Os Melhores Times da Champions League
Os melhores times da Champions League disputam aquele que é considerado, para muitos, o maior evento do planeta.
Todos os anos a competição reúne os 32 melhores times da Europa, que por sua vez abrigam os maiores jogadores de futebol do mundo, que combatem em busca do troféu mais cobiçado pelos clubes de futebol.
E mais: o torneio oferece, ao final da disputa, o equivalente a R$ 9 bilhões de reais, praticamente convoca jogadores para as suas seleções, produz estrelas e milionários de um dia para a noite; isso sem contar que boa parte tornam-se tão ou mais celebridades que os maiores astros e estrelas de Hollywood.
Disparam na frente Real Madrid e Milan como os que mais conquistaram o troféu na história (12 e 7 respectivamente). Mas eles, nem de longe, são as únicas lendas que foram erguidas pelo prestígio que a competição propicia.
Ela já revelou para o mundo até então “senhores desconhecidos”, como são os casos do Feyenoord da Holanda, ou do Crvena Zvezda da República Sérvia, entre vários outros.
Fique por dentro dos melhores times da Champions League:
A Champions League
A Champions League já consagrou estrelas como Fraz Beckenbauer, já confirmou a genialidade de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, foi palco para as exibições de gala de Ronaldinho Gaúcho, entre várias outras proezas desse evento considerado de 1ª grandeza no futebol.
Logo, o objetivo desse artigo é fazer uma lista com alguns dos melhores times que já participaram da Champions League em todos os tempos. Levando em consideração a beleza e graça com que apresentaram-se nos gramados, além, obviamente, do número de troféus que os tornaram imortais no universo do futebol.
Os 7 melhores times da Champions League
1. Real Madrid (1998-2002)
Eles eram os “galáticos”. Um grupo que tinha nada mais nada menos do que alguns dos maiores jogadores dos anos 90 e da virada para o ano 2000. Estavam lá Ronaldo, Zidane, David Beckham, Figo, Roberto Carlos, Raul, entre outras verdadeiras lendas do futebol de todos os tempos.
O clube conquistou 3 Champions nesse período. E mais que isso: marcou uma época; uma das páginas mais importantes da história do futebol; e sem dúvida, para muitos, a mais importante do Real Madrid, que ao final seria consagrado como o maior clube do séc. XX, e franco candidato a tornar-se tão ou mais no séc. XXI.
Receba Novidades
2. AC Milan (1987-1990)
Na temporada de 1987 o mundo seria apresentado àquele que seria considerado, na visão de muitos, um dos melhores times da história da Champions League – o poderoso Milan de Marco Van Basten, Ruud Gullit, Frank Rijkaard e companhia ilimitada.
Sob o comando do que também se tornaria um dos maiores treinadores da história, o italiano Arrigo Sacchi, os “Rossoneri” praticamente imortalizaram o esquema 4-4-2 para sempre na história do futebol.
Com uma defesa quase impenetrável, um meio campo organizado e um ataque composto pelo que havia de melhor na seleção holandesa, o time tornou-se bi campeão com aquele esquadrão.
3. Barcelona (2008-2012)
Se o Real Madrid, na opinião de muitos, foi o grande clube do séc. XX, o séc. XXI já começou apresentando ao mundo do futebol um rival a altura: O Barcelona de Ronaldinho, Messi, Rivaldo e companhia, que desfilaram nos gramados um esquema tático quase impossível de ser copiado.
Genialidade individual, alto padrão de jogo, jogadores habilidosos da defesa ao ataque, troca de passes alucinantes, Pep Guardiola no comando, entre outras qualidades, fizeram do clube catalão um dos maiores fenômenos do futebol de todos os tempos.
4. Liverpool (2018-2019)
Muitos não sabem, mas a equipe do Liverpool é o time mais vencedor da Inglaterra, com 6 títulos europeus nas temporadas 1976–77, 1977–78, 80–81, 83–84, 2004–05 e 2018-19.
Eles são os “Reds”! Um fenômeno que nos anos 70 e 80 reinou soberano no futebol inglês, mas que na temporada 2018/2019 foi quase perfeito, ganhando 8 das 13 partidas disputadas, e ainda com direito a uma virada espetacular em cima do Barcelona com Messi e tudo.
Apesar de já ter desfilado com equipes lendárias, o time que não notabilizou-se por abrigar tantas estrelas (com exceção dos craques Salah, Shaqíri, o goleiro Kelleher e Roberto Firmino), tornou-se praticamente imbatível na temporada.
5. Bayern de Munique (1973-1976) – Um dos melhores times da Champions League
O melhor clube alemão da atualidade, Bayer de Munique, é considerado um dos melhores da história. É um dos poucos times que conseguiram bater de frente com o já lendário Barcelona de Lionel Messi, para tornar-se um dos melhores times da histórias da Champions League.
Só que os mais novos não sabem que entre 1973 e 1976 o clube teve em seu elenco figuras como Franz Beckenbauer, Gerd Muller, Sepp Maier, entre outros que tornaram-se a base da seleção alemão campeão do mundo de 1974, além de tri campeões da Champions League – por isso mesmo uma espécie de mito do “Olimpo” onde moram os maiores esquadrões da história do futebol.
6. Inter de Milão (1997-98)
Pode parecer uma heresia querer escolher o melhor time da Inter de Milão na história da Champions League. Afinal foram tantos craques; estrelas que formaram a base da seleção italiana tantas vezes!
Porém esse time foi simplesmente aquele que deu o título de “Fenômeno” para o brasileiro Ronaldo, recém campeão do mundo dos EUA (mesmo na reserva).
Ter Ronaldo era um verdadeiro sonho do clube; um sonho que rendeu a Champions League daquele ano, além da honra de ter sido o clube que recebeu o “Fenômeno” em sua melhor fase.
7. Ajax (1971-1973)
Os anos entre 71 e 73 tornaram-se inesquecíveis para os amantes do futebol técnico, estratégico, habilidoso e veloz.
Era o “Futebol Total”! Um esquema adotado pelo já lendário técnico Rinus Michels que, entre outras coisas, envolvia uma marcação sob pressão, saídas rápidas para o ataque, trocas de passes alucinantes, incrível pressão na defesa (com direito à linha de impedimento tão copiada), entre outras estratégias que tinham no não menos lendário holandês Johan Cruyff o seu grande maestro.
Ele foi o símbolo do futebol mais belo que a Holanda já ofereceu ao mundo; e ainda ajudaria o time a conquistar 3 Champions nesse período, além de eternizar a fantástica “Laranja Mecânica” – a seleção holandesa que encantou o mundo nos anos 70, apesar de não conquistar nenhum mundial.