou-se por levar os jogos de Stoke Mandeville para Roma, sede dos jogos Olímpicos. A considerada primeira Paralimpíadas da história, contou com a participação de 400 atletas de 24 países diferentes.  

O Brasil nas paralimpíadas 

Desde a década de 1950, o Brasil já contava com esportes voltados para pessoas com deficiência. Mas, foi somente no ano de 1972 que o país participou, pela primeira vez, dos jogos paralímpicos. A primeira medalha brasileira veio quatro anos mais tarde, em 1976, com Robson Sampaio Almeida e Luís Carlos Coutinho, na bocha.  

A partir desse momento, diversas mudanças aconteceram, como, por exemplo, a Criação do Comitê Paralímpico Brasileiro, em 1995. Com um grande número de medalhas nos jogos, obtendo 47 medalhas em Pequim, 43 em Londres (2012) e 72 no Rio de Janeiro (2016), o Brasil vem se tornando uma grande potência na famosa competição.  

Quais são os esportes paralímpicos? 

Agora que você conhece um pouco da história dos jogos paralímpicos, chegou o momento de você conhecer as modalidades que compõem a competição.  

As modalidades dos esportes paralímpicos são divididas para atletas individuais, competições em grupos ou esportes radicais. Veja abaixo: 

Modalidades Individuais: 

1. Bocha 

Considerado um esporte de estratégia, a bocha consiste em jogar bolas coloridas o mais próximo possível da bola branca. O esporte pode ser jogado individualmente ou em dupla. 

2. Judô 

Esse esporte é voltado para pessoas com deficiências visuais. Eles são divididos por categorias, que levam em conta grau da deficiência visual e peso muscular.  

3. Atletismo 

As provas de arremesso, saltos e lançamentos, são voltadas para pessoas com deficiências físicas, visuais ou intelectuais.  

4. Natação  

Essa modalidade pode ser praticada por pessoas com deficiências físicas, visuais ou intelectuais.  

5. Tênis de Mesa 

O esporte é praticado por atletas com amputação, portadores de deficiência intelectual e paralisia cerebral. É o jogo que está desde a primeira Paralimpíada.  

6. Ciclismo 

Nessa modalidade, são permitidos quatro tipos de bicicletas, cada uma de acordo com o grau de deficiência do atleta. Elas podem ser de modelos convencionais, triciclos, hanbikes e tandem.  

7. Tênis de cadeira de rodas 

Essa modalidade é voltada para atletas cadeirantes. O objetivo é mandar a bola para o campo do adversário, sem que ela toque uma terceira vez no chão.  

Modalidades em Grupos: 

1. Basquete em cadeiras de rodas 

Nesse jogo, a única diferença da regra principal é que o atleta pode dar dois movimentos na roda da cadeira, antes de arremessar ou quicar a bola.  

2. Vôlei sentado 

Os atletas portadores de paralisia cerebral ou com alguma deficiência física relacionada à locomoção, jogam essa modalidade com uma rede e quadra menores. 

3. Goalball 

É um esporte destinado, específicamente, para atletas com deficiência visual. É jogado com bolas com guizos internos, ou seja, é primordial que a platéia faça o máximo de silêncio durante toda a partida. 

4. Futebol de 5 

Também voltado para atletas com deficiência visual, o esporte é praticado em uma quadra muito parecida com a quadra de futsal.  

5. Futebol de 7 

Já o futebol de 7, é praticado por atletas com paralisia cerebral, decorrente a acidentes vasculares cerebrais ou traumatismo crânio-encefálico. Possui 6 jogadores na linha e um goleiro. 

Gostou de saber um pouco mais dessa competição histórica? Fique atento às datas dos jogos e não deixe de torcer por nossos atletas. O Brasil também é um país de inclusão! 

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos