Esporte e tecnologia: as inovações para 2022

Renan 24 maio 2022

A tecnologia evolui constantemente e está presente nos mais diversos setores da nossa sociedade. Seja para facilitar nossas vidas, com recursos fundamentais ou para proporcionar mais conforto e melhor entretenimento, sempre nos deparamos com avançadas inovações. Nos esportes, isso não é diferente.

Cada vez mais esporte e tecnologia andam lado a lado. Diversos recursos facilitam tanto as práticas esportivas, quanto a facilidade em acompanhar nossos eventos favoritos, por exemplo. Pensando nisso, o Tudo Esportes traz para você essa publicação, a fim de que você conheça as principais inovações previstas para 2022.

Sem mais delongas, navegue pelos tópicos:

O streaming nos eventos esportivos

As plataformas de streaming aumentam cada vez mais em popularidade, utilizadas para os mais diversos fins. Os esportes começam a crescer em diversas redes de transmissão ao vivo, com os direitos de transmissões de várias competições sendo disputados por grandes empresas. Há uma clara tendência dos esportes definirem parte do futuro dos streamings.

O contrário também se mostra verdadeiro, com os streamings transformando a indústria esportiva, sobretudo no que diz respeito ao fim do monopólio das transmissões por grandes empresas.

Dito isso, vemos os eventos esportivos se adaptando, para serem transmitidos em diferentes plataformas. Ao mesmo tempo, as principais plataformas de streaming tendem a se adaptar para transmitir as mais diversas competições esportivas.

Exemplos de competições esportivas nos streamings

Já temos diversos exemplos para citar, como a “Champions League”, que tem boa parte de seus jogos passando na “HBO Max”. A plataforma também esteve presente na transmissão de vários jogos do “Campeonato Paulista de Futebol 2022”. A “Amazon Prime Video”, outra gigante plataforma também entrou de cabeça no universo esportivo, através de parcerias com o canal “Premiere”, e vai transmitir diversos jogos da “Copa do Brasil 2021”. Já NBA, principal liga de basquete do mundo, também esteve presente nas plataformas de transmissão online, sendo a Star + a principal, com maior número de jogos. E esses são apenas alguns dos exemplos.

A inteligência artificial nos esportes

A inteligência artificial, também chamada IA ou AI, com certeza é uma das tecnologias que mais prevê mudanças no mundo. Em suma, trata-se de softwares que são capazes de aprender, entender e executar diversas ações em vários tipos de sistemas. O principal foco da IA é criar tecnologias que independem do homem para funcionar diariamente, executando tarefas automaticamente.

Os algoritmos de redes sociais são os principais exemplos de IA presentes na nossa rotina, programando e separando conteúdos que melhor se adaptam aos nossos padrões de uso. No esporte, começam a serem estudadas aplicações de inteligência artificial em ampla escala.

A IA nos esportes

O principal uso é em análises de dados. Câmeras e sensores, entre outros dispositivos, são utilizados para verificar o desempenho dos atletas durante as partidas e provas esportivas. A performance dos esportistas é analisada e armazenada em bancos de dados. Essas informações são muitas vezes disponibilizadas ao público, e utilizadas principalmente por clubes para avaliar o desempenho dos atletas.

Com as informações detalhadas fornecidas pela tecnologia, os esportistas podem saber, em detalhes, onde mais falham durante as competições, e aprimorar para diminuir os erros.

Ademais, também temos a esperança do uso da IA para aumentar a interação do público nas competições. A inteligência artificial pode promover interações através de sistemas, sobretudo online, que tornariam a experiência de acompanhar os esportes mais imersiva. Com certeza, os algoritmos de softwares inteligentes devem estar cada vez mais presentes nos esportes.

E-sports

Aqui, falamos de um tópico bastante amplo e específico: os esportes eletrônicos ou apenas e-sports. O universo das competições profissionais de jogos de videogame se expande cada vez mais, com grandes torneios sendo criados e patrocinados por empresas gigantes .

O e-sports é uma das principais formas de se ganhar dinheiro com games, sendo cada vez mais explorado, estudado e almejado por grandes jogadores. A verdade é que jogadores profissionais de videogame já podem ser considerados atletas, vivendo rotinas profissionais com muito treino e disciplina. A realidade dos jogadores também condiz com isso, uma vez que os principais torneios de esportes eletrônicos estão cada vez maiores, com mais público e vultosas premiações.

Obviamente, os e-sports não existiriam se não fossem os avanços da tecnologia. Os computadores, videogames e celulares, usados para criar e jogar os games, dependem diretamente de tecnologia avançada. As grandes competições também ocorrem apenas graças à tecnologia, desde as partidas online, até as transmissões de competições, que crescem cada vez mais.

Exemplos de clubes tradicionais no e-sports

O melhor exemplo, para solidificar a ideia de que os esportes eletrônicos estão cada vez mais próximos dos tradicionais, são grandes clubes ingressando nos e-sports. Podemos citar o Flamengo, uma das principais equipes de futebol do Brasil, que possui times em diversas modalidades eletrônicas, sendo a principal, a do jogo League of Legends. O Manchester City, famoso e grande clube inglês, também ingressou há pouco nos videogames, anunciando uma equipe para competir no jogo Fortnite.

Com certeza, o e-sports tende a movimentar cada vez mais a indústria esportiva de forma geral.

Marketing digital

Por fim, podemos citar o marketing digital como um dos fatores que mais tende a causar mudanças em diversos setores, incluindo os esportes. Não é segredo que o marketing é extremamente importante em diversos meios, logo, também no esporte. As tecnologias permitiram um crescimento colossal das redes sociais e, hoje, algumas das pessoas mais influentes do mundo são criadores de conteúdo nas redes.

Portanto, os chamados “influenciadores digitais”, possuem um grande poder de marketing. Dito isso, o esporte utiliza bastante desse poder, seja para divulgar competições, promoções, eventos esportivos e até mesmo modalidades pouco conhecidas. As empresas já perceberam há tempos como é importante ter um bom engajamento nas redes sociais.

Ademais, o marketing nas redes envolve uma interação direta com boa parte do público, tornando toda a experiência esportiva mais imersiva e interativa para os fãs. Esse tópico também está diretamente ligado com o anterior, afinal, o e-sports tem nas redes sociais uma de suas maiores forças.

Essas são algumas das principais tecnologias que tendem a influenciar e mudar as tendências nos esportes em breve. Logo, neste ano de 2022, há grandes chances de vermos os impactos causados por esses recursos no universo esportivo. Fique ligado na rede Tudo, tanto conosco do TudoEsportes, quanto com o TudoTecnologia, para saber as principais novidades nessas duas áreas.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile