O que já sabemos da Copa 2022 no Catar?

Mariana 22 jul 2022

Se você gosta de futebol, é provável que esteja contando os minutos para o começo das partidas no Catar, certo? Afinal, esse ano teremos o evento mais importante do futebol mundial: a Copa do Mundo da FIFA. De quatro em quatro anos, todos nós paramos para observar os melhores jogadores do esporte disputando a tão sonhada taça Jules Rimet. E, é claro, neste ano não seria diferente!

Favoritos definidos, apostas feitas e muita torcida para a sua seleção favorita? Então podemos continuar! Venha com o Tudo Esportes descobrir o que já sabemos sobre o mundial do Catar!

Navegue pelos tópicos:

Conheça mais sobre o que já sabemos sobre o evento mais importante do futebol

Copa Catar 2022

O mundial da FIFA acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Essa será a primeira vez durante os 92 anos da competição que o torneio não ocorrerá no meio do ano. Essa mudança foi necessária, principalmente, em função das altas temperaturas que o Oriente Médio, onde fica localizado o país sede, costuma apresentar durante esses meses.

A tradicional abertura ocorrerá no dia 21 de novembro, no jogo entre Catar e Equador, previsto para 19h (13h de Brasília). O evento contará com show dos artistas Trinidad Cardona, Davido e Aisha, que cantam a música tema do mundial “Hayya Hayya”, lançada em abril deste ano.

Diferentemente do que a FIFA havia planejado, o mundial de 2022 ainda contará com 32 seleções participantes. Isto é, a proposta de ampliação para 48 grupos foi adiada para o Mundial de 2026, que será realizado no Estados Unidos, no Canadá e no México.

Confira as 29 seleções já classificadas para o torneio de acordo com o continente:

  • Continente Americano: Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Equador, México e Uruguai;
  • Continente Europeu: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Polônia, Portugal, Sérvia e Suíça;
  • Continente Africano: Camarões, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia;
  • Continente Asiático: Arábia Saudita, Catar, Coreia do Sul, Irã e Japão.

Além disso, ainda teremos três vagas finais, que serão disputadas entre Escócia, País de Gales, Ucrânia, Austrália, Emirados Árabes, Peru, Costa Rica e Nova Zelândia.

Os estádios da Copa do Mundo do Catar

Tido como o país mais rico do mundo, o Catar investiu a surpreendente quantia de 10 bilhões de dólares para a reforma e construção dos oito estádios que receberão os jogos. Como o país é pequeno, ainda menor que o menor estado brasileiro, Sergipe, a distância entre os campos também é reduzida. A organização vem defendendo este como um ponto positivo do evento, o primeiro realizado no Oriente Médio, já que será possível assistir a mais de uma partida por dia. Além disso, o deslocamento facilitado ainda influi no caráter ecológico do torneio.

É esperado que todas as arenas possuam tecnologia de ponta, com designs ultra inovadores e refrigeração interna. Confira quais são os estádios e sua capacidade aproximada:

  • Estádio Khalifa (Doha) – Capacidade aproximada: 50 mil torcedores;
  • Estádio Al Thumama (Doha) – Capacidade aproximada: 40 mil espectadores;
  • Estádio Ras Abu Aboud (Doha) – Capacidade aproximada: 45 mil torcedores.
  • Estádio Nacional de Lusail (Lusail) – Capacidade aproximada: 85 mil torcedores;
  • Estádio Ahmed Bin Ali (Al-Rayyan) – Capacidade aproximada: 20 mil torcedores;
  • Estádio da Cidade da Educação (Al-Rayyan) – Capacidade aproximada: 40 mil torcedores;
  • Estádio Al-Janoub (Al-Wakrah) – Capacidade aproximada: 45 mil torcedores;
  • Estádio Al-Bayt (Al-Khor) – Capacidade aproximada 45 mil torcedores;

O que esperamos da Copa do Catar

O Catar é um país localizado na península arábica da Ásia Continental. Com uma população que não chega a três milhões, o país de maioria islâmica fez sua fortuna devido à exportação e petróleo.

No dia 2 de dezembro de 2010, o Comitê Executivo da FIFA escolheu o Catar como sede da Copa de 2022.

Com a proximidade do mundial, muito tem se levantado sobre a recepção do país ao restante do mundo. Principalmente no que tange aspectos de gênero e orientação sexual, devido à visão mais ortodoxa do país no tocante a esses temas. Entretanto, o país garantiu estar aberto a receber todos os turistas, independentemente de seu gênero ou orientação sexual. Dessa maneira, é esperado no turista que haja também uma tentativa de adequação e respeito à cultura local, para que exista um consenso pacífico.

Além disso, é importante lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas é proibido dentro do islamismo. Entretanto, elas estarão disponíveis nos camarotes dos estádios para os torcedores que tenham ingressos “hospitalidade”.

Caso você esteja pensando em acompanhar a seleção canarinho no Catar, é importante ressaltar o valor dos ingressos. Para garantir um dos 2,8 milhões disponíveis você precisará desembolsar entre 300 e 1000 reais para os jogos da primeira fase. Já se você quiser conferir a final, marcada para o dia 18 de dezembro, os valores variam entre R$ 2.800 e 7.000 reais.

O Brasil no Catar

A seleção brasileira, por sua vez, integra o time das favoritas para levantar a taça Jules Rimet. Em busca do sonhado hexa, a equipe, liderada pelo técnico Tite, está na chave de grupo G, e enfrenta seu primeiro rival: a Sérvia. O confronto está marcado para o dia 24 de novembro, às 16 horas (horário de Brasília) no Lusail Stadium.

A convocação final dos jogadores que utilizarão a amarelinha ainda não foi divulgada. Porém, é possível entrever os escolhidos observando os nomes que são convocados para os amistosos.

A mais recente, para os amistosos contra a Coreia, o Japão e a Argentina, contava com os seguintes 27 nomes:

  • Goleiros: Alisson, Ederson e Weverton;
  • Laterais: Danilo (Juventus), Daniel Alves (Barcelona), Alex Telles (Manchester United), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Alex Sandro (juventus);
  • Zagueiros: Marquinhos, Thiago Silva, Éder Militão e Gabriel Magalhães;
  • Meio-campo: Casemiro, Danilo, Fabinho, Fred, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Philippe Coutinho;
  • Atacantes: Neymar, Raphinha, Gabriel Jesus, Vini Jr., Gabriel Martinelli, Richarlison, Rodrygo e Matheus Cunha.

Se você quiser saber mais sobre as esperanças do Brasil para a Copa do Mundo de 2022, não precisa sair daqui! O Tudo Esporte tem o artigo perfeito para você. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Onde poderemos assistir aos jogos da Copa do Catar?

Por fim, agora que você já conhece mais a fundo todos os detalhes sobre o mundial deste ano, a pergunta, muito provavelmente, é: como assisti-lo? Como tradicionalmente, a Globo ainda tem os direitos sobre a transmissão das partidas, que serão veiculadas na TV Globo, no Sportv, no Globoplay e no ge. Entretanto, é importante destacar que a exclusividade da transmissão não está garantida pela gigante da comunicação brasileira. Assim, é possível também que, no futuro, tenhamos notícias de novas parcerias entre a FIFA e canais de streaming, por exemplo.

Independentemente do veículo escolhido, uma coisa é certa! Nós do Tudo Esportes continuaremos oferecendo a melhor e mais completa cobertura do evento para você, apaixonado pelo mundo da bola. Fique por aqui e não perca nenhum dos nossos artigos!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile