Entenda tudo sobre a Fórmula 1

Entenda tudo sobre a Fórmula 1

Maria Julia Maria Julia 04 jan 2022

Assim como os esportes mais populares do mundo, a Fórmula 1 tem atraído milhares de pessoas para acompanhar o campeonato mundial. Mas, se você ainda não entende muito bem como funciona esse esporte e quer saber mais, entenda tudo sobre a Fórmula 1 com o Tudo Esportes. Mesmo que o Brasil não tenha atualmente representantes no campeonato mundial, existem figuras que fazem muito sucesso com suas conquistas nessa competição.

Por isso, confira como funciona esse campeonato e as principais regras da competição. Inclusive, qual foi o maior recorde do pit stop da história da Fórmula 1. Ficou curioso para saber mais? Acompanhe a leitura.

Quer ir direto ao ponto? Navegue por tópicos:

Vários carros de fórmula 1 na largada
Vários carros de fórmula 1 na largada

O que é a Fórmula 1?

A Fórmula 1 é uma modalidade de automobilismo criada em 1950, pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O campeonato tinha o objetivo de agrupar os Grandes Prêmios que eram disputados por países da Europa. Atualmente, a competição é a principal categoria de automobilismo do mundo e ocorre anualmente.

No início, a Fórmula 1 era disputada em 6 provas entre os países europeus, sendo Reino Unido, Mônaco, Bélgica, França, Itália e Suíça. Além disso, era incluído o resultado das 500 milhas de Indianópolis, corrida tradicional da Fórmula Indy.

Contudo, a competição foi instaurada em 13 de maio de 1950, com a primeira corrida no circuito de Silverstone, Reino Unido. Desde então, o campeonato tomou uma grande proporção mundial e vem evoluindo no decorrer das décadas, com mudanças nas regras, equipes extintas, etc.

Receba Novidades

Como funciona a Fórmula 1?

Antes, vamos entender como funcionou o campeonato que ocorreu em 2021. Ele contou com 10 equipes, com 2 pilotos de cada uma. Além disso, durante a competição, os pilotos disputaram individualmente para saber quem seria o campeão da Fórmula 1, isso porque, essa categoria individual é a de maior prestígio no campeonato do automobilismo mundial.

Pontuação Fórmula 1

Assim como outros esportes praticados mundialmente, a Fórmula 1 possui seu próprio método de pontuação. No decorrer dos anos da competição, o vencedor ganhava 10 pontos. No entanto, as regras foram modificadas e mais pilotos passaram a ganhar pontos conforme a posição no ranking. Na temporada de 2021, a competição atribuiu pontos para os 10 primeiros colocados, sendo 25 pontos para o primeiro e 1 ponto para o décimo colocado.

Na temporada de 2019 da Fórmula 1, o piloto que fizesse a volta mais rápida ganhava 1 ponto. Dessa forma, o piloto que obtiver mais pontos ao longo de toda a competição, se torna o campeão mundial do campeonato. Por exemplo, em 2018, Lewis Hamilton se consolidou o pentacampeão com 408 pontos, passando o vice Sebastian Vettel, por 88 pontos.

Contudo, com os pontos de Lewis Hamilton no campeonato com o seu companheiro Valtteri Bottas, a escuderia Mercedes se consagrou a campeã do mundial de construtores. Dessa forma, totalizou 655 pontos, enquanto a Ferrari obteve 571 pontos.

Principais regras da Fórmula 1

A Federação Internacional de Automobilismo anuncia a cada ano mudanças nas regras da competição. Desse modo, ela deixar o campeonato menos previsível, mais tecnológico e com maior número de ultrapassagens. Ou seja, a cada ano a instituição traz novas mudanças para a competição, como por exemplo, em 2019, ao fazer uso de um painel eletrônico para sinalizar o final da corrida.

Assim como, para a segurança dos pilotos, ocorreram mudanças nas regulagens das asas traseiras e dos espelhos. Houve a adoção de luzes traseiras, como também, modificações mínimas na carenagem do halo, uma proteção para a cabeça dos pilotos.

Como funciona o pit stop da Fórmula 1?

Em primeiro lugar, muitas corridas da Fórmula 1 são decididas no pit stop, que precisa ser muito rápido. O pit stop é o tempo em que o carro vai para manutenção com sua equipe. Mesmo com as constantes mudanças esse ainda é o momento decisivo da competição.

Em 2010, o tempo para reabastecimento de combustível foi extinto, mas a troca de pneus ainda está em vigor. Dessa forma, o pit stop precisa ser com a maior velocidade. Para que assim, em fração de segundos, a equipe realize a troca e o piloto retorne para a pista.

O momento do pit stop

Quando o piloto entra no boxe da Fórmula 1, deve diminuir a velocidade a fim de se aproximar da equipe. Existe a possibilidade de envolver mais de 20 pessoas nesse processo de troca de pneu, que precisa ser o mais rápido possível. Desse modo, três mecânicos são os responsáveis pela troca dos 4 pneus. Um fica com a pistola de ar comprimido para remover as porcas, outro retira o pneu, enquanto o último coloca o novo. Além disso, contam com a presença de dois mecânicos responsáveis por levantar o carro na parte dianteira e traseira com o uso de macacos.

Contudo, o veículo somente é liberado para a corrida quando todos os mecânicos que estão com as pistolas de ar comprimido levantam o braço. Dessa maneira, sinalizam que a troca de pneus foi realizada por completo e o veículo está liberado para retornar a pista. Com isso, o piloto arranca o carro e retorna para a corrida.

O pit stop que entrou para a história

Como falamos antes, o pit stop pode influenciar, e muito, na performance do piloto na corrida. Isso porque, quanto mais rápido a troca de pneus ocorrer, mais tempo o piloto tem de vantagem. O pit stop mais rápido que entrou para a história da Fórmula 1, foi em 2019. A equipe da Red Bull realizou a troca dos 4 pneus do piloto Max Verstappen em 1,82 segundos no GP do Brasil, ocorrido em Interlagos. Com isso, ganharam capas de revistas pelo trabalho ágil e deram vantagem ao seu piloto na competição.

Como acompanhar a formula 1

Quer acompanhar todas as corridas e não perder nenhuma? Então, você precisa ter uma internet de qualidade, mas não só isso, muitas corridas são transmitidas pela TV. Por isso, assine com uma operadora de confiança e qualidade. Saiba dos melhores pacote e promoções com o Melhores Ofertas.

Confira:

Você já sabia como funcionava as regras da Fórmula 1? Conta para a gente nos comentários!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos