10 grandes nomes do futebol brasileiro

Renan 07 jun 2022

Que o futebol é um dos maiores esportes do mundo, e uma paixão de muitos brasileiros você já sabe. O esporte faz parte da cultura do país, sendo difundido por muitos desde a infância. É difícil encontrar alguém que nunca acompanhou uma partida, teve um time e torceu, mesmo que apenas pela seleção brasileira em anos de Copa do Mundo.

Dito isso, é sonho de muitos se tornar um jogador profissional de futebol. Muitos jovens crescem se inspirando em seus ídolos e tentando construir uma carreira no futebol nacional e mundial. O TudoEsportes preparou então essa postagem com 10 grandes nomes do futebol brasileiro. Listaremos aqui alguns dos principais atletas, que marcaram seu nome no esporte e são ídolos de muitos torcedores.

Navegue pela lista, que não segue uma ordem de importância ou habilidade dos atletas:

Pelé e Garrincha

Pelé

Nossa lista se inicia com aquele que é considerado por muitos o maior de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, também conhecido como “Rei do futebol”. Pelé nasceu no dia 23 de outubro de 1940, em Três Corações, Minas Gerais.

Além de um dos maiores futebolistas de todos, muitos o consideram como um dos principais nomes do esporte de forma geral. Em 2000, foi eleito “Jogador do Século” pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Ademais, foi um dos atletas a receber o mesmo título da FIFA, a Federação Internacional de Futebol.

Pelé iniciou sua carreira como jogador pelo time do Santos, com apenas 15 anos de idade. Aos 16 anos, ele foi chamado para jogar na seleção brasileira. Na Copa do Mundo de 1958, Pelé tinha 17 anos e conquistou o primeiro título mundial da seleção brasileira. O feito fez o jogador se consagrar o mais jovem a ganhar uma Copa do Mundo.

O jogador possui 1282 gols em sua carreira, sendo 767 deles oficiais, considerados pela FIFA. Na seleção brasileira, é o maior artilheiro, com 77 gols oficiais em 92 partidas.

Principais títulos

Além de conquistar a primeira Copa do Mundo do Brasil, Pelé esteve presente no bi (1962) e no tricampeonato (1970). Com três Copas do Mundo, o jogador possuí mais títulos mundiais que muitas outras seleções. Por clubes, Pelé ganhou seus principais títulos como jogador do Santos, incluindo duas “Libertadores da América”.

Garrincha

Manoel Francisco dos Santos, nascido em 28 de outubro de 1933 em Magé, no Rio de Janeiro, ficou mais conhecido como Garrincha. O jogador ainda recebe os apelidos de “Mané” e “O Anjo das Pernas Tortas”. O jogador é considerado por muitos um dos maiores dribladores de todos os tempos. Em 1999, foi considerado o segundo maior jogador brasileiro do século XX, pela IFFHS.

Sua carreira teve início no Botafogo, mas os grandes destaques de sua carreira são na seleção brasileira. Ao todo, Mané disputou 50 partidas oficiais pelo Brasil, marcando 12 gols e realizando diversas assistências para os companheiros. Ainda lembramos que o “Estádio Mané Garrincha”, em Brasília, foi batizado em sua homenagem.

Principais títulos

Ao lado do anteriormente citado Pelé, Garrincha esteve presente na conquista das duas primeiras Copas do Mundo do Brasil, em 1958 e 1962. Além disso, ganhou diversos títulos com o Botafogo, clube que mais defendeu.

Neymar

Neymar da Silva Santos Júnior é o único jogador da nossa lista que segue ativo, atualmente jogando pelo Paris Saint-Germain, da França. Neymar nasceu no dia 5 de fevereiro de 1992, em Mogi das Cruzes, São Paulo.

O jogador, assim como Pelé, foi revelado pelo Santos e é um dos maiores ídolos do clube. Neymar é o segundo maior artilheiro da seleção brasileira de todos os tempos, ao todo são 71 gols oficiais. Há uma enorme expectativa de que ele supere Pelé que, como dito anteriormente, possui 77.

Principais títulos

A lista de títulos do jogador é extensa, já que ele conquistou algo em todos os clubes que passou. Dentre os principais, temos 1 Libertadores da América pelo Santos além de 1 Liga dos Campeões e 1 Mundial de Clubes pelo Barcelona.

Pela seleção brasileira, Neymar ainda sonha em conquistar uma Copa do Mundo, mas, marcou seu nome na história com a conquista da primeira medalha de ouro da seleção masculina em Jogos Olímpicos.

Ronaldo

Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo ou “Fenômeno” é considerado por muitos um dos maiores atacantes, e jogadores brasileiros de todos os tempos. Nascido em 18 de setembro de 1976, no Rio de Janeiro, iniciou sua carreira profissional no Cruzeiro, em Minas Gerais.

O jogador se destacou em todos os clubes que passou, fazendo vários gols e conquistando títulos importantes. Também foi um dos maiores atletas da seleção brasileira. Muitos defendem que se Ronaldo não tivesse se lesionado tanto na sua carreira, seus números e conquistas seriam ainda mais impressionantes.

Ronaldo foi considerado o melhor jogador de futebol do mundo pela FIFA 3 vezes, em 1996, 1997 e 2002. Além disso, coleciona inúmeros títulos individuais, cedidos por diversas organizações e é artilheiro de várias competições que disputou.

Principais títulos

A lista de conquistas do Fenômeno é extensa, afinal, também ganhou pelo menos 1 título em cada clube que passou. Dentre os mais importantes, podemos citar 1 Copa da UEFA pela Internazionale, 1 Copa do Rei e 1 Supercopa da Espanha pelo Barcelona além de 1 La Liga e 1 Supercopa da Espanha pelo Real Madrid.

Jogando em clubes brasileiros, Ronaldo ganhou 2 Copas do Brasil, 1 pelo Cruzeiro e 1 pelo Corinthians, além de 1 estadual com esses mesmos clubes.

E pela seleção Ronaldo esteve presente em 2 conquistas de Copas do Mundo, além de 1 Copa das Confederações e 2 Copas América.

Ronaldinho Gaúcho

Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho, nasceu no dia 21 de março de 1980 em Porto Alegre. Além de um dos jogadores mais habilidosos e vitoriosos de todos os tempos, é uma das figuras mais populares da cultura brasileira.

Foi vencedor do prêmio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA em 2004 e 2005, época de auge da sua carreira. Iniciou sua carreira no Grêmio, e passou por clubes gigantescos do futebol mundial. No Barcelona fez grande parte da sua história, sendo convidado a ser um dos embaixadores do clube.

Principais Títulos

Ronaldinho Gaúcho é um dos jogadores com a lista de títulos mais extensa de todos que serão apresentados. Para que você tenha ideia, ele é o único atleta a conquistar a Liga dos Campeões da UEFA, a Taça Libertadores, a Copa do Mundo e ter sido eleito o Melhor do Mundo.

Pela seleção brasileira, Ronaldinho conquistou a Copa de 2002, além de uma Copa das Confederações e 1 Copa América. Seus títulos individuais e artilharias também são inúmeros.

Kaká

Ricardo Izecson dos Santos Leite, mais conhecido como Kaká, nasceu no dia 22 de abril de 1982 em Gama, no Distrito Federal. Revelado pelo São Paulo Futebol Clube, fez sucesso em todos os clubes que passou.

Kaká foi o último brasileiro a ser eleito o melhor jogador do mundo, em 2007, venceu o prêmio da FIFA. Após isso, outros dois atletas revezaram o título, ano após ano até 2017, Cristiano Ronaldo e Messi. Portanto, Kaká foi um marco antecessor à era de hegemonia desses dois jogadores.

Principais títulos

O jogador foi vencedor em praticamente todos os clubes que jogou. Dentre seus títulos mais memoráveis, podemos citar 1 Liga dos Campeões e 1 Mundial de Clubes pelo Milan, além de 1 La Liga e 1 Copa do Rei pelo Real Madrid.

Com a seleção brasileira, Kaká venceu 2 Copas da Confederações e a Copa do Mundo de 2002.

Romário

Romário de Souza Faria, conhecido apenas como Romário, nasceu no dia 29 de janeiro de 1966 no Rio de Janeiro. É tido por muitos um dos melhores atacantes que o Brasil já teve. Atualmente, ele ocupa o cargo de Senador no estado do Rio de Janeiro.

No futebol, Romário foi lendário. É o quarto maior artilheiro da história da seleção brasileira, com 55 gols oficiais marcados. Pelos clubes que passou também ocupava as primeiras posições em artilharia, sendo sempre destaque. Romário é o segundo maior artilheiro por clubes da história, sendo ultrapassado por Cristiano Ronaldo no início de 2022. Ao todo, o brasileiro tem 772 gols oficiais.

Romário foi o segundo melhor jogador do mundo da FIFA em 1993, e conquistou o título individual em 1994.

Principais títulos

A lista de títulos do atleta é extensa, incluindo 1 Campeonato Brasileiro e 2 Campeonatos Cariocas pelo Vasco da Gama e outros 2 Campeonatos Cariocas pelo Flamengo.

Internacionalmente, ganhou títulos nacionais com o Barcelona, com o PSV, com o Valência e com o Al-Sadd. Pela seleção brasileira, Romário conquistou a Copa do Mundo de 1994, além de 1 Copa das Confederações e 2 Copas América.

Rivaldo

Rivaldo Vítor Borba Ferreira, nasceu no dia 19 de abril de 1972 em Recife. É um dos principais meio-campistas que o futebol brasileiro já teve, sendo importante em praticamente todos os clubes que passou. Rivaldo era habilidoso, versátil e inteligente, o que permitia ao atleta um excelente posicionamento dentro de campo e tomadas inteligentes de decisão.

No Barcelona o jogador viveu sua melhor fase, sendo eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 1999. Ademais, passou por diversos clubes como: Santa Cruz, Mogi Mirim, Corinthians, Palmeiras, Milan, Cruzeiro, Olympiacos, AEK Atenas, Bunyodkor, São Paulo, Kabuscorp e São Caetano.

Principais títulos

Rivaldo conquistou títulos em praticamente todas as equipes que passou. No Brasil, é lembrado pela torcida do Palmeiras, pela conquista do Campeonato Brasileiro de 1994. Além disso, conquistou títulos nacionais no Milan, Barcelona e Olympiacos. Mas as principais conquistas do jogador na Europa são: 1 Liga dos Campeões e 1 Supercopa da UEFA com o Milan e 1 Supercopa da UEFA com o Barcelona.

Leônidas da Silva

Leônidas da Silva nasceu no dia 6 de setembro de 1913 no Rio da Janeiro. Chamado também de “Diamante Negro”, é considerado um dos melhores atacantes que atuou no futebol brasileiro. Leônidas é tido como um dos responsáveis por popularizar o movimento conhecido como “bicicleta”, um chute aéreo que exige muita habilidade.

Atuou em diversos clubes, dentre eles: São Cristóvão, Bonsucesso, Peñarol, Vasco da Gama, Botafogo, Flamengo e São Paulo. Nos dois últimos teve os maiores destaques, marcando 142 gols pelo Flamengo e 144 pelo São Paulo. Era habilidoso, mas, sobretudo, artilheiro.

Pela Seleção Brasileira, jogou as Copas de 1934 e 1938, marcando 9 gols nas duas competições somadas. Ao todo pelo time do Brasil, tem 37 gols em 37 partidas disputadas.

Principais Títulos

Leônidas ganhou o Campeonato Carioca por 3 equipes do Rio de Janeiro, uma vez pelo Botafogo, uma pelo Vasco e uma pelo Flamengo. No São Paulo Futebol Clube, venceu 5 vezes o Campeonato Paulista.

Zico

Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, nasceu no dia 3 de março de 1953 no Rio de Janeiro. Atuando como meio-campista, configura em diversas listas como um dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos. Atualmente, ele é diretor técnico do Kashima Antlers, time do Japão.

Zico é um dos maiores ídolos da história do Flamengo, sendo amado por muitos torcedores. Além do Flamengo, só jogou na Udinese e no Kashima Antlers, dentre clubes. Ele é considerado um dos melhores cobradores de falta de todos os tempos.

Com a seleção brasileira, disputou as Copas do Mundo de 1978, 1962 e 1986, mas nunca se sagrou campeão.

Principais títulos

A maioria das conquistas do jogador é pelo clube que mais defendeu, o Flamengo. Os principais títulos que conquistou com a equipe carioca são: 3 Campeonatos Brasileiros, 1 Libertadores e 1 Mundial. Conquistou títulos de menor expressão quando jogava pelo Kashima Antlers do Japão. Com a seleção brasileira, conquistou apenas pequenos títulos, uma das maiores decepções do atleta.

Esses são 10 dos maiores jogadores brasileiros da história e seus principais títulos. Mantenha-se conectado como TudoEsportes para mais artigos sobre futebol, e muitas outras modalidades e competições.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos
Sair da versão mobile